Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Diva Otero
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392
Resumo: Orientador: Agueda Bernardete Uhle
id UNICAMP-30_4a2093b323963a8898f879d82c3e1972
oai_identifier_str oai::104051
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolarRendimento escolarColação de grau - Ritos e cerimôniasInstituições e sociedades cientificas - Ritos e cerimôniasOrientador: Agueda Bernardete UhleDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi estudar as relações sociais que se dão nos campos familiar e escolar como um instrumento para compreender o "sucesso" escolar. Como ponto de partida, tomou-se o Cerimonial de Formatura uma vez que a autora ao participar de vários desses rituais como diretora de escola pôde perceber que por trás de sua formalidade e de seu caráter de festa escondese uma trama social institucional existente na sociedade. Tal estudo foi realizado em uma Escola Pública de um bairro periférico do município de Jundiaí com 11 (onze) alunos que durante o período de 1984 a 1991 cursaram o primeiro grau e não enfrentaram nenhuma reprova com suas mães e com os doze (doze) professores mais apontados por eles. Os instrumentos da pesquisa foram constituídos por fotos documentos oficiais entrevistas "semi-orientadas' e questionários aplicados aos alunos às suas mães e aos professores.O trabalho ficou dividido em quatro capítulos: no primeiro intitulado Cerimonial de Formatura há uma reflexão sobre este rito considerando o uma representação simbólica do "sucesso" escolar; no segundo capítulo A Vida no Bairro, registra-se a condição de favelados migrantes rurais e mostram-se as condições de vida que devem ser entendidas a partir de um contexto histórico, cujo aparecimento se deve a condições específicas; no terceiro, A Casa da Família, fazse uma apreensão desta instituição por meio das relações sociais que ocorrem em seu interior, da representação que os pais possuem da escola, e como estes inculcam na criança desde seus primeiros anos, a importância da educação escolar, apontando-a como um instrumento de acesso a um futuro melhor; no quarto capítulo abordam-se as relações sociais que ocorrem na sala de aula. o singular dos dois últimos capítulos está nas biografias dos alunos e professores, centradas na trajetória social e escolar, nos sonhos e expectativas que são elementos decisivos para percepção das estratégias familiares face à escolarização. o estudo evidencia que o "sucesso" escolar constitui uma realidade ambígua e paradoxal, e que o aspecto importante que o Cerimonial de Formatura permite ressaltar é o poder simbólico da escola, capaz de criar sistemas de disposições tais que levam a fazer crer como naturais e evidentes situações dramáticas de experiências sociaisAbstract: As an instrument to understand the school "success", this work. was conducted in order to study the social relations which take place in the family and at school. The Graduation Cerimony was taken as a starting point, once the author has participated in many of them as a school principal, and was able to observe that, behind its formality and character of party, an institutional and social plot is hidden The research was made at a public school in the outskirts of the County of Jundiaí, with eleven students who from 1984 to 1991 attended High School Junior, and who did not face any failure, with their mothers, and with the twelve teachers who had been mentioned by them most of the time during the interviews. Photos, legal documents, partially directed interviews, and inquiries applied to the students, to their mothers, and to the teachers,were the instroments of this study. The work. was divided into four chapters: Chapter I - Graduation Cerimony - is a reflection about this ritual, tak.en as a symbolic representation ofthe "well succeeded»at school; Chapter n - Life the Area - depicts the life condition of the dwellers who migrate ftom the country side, and which must be understood within a historical context, resulting ftom specific conditions; Chapter m - The Family House - such an institution was apprehended through the social relations which occur inside it, the representation that the parents have of the school, and how they remark ftom the very beginning to their children the importance of school education as an instrument to the stairway for a better future; Chapter IV - Social Relations in the Classroon The last two chapters also bring biograpy of the students and teachers, centered in the social and school experiences, dreams and expectations, which are decisive elements for the perception of the family strategies in relation to schooling.The study outlines that "to be welllucceeded at school" is meant to be an ambigous and paradoxal reality, and that the important aspect transmitted by the Graduation Cerimony is the symbolic power of the school, which is capable of creating disposition systems that as such are believed to be natural and evident dramatical situations of social experiencesMestradoAdministração e Supervisão EscolarMestre em Educação[s.n.]Bittencourt, Agueda Bernardete, 1950-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPavan, Diva Otero19961996-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392PAVAN, Diva Otero. Cerimonial de formatura: representação simbolica do sucesso escolar. 1996. 205f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/104051porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:25:54Zoai::104051Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:25:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
title Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
spellingShingle Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
Pavan, Diva Otero
Rendimento escolar
Colação de grau - Ritos e cerimônias
Instituições e sociedades cientificas - Ritos e cerimônias
title_short Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
title_full Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
title_fullStr Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
title_full_unstemmed Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
title_sort Cerimonial de formatura : representação simbolica do sucesso escolar
author Pavan, Diva Otero
author_facet Pavan, Diva Otero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Agueda Bernardete, 1950-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavan, Diva Otero
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Colação de grau - Ritos e cerimônias
Instituições e sociedades cientificas - Ritos e cerimônias
topic Rendimento escolar
Colação de grau - Ritos e cerimônias
Instituições e sociedades cientificas - Ritos e cerimônias
description Orientador: Agueda Bernardete Uhle
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392
PAVAN, Diva Otero. Cerimonial de formatura: representação simbolica do sucesso escolar. 1996. 205f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAVAN, Diva Otero. Cerimonial de formatura: representação simbolica do sucesso escolar. 1996. 205f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/104051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
205f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188784809443328