O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Anna Maria Lunardi
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071
Resumo: Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
id UNICAMP-30_49114bc6efe54c918651f3ef540d8b40
oai_identifier_str oai::83821
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrarioEstudantes do ensino primarioPsicologia da aprendizagemClasses especiais (Educação)Educação especialOrientador: Maria Cecilia Rafael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, buscamos trazer contribuições à discussão sobre a trajetória por que passam as crianças deslocadas da classe regular para a classe especial. Com esse propósito, estudamos uma rede institucional específica, focalizando o setor de avaliação e atendimento, bem como uma das escolas vinculadas àquele setor. As análises implicaram duas instâncias de construção de dados. Com relação à rede institucional, foram realizadas entrevistas com profissionais e exame de documentos, para caracterizar os procedimentos e instrumentos de avaliação e identificar as concepções que orientam as práticas dos agentes de encaminhamento. Quanto à escola focalizada, foi estudado um 'caso de risco' -- o caso de José, aluno multirrepetente, encaminhado para avaliação tendo em vista a suspeita de que deveria ser deslocado para a classe especial. Acompanhamos e participamos das experiências escolares desse aluno, durante um ano letivo. Tomando como referência a perspectiva histórico cultural do desenvolvimento humano, com ênfase nas contribuições de Vygotsky, apontamos a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e tentamos esboçar a linha predominante e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. No que respeita aos dados sobre José, procuramos compreender as condições que fazem do aluno um candidato virtual à classe especial e, ao mesmo tempo, evidenciar as possibilidades de reversão daquelas condiçõesAbstract: In this study, we attempt to contribute to the discussion about the trajectory which involve children transferred from regular classes to special education classes. With such purpose, we investigated specific institutional system, focusing on the sector of assessment and treatment, as well as on one of the schools connected to that sector. The analyses implied two instances of data construction. Concerning the institutional system, we ma de interviews with professional staff members and analyzed official documents, in order to characterize the assessment procedures and instruments, as well as to identify the conceptions that guide the practice of the agents responsible for the decisions. As to the school which was focused, we studied a "case of risk" -- the case of José, a slow learner retained for years in the initial school grades, sent to assessment due to the supposition that he should be transferred to a special class. We accompanied and participated of the school experiences of this students during one academic year. Assuming as reference the historical-cultural approach to human development, with emphasis on the contributions of Vygotsky, we point to the power of the institutions responsible for the assessment and decision, and try to trace the prevalent line and inconsistencies of their theoretical bases. with respect to the data about José, we week to understand the conditions that turn a student a virtual candidate to special class, and, at the same time, we put stress on the possibilities of reversion of those conditionsMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPadilha, Anna Maria Lunardi19941994-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83821porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:17:59Zoai::83821Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
title O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
spellingShingle O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
Padilha, Anna Maria Lunardi
Estudantes do ensino primario
Psicologia da aprendizagem
Classes especiais (Educação)
Educação especial
title_short O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
title_full O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
title_fullStr O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
title_full_unstemmed O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
title_sort O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
author Padilha, Anna Maria Lunardi
author_facet Padilha, Anna Maria Lunardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Anna Maria Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes do ensino primario
Psicologia da aprendizagem
Classes especiais (Educação)
Educação especial
topic Estudantes do ensino primario
Psicologia da aprendizagem
Classes especiais (Educação)
Educação especial
description Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071
PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188772060856320