O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes |
id |
UNICAMP-30_49114bc6efe54c918651f3ef540d8b40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::83821 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrarioEstudantes do ensino primarioPsicologia da aprendizagemClasses especiais (Educação)Educação especialOrientador: Maria Cecilia Rafael de GoesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, buscamos trazer contribuições à discussão sobre a trajetória por que passam as crianças deslocadas da classe regular para a classe especial. Com esse propósito, estudamos uma rede institucional específica, focalizando o setor de avaliação e atendimento, bem como uma das escolas vinculadas àquele setor. As análises implicaram duas instâncias de construção de dados. Com relação à rede institucional, foram realizadas entrevistas com profissionais e exame de documentos, para caracterizar os procedimentos e instrumentos de avaliação e identificar as concepções que orientam as práticas dos agentes de encaminhamento. Quanto à escola focalizada, foi estudado um 'caso de risco' -- o caso de José, aluno multirrepetente, encaminhado para avaliação tendo em vista a suspeita de que deveria ser deslocado para a classe especial. Acompanhamos e participamos das experiências escolares desse aluno, durante um ano letivo. Tomando como referência a perspectiva histórico cultural do desenvolvimento humano, com ênfase nas contribuições de Vygotsky, apontamos a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e tentamos esboçar a linha predominante e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. No que respeita aos dados sobre José, procuramos compreender as condições que fazem do aluno um candidato virtual à classe especial e, ao mesmo tempo, evidenciar as possibilidades de reversão daquelas condiçõesAbstract: In this study, we attempt to contribute to the discussion about the trajectory which involve children transferred from regular classes to special education classes. With such purpose, we investigated specific institutional system, focusing on the sector of assessment and treatment, as well as on one of the schools connected to that sector. The analyses implied two instances of data construction. Concerning the institutional system, we ma de interviews with professional staff members and analyzed official documents, in order to characterize the assessment procedures and instruments, as well as to identify the conceptions that guide the practice of the agents responsible for the decisions. As to the school which was focused, we studied a "case of risk" -- the case of José, a slow learner retained for years in the initial school grades, sent to assessment due to the supposition that he should be transferred to a special class. We accompanied and participated of the school experiences of this students during one academic year. Assuming as reference the historical-cultural approach to human development, with emphasis on the contributions of Vygotsky, we point to the power of the institutions responsible for the assessment and decision, and try to trace the prevalent line and inconsistencies of their theoretical bases. with respect to the data about José, we week to understand the conditions that turn a student a virtual candidate to special class, and, at the same time, we put stress on the possibilities of reversion of those conditionsMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPadilha, Anna Maria Lunardi19941994-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83821porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:17:59Zoai::83821Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
title |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
spellingShingle |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario Padilha, Anna Maria Lunardi Estudantes do ensino primario Psicologia da aprendizagem Classes especiais (Educação) Educação especial |
title_short |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
title_full |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
title_fullStr |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
title_full_unstemmed |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
title_sort |
O encaminhamento de crianças para a classe especial : possibilidades de historias ao contrario |
author |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
author_facet |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes do ensino primario Psicologia da aprendizagem Classes especiais (Educação) Educação especial |
topic |
Estudantes do ensino primario Psicologia da aprendizagem Classes especiais (Educação) Educação especial |
description |
Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-12-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071 PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 172f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188772060856320 |