Olhar, verbo expressionista : o expressionismo alemão no romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Benilton Lobato, 1966-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618989
Resumo: Orientador: Maria Eugênia da Gama Alves Boaventura Dias
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spelling Olhar, verbo expressionista : o expressionismo alemão no romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de AndradeThe expressionist look as a verb : the german expressionism in the novel Amar, verbo intransitivo, from Mário de AndradeAndrade, Mário de, 1893-1945ModernismoExpressionismoFicção brasileiraModernismExpressionismBrazilian fictionOrientador: Maria Eugênia da Gama Alves Boaventura DiasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho investiga a recepção do Expressionismo alemão em Amar, verbo intransitivo como romance de dissimetria. O dissimétrico reside na teomorfização das formas plásticas da teoria estética de Worringer, contrastando com as formas menores sublimadas por Mário de Andrade. A tese prova a escolha pelo diminuto devido ao "sublime pequenino" derivar da tradição barroca brasileira. A metodologia utilizada tratou de verificar analogias entre artes plásticas e o texto literário. Essa escolha se justifica pelo romance estar integrado a um projeto estético-gramatical. A pesquisa identifica idéias de diminuição na descrição de Elza, especificamente, naquilo que vamos chamar de "metamorfose do diminuto". O estudo evidencia um Mário de Andrade teórico dentro da obra de ficção marcada pela incidência do olhar limitado por estereótipos da época. A leitura encontra um aproveitamento informal da empatia worringeriana como identificação cultural entre o deformismo da vanguarda alemã e o Barroco. A análise mais detalhada constata a admiração de Mário de Andrade por mestres, "deformadores da natureza", nas artes plásticas e na música. A presença dos expressionistas reforça o tema da fraternidade entre os imigrantes Elza e Tanaka no paralelo com a poesia de Franz Werfel. A abordagem sobre a protagonista enxerga uma leitora de grandes epistolografistas da literatura universal. O ponto forte do Expressionismo, a Representação Schrei de Fräulein, aparece como figuração rebaixada diante da riqueza de nossa fala, literatura e natureza, todavia, existe uma Elza "modernista" como personagem gramatical. A pesquisa comprova a flexibilidade das novas formas estéticas influenciando o texto e reconstitui um cânone artístico contrário ao de Monteiro Lobato, do famoso artigo de 1917. A investigação aponta um idioma elástico, agigantado pela força da "obra-ação", dilatando o texto, sob o influxo de uma operação similar da "teomorfização" de procedência expressionista. O trabalho identifica indícios da influência sterne-machadiana na performance do narrador multicrítico, opinativo e "esparramado". A tese defende o recurso ordenador de natureza verbal acima do comportamento prospectivo da visualidade modernistaAbstract: This study investigates the reception of German Expressionism in Amar, verbo intransitivo as asymmetry's novel. The dissymmetric "Vergottung" lies in the plastic forms of aesthetic theory of Worringer, contrasting with the smaller forms sublimated by Mario de Andrade. The analysis shows that the choice of the writer by small, artistically worked, is because these kind of art are synthetic forms of representation of Brazilian baroque tradition. The methodology sought to determine similarities between art and literary text. This choice is justified by the novel to be integrated into a design aesthetic and grammar. The thesis identifies mainly decrease ideas reverberating in the description of Elza, specifically, what we call "metamorfose do diminuto." The investigation provides evidence that Andrade in the theoretical work of fiction marked by the impact of the look limited by stereotypes. It find a casual use of empathy as worringeriana deformism cultural identification between German avantgarde and Baroque. The search notes the admiration by Mario de Andrade to the "deformadores da natureza" in art and music. The study identifies the theme of brotherhood between the immigrants Elza and Tanaka, in the comparative analysis with the expressionist poetry of Franz Werfel. It signals the protagonist as reader of great literature writer of letters. The search discover a Schrei-representation of Fräulein, figuration lowered before the richness of the brasilian speech, literature and nature. Elza reveals a "modernist" grammar as a character. The thesis proves the flexibility of the new aesthetic forms influencing the modernist text. The view reconstitutes an artistic canon to the contrary by Monteiro Lobato, the famous paper of 1917. The theory points a language elastic force of the gigantic "work action" by dilating the text under the influence of an operation similar to "Vergottung" provenance expressionist. It proves also evidence of the influence sterne-Machado performance of the narrator, opinionated and "esparramado". Therefore, the thesis advocates of the resource officer of verbal nature chiefly on the behavior of prospective modernist visualityDoutoradoLiteratura BrasileiraDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Boaventura, Maria Eugenia, 1947-Herrera, Antonia TorreãoSeligmann-Silva, MárcioMoraes, Marcos Antonio deFarinaccio, PascoalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Benilton Lobato, 1966-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf189 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618989CRUZ, Benilton Lobato. Olhar, verbo expressionista: o expressionismo alemão no romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade. 2012. 189 p. 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