Educação e agroecologia no assentamento Dois Riachões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ronaldo Pereira, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16981
Resumo: Orientador: Luciano Pereira
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spelling Educação e agroecologia no assentamento Dois RiachõesEducation and agroecology in the settlement Dois RiachõesEducaçãoEcologia agrícolaCamponesesAssentamentos humanosReforma agráriaMovimentos sociaisEducationAgroecologyPeasantsHuman settlementsLand reformSocial movementsOrientador: Luciano PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da pesquisa é analisar as relações entre educação e transição agroecológica, desenvolvida pelos camponeses no seu ambiente de moradia e trabalho, isto é, o assentamento de reforma agrária denominado Dois Riachões, localizado em Ibirapitanga-BA, o qual desde a ocupação é organizado pelo movimento CETA, um movimento social de camponeses da Bahia. Por meio de observações do cotidiano dos assentados e de entrevistas semiestruturadas, verificamos e compreendemos o processo de construção do saber agroecológico e de suas relações com os saberes populares dos camponeses e com a educação popular e formal. Argumentamos que o conjunto de ações e princípios agroecológicos é atravessado por uma racionalidade coletiva da comunidade assentada. Os fundamentos e conceitos agroecológicos são praticados no cotidiano da comunidade, isto é, nas atividades de formação, nos mutirões, nas reuniões e assembleias e nos encontros de intercâmbio de experiências com agricultores de assentamentos próximos e de outras regiões da Bahia. A transição agroecológica é debatida e elaborada nos diálogos entre assentados mais experientes e sem formação acadêmica e assentados jovens e adultos que obtiveram certificados de cursos técnicos e de nível superior graças ao PRONERA e trazem o conhecimento acadêmico para o cotidiano do Dois Riachões. Entendemos que esse diálogo de saberes, articulado pelo movimento CETA, foi uma característica central da racionalidade coletiva do assentamento, o que lhe garantiu uma exitosa e exemplar transição agroecológica e uma referência para unidades de transições agroecológicas produtoras de cacau e chocolate agroecológicos, no bioma da Mata Atlântica, no estado da Bahia.Abstract: The aim of the research is to analyze the relationship between education and the agroecological transition developed by peasants in their living and working environment, that is, the agrarian reform settlement called Dois Riachões, located in Ibirapitanga-BA, which since its occupation has been organized by the CETA movement, a social movement of peasants in Bahia. Through observations of the daily lives of the settlers and semi-structured interviews, we verified and understood the process of construction of agroecological knowledge and its relationship with the popular knowledge of the peasants and with popular and formal education. We argue that the set of agroecological actions and principles is permeated by the collective rationality of the settler community. The fundamentals and concepts of agroecology are practiced in the daily life of the community, that is, in training activities, joint efforts, meetings and assemblies and in meetings to exchange experiences with farmers from nearby settlements and from other regions of Bahia. The agroecological transition is debated and elaborated in dialogues between more experienced settlers with no academic training and young and adult settlers who have obtained certificates in technical courses and higher education thanks to PRONERA and bring academic knowledge to everyday life in Dois Riachões. We believe that this dialogue of knowledge, articulated by the CETA movement, was a central feature of the settlement's collective rationality, which guaranteed it a successful and exemplary agroecological transition and a benchmark for agroecological transition units agroecological cacau and chocolate producers in the Atlantic Forest biome in the state of BahiaAbertoMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88882.434784/2019-01[s.n.]Pereira, Luciano, 1973-Zan, Dirce Djanira Pacheco eVaz Pupo, MarceloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Ronaldo Pereira, 1980-20232023-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16981SOUZA, Ronaldo Pereira. Educação e agroecologia no assentamento Dois Riachões. 2023. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16981. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379512Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T17:20:34Zoai::1379512Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-26T17:20:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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