O silenciamento nas avaliações dos livros didaticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Adelma das Neves Nunes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590142
Resumo: Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
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spelling O silenciamento nas avaliações dos livros didaticosAnálise do discursoLivros didáticosRacismo nos livros didáticosAvaliaçãoOrientador: Maria Augusta Bastos de MattosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho, analisamos quatro livros didáticos, direcionados ao Ensino Básico (1ª a 4ª séries), que compõem a Coleção Análise, Linguagem e Pensamento. São livros avaliados pela análise estabelecida pelo MEC como os melhores dentro de um universo considerado de outros livros, ou seja, foram os que mais receberam estrelas, conforme convenção do Ministério da Educação: "três estrelas" para os recomendados com distinção, "duas estrelas" para os apenas recomendados, "uma estrela" para aqueles recomendados com ressalva. Assim, para o livro receber estrelas precisa passar principalmente pelos critérios de exclusão que, dentre outros, os livros didáticos não podem expressar "preconceito de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação social que estejam em desacordo com a Constituição brasileira". Partindo do pressuposto de que o Livro Didático tem reconhecida importância e necessidade nas nossas escolas, é que procuramos verificar até que ponto esses livros respondem realmente às exigências estabelecidas pelo MEC no que tange aos critérios eliminatórios, mais precisamente os que se referem a questão de temas que podem gerar interpretações preconceituosas. No interesse de responder nossas questões de pesquisas - 1) Como os textos incluídos na coleção estão representando a diversidade étnica, mais precisamente o povo negro e o índio, que tem sido alvo de preconceitos, e como isto é tratado nas atividades? 2) Como os textos e os exercícios pedagógicos estão representando e/ou trabalhando a diversidade e variação lingüística? 3) As "condições de produção" do discurso desses livros favoreceram um certo apagamento/silenciamento dos temas que poderiam gerar interpretações preconceituosas? - buscamos refletir sobre como foram tratados "ou não tratados" (silenciados) tais temas a partir de uma perspectiva discursivaRésumé: Dans ce travail, nous analysons quatre livres didactiques concernent I'enseignementde "base"(deI a 1 éreà Ia 4 éme série), qui composent Ia collection Analyse, Language et Pensée. ll s'agit de livre évalués à partir de critères établis par le MEC comme étant les meilleurs parmi les meilleurs c'est à dire qui reçurent le plus grand nombre d'étoiles conformément au Ministêre de l'Éducation: "trois étoiles" pour ceux qui reçurent une distinction spéciale, "deux étoiles" pour ceux qui reçurent une simple distinction, "une étoile" dans le cadre -d'uneappréciation plus modérée. Donc, pour qu'um livre reçoivent des étoiles il doit nécessairement passer par des critères d'exclusion qui, entre autres, spéculent que les livres didactiques ne peuvent exprimer des préjugés de race, de cocculeur, d'âge et de tout autre type de discrimination sociale qui soit em désaccord avec Ia Constitution Brésilienne. Partant du príncipe que le livre didactique ait été reconnu important et utile dans nos écoles, nous voulons alors vérifier jusqu'à quel point ces livre répondent réellement aux exigences établis par le MEC en ce qui concerne les critères éliminatoires et plus précisément ceux qui réferent à Ia question des thèmes qui peuvent engendrer des interprétations préconçues. D'ou I'intérént de répondre aux questions suivantes: 1) Comment les textes insérés dans Ia Collection représente Ia diversité etanique, et plus précisemment les peuples noir et indieri qui sont jusqu'à aujourd'hui Ia cible de préjugés, et comment tout ceci est traité dans lês différentes activités? 2) Comment les textes et les exercices pedagogiques représentent etlou étudient Ia diversité et Ia différence linguistique? 3) Les "conditions de production" du discours de ces livres favorisent une certaine "discrétion" à propos de thême qui pourraient générer des interprétations préconçues? Nous avons réfléchi sur comment furent traités "ou non traités" de tels thémes à partir d'une perspective de discussionMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-Dias, Maria Helena PereiraLagazzi, Suzy MariaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros, Adelma das Neves Nunes20012001-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590142BARROS, Adelma das Neves Nunes. O silenciamento nas avaliações dos livros didaticos. 2001. 155f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590142. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207044porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:21:27Zoai::207044Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:21:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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