Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097 |
Resumo: | Orientador: Furio Damiani |
id |
UNICAMP-30_49cd5544960acf58bf8533ab8aeab694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::896270 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genéticoOptimization of urban traffic stream modeled in Petri net using genetic algorithmEngenharia de tráfegoSistemas inteligentes de controleRedes de PetriAlgoritmos genéticosOtimizaçãoTraffic enginneringIntelligent control systemsPetri netsGenetic algorithmsOptimizationOrientador: Furio DamianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: O controle do tráfego urbano constitui um importante tópico de pesquisa nos dias atuais. De fato, a cada dia aumenta a quantidade de veículos trafegando nas vias urbanas, as quais nem sempre são modificadas para a melhoria do tráfego. A existência de transportes públicos também não resolve o problema, visto que estes disputam o espaço nas vias com os demais veículos. Na literatura, foram encontrados diversos trabalhos que tentam resolver este problema reajustando o tempo semafórico das interseções ou, de maneira isolada, definindo rotas para um veículo. Neste projeto é apresentada uma nova maneira de abordar o problema, por meio do desenvolvimento de um sistema que otimiza o fluxo do tráfego urbano, em tempo real, ao explorar as possíveis rotas para cada veículo trafegando em uma determinada área urbana, utilizando análises em rede de Petri, e, então, a partir de um Algoritmo Genético, definir as rotas que diminuam o tempo e/ou tamanho das filas formadas nestas vias. Ainda neste trabalho, diversos testes são efetuados sobre o sistema desenvolvido, comprovando sua eficiência em relação às técnicas existentesAbstract: Urban traffic control is an important research topic in the present days. In fact, everyday, the amount of vehicles traveling on urban roads increases. Moreover, such roads are not always modified for traffic improvement. Also, the availability of public transportation does not solve the problem, since they compete for space on the roads with other vehicles. Several papers have been found in the literature that attempt to solve this problem by either readjusting the traffic light time in intersections or isolately defining routes for a vehicle . This thesis presents a new way to approach the problem through the development of a system that optimizes the urban traffic stream, in real time, exploring possible routes for each vehicle traveling on a given urban area using Petri net analysis, and then, with a Genetic Algorithm, defines routes which reduce the time and/or size of the queues formed in such lanes. Also in this work, several tests are performed on the developed system, proving its efficiency with respect to existing techniquesDoutoradoEletrônica, Microeletrônica e OptoeletrônicaDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Damiani, Furio, 1943-2016Marranghello, NorianCarlson Filho, Carlos MagnusManêra, Leandro TiagoAttux, Romis Ribeiro de FaissolUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDezani, Henrique20122012-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf46 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097DEZANI, Henrique. Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético. 2012. 46 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/896270porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:16Zoai::896270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético Optimization of urban traffic stream modeled in Petri net using genetic algorithm |
title |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
spellingShingle |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético Dezani, Henrique Engenharia de tráfego Sistemas inteligentes de controle Redes de Petri Algoritmos genéticos Otimização Traffic enginnering Intelligent control systems Petri nets Genetic algorithms Optimization |
title_short |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
title_full |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
title_fullStr |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
title_full_unstemmed |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
title_sort |
Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético |
author |
Dezani, Henrique |
author_facet |
Dezani, Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damiani, Furio, 1943-2016 Marranghello, Norian Carlson Filho, Carlos Magnus Manêra, Leandro Tiago Attux, Romis Ribeiro de Faissol Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dezani, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de tráfego Sistemas inteligentes de controle Redes de Petri Algoritmos genéticos Otimização Traffic enginnering Intelligent control systems Petri nets Genetic algorithms Optimization |
topic |
Engenharia de tráfego Sistemas inteligentes de controle Redes de Petri Algoritmos genéticos Otimização Traffic enginnering Intelligent control systems Petri nets Genetic algorithms Optimization |
description |
Orientador: Furio Damiani |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-05-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097 DEZANI, Henrique. Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético. 2012. 46 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097 |
identifier_str_mv |
DEZANI, Henrique. Otimização do fluxo do tráfego urbano modelado em redes de Petri utilizando algoritmo genético. 2012. 46 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619097. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/896270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 46 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189089581203456 |