"La ciudad que huye" : o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simião, Suelen Caldas de Sousa, 1991-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18369
Resumo: Orientador: Josianne Francia Cerasoli
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O trabalho aborda conjuntos de fontes que perpassam diferentes aspectos da questão, com ênfase em: aspectos técnicos, referentes a escritos de arquitetos, urbanistas, geógrafos e sociólogos, concernentes à urbanização da RMBA; dimensões relativas aos impactos sensíveis dessa forma específica de organização urbana, tais como dados sobre a formação e expansão das urbanizações privadas, as alterações sofridas na legislação, estratégias de difusão e comunicação; e um aspecto artístico, cuja fonte principal é cinematográfica, e analisa um curta-documental e seis filmes argentinos relacionados à temática. A hipótese central é que essa filmografia se apresenta como sintoma de uma espécie de cidade (des)encontrada retratada no âmbito da crítica à implementação de políticas neoliberais, mudanças culturais e do aumento do discurso sobre a violência urbana, instituída numa nova lógica espacial. Ao problematizar historicamente o contemporâneo, inquerimos de que forma os filmes evidenciam processos subjetivos ao mesmo tempo em que despertam em nós sentimentos em relação ao que está sendo assistido. Investigamos como o cinema torna a indiferença insuportável ao jogar especialmente com categorias ligados ao gênero cinematográfico de horror e suspense enquanto expressa modos de viver em urbanizações privadas. São considerados o curta-documental de Lucrecia Martel, "La ciudad que huye" (2006), e os filmes, "Cara de queso ‘mi primer ghetto’ (2006) de Ariel Winograd, "Una semana solos" (2007) de Celina Murga, "Las viudas de los jueves" (2009) de Marcelo Piñeyro, "Betibu" (2014) de Miguel Cohan, "Historia del Miedo" (2014) de Benjamín Naishtat, e "Los decentes" (2016) de Lukas Valenta RinnerAbstract: This doctoral dissertation investigates the historical process of ‘countries’, condominiums, and closed neighborhoods formation in the Metropolitan Region of Buenos Aires (MRBA), since 1970, in correlation with the production of contemporary Argentine cinema, seeking to think about the relationships between sensibilities, sociability and urban space. The work addresses sets of historical sources that cover different aspects of the issue, with emphasis on technical aspects, referring to documents written by architects, urban planners, geographers, and sociologists, concerning the urbanization of the MRBA; dimensions relating to the sensitive impacts of this specific form of urban organization, such as data on the formation and expansion of private urbanizations, changes to legislation, dissemination and communication strategies; and an artistic aspect, whose main source is the cinematography, which analyzes a short documentary and six Argentine films related to the theme. The central hypothesis is that this filmography presents itself as a symptom of a kind of (mis)matched city portrayed within the scope of criticism of the implementation of neoliberal policies, cultural changes, and the increase in discourse on urban violence, established in a new spatial logic. By historically problematizing the contemporary, we inquire into how films highlight subjective processes at the same time that they awaken feelings in us concerning what is being watched. We investigate how cinema makes indifference unbearable by playing especially with categories linked to the cinematographic horror and thriller genre while expressing ways of living in private urbanizations. It is considered the short documentary by Lucrecia Martel, "La ciudad que huye" (2006), and the films, "Cara de queso 'mi primer ghetto' (2006) by Ariel Winograd, "Una Semana solos" (2007) by Celina Murga, "Las vivedas de los jueves" (2009) by Marcelo Piñeyro, "Betibu" (2014) by Miguel Cohan, "Historia del Miedo" (2014) by Benjamín Naishtat, and "Los decentes" (2016) by Lukas Valenta RinnerAbertoDoutoradoPolítica, Memória e CidadeDoutora em HistóriaFAPESP2018/15067-7[s.n.]Cerasoli, Josianne Francia, 1972-Pechman, Robert MosesBresciani, Maria Stella MartinsRubino, SilvanaCampo, Mônica BrincalepeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimião, Suelen Caldas de Sousa, 1991-20242024-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (402 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18369SIMIÃO, Suelen Caldas de Sousa. "La ciudad que huye": o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires. 2024. 1 recurso online (402 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18369. 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