A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538
Resumo: Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_488228350ab8de9b87fddc89d47181bb
oai_identifier_str oai::1080653
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processoThe organization of collective work in school : factors that facilitate or hinder the processTrabalho coletivoEducação - Escolas - Organização e administraçãoEscolas - Organização e administraçãoEducação e EstadoCollective workOrganization of school workSchool managementEducational policiesOrientador: Sérgio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa analisou o contexto da organização do trabalho escolar de uma instituição escolar pública, na rede estadual do município de Poços de Caldas, Minas Gerais, com o foco nas condições coletivas, nas políticas educacionais, no papel desempenhado pela gestão e supervisão. Teve por objetivo a identificação dos fatores que podem facilitar ou dificultar o trabalho coletivo desenvolvido pelos agentes educacionais. Utilizou a Pesquisa Qualitativa, especificamente a abordagem da Etnografia em educação. As professoras, a diretora, a vice-diretora e a supervisora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram os sujeitos selecionados. As bases teóricas utilizadas abrangem as ideias de autores como: Heloani (2003, 2018), Heloani e Piolli (2010, 2012, 2014) e Oliveira (2004, 2009, 2010,), que analisam a organização escolar no âmbito das políticas e da sociedade capitalista, desvendando as condições e consequências para trabalhador docente. O trabalho coletivo abrange as contribuições da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski (2008) e Clot (2006a, 2006b, 2006c, 2008), que contemplam a atividade laboral como fundamental para evolução humana, entendendo o homem como um ser essencialmente social. A análise e discussão de dados permitiu interpretar que muitos fatores do cotidiano podem ao mesmo tempo dificultar ou facilitar o trabalho coletivo. Os objetivos comuns, o projeto global da escola, as reuniões pedagógicas, características das professoras e os cursos de formação, são fortes indícios de que há um caminho coletivo se desenvolvendo. No entanto, algumas questões precisam ser superadas, como por exemplo, o quadro precário indicado pela rotatividade, pela sobrecarga, pelas condições inadequadas, pelo excessivo controle burocrático e também pelo trabalho fragilizado da diretora. Entende-se que há a necessidade de incentivar os pontos positivos que anunciam o trabalho coletivo, assim como proporcionar uma formação mais consciente na escola, ressaltando os condicionantes da organização do trabalho escolar na sociedade capitalista contemporânea para que os sujeitos possam buscar uma forma mais adequada de estruturar o trabalho coletivo e democrático. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a reflexão e problematização de questões sobre a organização do trabalho escolar, além de destacar as ações que facilitem o coletivo no interior das escolasAbstract: The present study analyzed the context of the school work organization of a public school institution, in the state network of Poços de Caldas, Minas Gerais, with a focus on collective conditions, educational policies, the role played by management and supervision. The objective was to identify the factors that may facilitate or hinder the collective work developed by educational agents at school. It was used Qualitative Research, specifically the ethnography approach in education, seeking to find the implicit and explicit meanings in the actions and events of the subjects in the school everyday. The selected subjects were the teachers, the director, the deputy director and the pedagogical supervisor of the initial years of elementary school. This selection allowed a greater visibility in the whole of the organization and the work in its daily life. The theoretical bases used cover the ideas of authors such as Heloani (2003, 2018), Heloani and Piolli (2010, 2012, 2014) and Oliveira (2004, 2009, 2010), which analyze the school organization in scope of policies and work organization in capitalist society, unraveling the conditions and consequences for teachers. The collective work covers the contributions of the Historical-Cultural approach of Vigotski (2008) and Clot (2006a, 2006b, 2006c, 2008), which contemplate work activity as fundamental for human evolution, understanding man as an essentially social being. In this sense, work is a primordially collective activity. The analysis and discussion of data allowed us to interpret that many everyday factors can at the same time hinder or facilitate collective work. The common objectives, the overall project of the school, the pedagogical meetings, the characteristics of the teachers and the training courses, are strong indications that there is a collective path developing. However, some issues need to be overcome, such as the precarious situation indicated by turnover, overburden, inadequate conditions, excessive bureaucratic control, and the director's fragile work. It is understood that there is a need to encourage the positive points that announce the collective work, as well as to provide a more conscious formation in the school, highlighting the constraints of the organization of school work in contemporary capitalist society so that the subjects can seek a more adequate way structure of collective and democratic work. The research results can contribute to the reflection and problematization of questions about the organization of school work, besides highlighting the actions that facilitate the collective within the schoolsDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em EducaçãoFAPEMIGAUC-0001315[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Heloani, José Roberto MontesPiolli, EvaldoRocha, Maria Silvia de Moura LibrandiFigueiredo, Jacqueline de Sousa BatistaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-20192018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (257 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538CHIACCHIO, Andréa Maria Martins. A organização do trabalho coletivo na escola: fatores que facilitam ou dificultam o processo. 2019. 1 recurso online (257 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080653Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T12:40:50Zoai::1080653Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-20T12:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
The organization of collective work in school : factors that facilitate or hinder the process
title A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
spellingShingle A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
Chiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-
Trabalho coletivo
Educação - Escolas - Organização e administração
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Collective work
Organization of school work
School management
Educational policies
title_short A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
title_full A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
title_fullStr A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
title_full_unstemmed A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
title_sort A organização do trabalho coletivo na escola : fatores que facilitam ou dificultam o processo
author Chiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-
author_facet Chiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Heloani, José Roberto Montes
Piolli, Evaldo
Rocha, Maria Silvia de Moura Librandi
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiacchio, Andréa Maria Martins, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho coletivo
Educação - Escolas - Organização e administração
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Collective work
Organization of school work
School management
Educational policies
topic Trabalho coletivo
Educação - Escolas - Organização e administração
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Collective work
Organization of school work
School management
Educational policies
description Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538
CHIACCHIO, Andréa Maria Martins. A organização do trabalho coletivo na escola: fatores que facilitam ou dificultam o processo. 2019. 1 recurso online (257 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538
identifier_str_mv CHIACCHIO, Andréa Maria Martins. A organização do trabalho coletivo na escola: fatores que facilitam ou dificultam o processo. 2019. 1 recurso online (257 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635538. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080653
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (257 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189138680774656