Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jensen, Rodrigo, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953
Resumo: Orientadores: Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
id UNICAMP-30_4c16bfe63e0eb704cf1c8a3b615cb9bf
oai_identifier_str oai::905050
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagemEvaluation of the Fuzzy Kitten software as a methodology for teaching diagnostic reasoning in nursingDiagnóstico de enfermagemInformática em enfermagemTecnologia educacionalLógica fuzzyNursing diagnosisNursing informaticsEducational technologyFuzzy LogicOrientadores: Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Diná de Almeida Lopes Monteiro da CruzTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: O software Fuzzy Kitten é uma ferramenta educacional para o ensino do diagnóstico de enfermagem e que avalia a acurácia diagnóstica. Em um estudo prévio o software foi avaliado por especialistas em informática e alunos. Frente a esta avaliação viu-se a necessidade de atualizá-lo, expandi-lo e responder a novos questionamentos. Objetivos: Desenvolver a versão 2.0 do software Fuzzy Kitten, incorporando o modelo "Developing Nurses' Thinking" e avaliá-lo como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem, entre alunos de graduação em enfermagem. Métodos: Utilizando o delineamento crossover, dois subgrupos de alunos de graduação em enfermagem (A e B) foram expostos ao uso do software Fuzzy Kitten 2.0 em momentos inversos. A acurácia foi mensurada por estudos de caso, em papel, com perguntas sobre características definidoras/fatores de risco (questão 1), fatores relacionados (questão 2) e diagnósticos de enfermagem (questão 3). Foram realizadas três medidas: baseline, medida 1 e medida 2. Resultados: O Fuzzy Kitten 2.0 conta com a atualização e expansão da primeira versão e sua migração para um site institucional da Universidade Estadual de Campinas. Dentre as atualizações implementadas foi viabilizado o auto-cadastramento do usuário, mudanças no layout, modificações na página de escore e atualização da classificação de diagnósticos de enfermagem (NANDA Internacional 2009-2011). O software foi expandido, sendo inserida a etapa de identificação de fatores relacionados e implementado o modelo Developing Nurses' Thinking na etapa de análise do caso clínico. Na comparação do desempenho dos grupos A (n = 9) e B (n = 12), no estudo de caso em papel, foi rejeitada a hipótese nula de igualdade entre intervenção e controle na questão 1 (p=0,0065) e não rejeitada nas questões 2 (p=0,8031) e 3 (p=0,8538). Conclusão: Os resultados encontrados mostram que o software Fuzzy Kitten 2.0 pode melhorar a habilidade do aluno em identificar características definidoras/ fatores de risco em casos clínicos. Sugerem-se novos estudos com maior tamanho amostral e exposições repetidas, com o propósito de identificar o efeito do software sobre a acurácia diagnóstica do aluno e sobre a habilidade em identificar fatores relacionadosAbstract: Introduction: The Fuzzy Kitten software is an educational tool for teaching nursing diagnosis and assessing the diagnostic accuracy. In a previous study computer experts and students evaluated the software. Based on this assessment has identified the need to update it, expand it and answer new questions. Objectives: Developing the version 2.0 of the software Fuzzy Kitten, incorporating the model "Developing Nurses' Thinking" and evaluate it as a methodology resource for teaching diagnostic reasoning in nursing, among undergraduate nursing students. Methods: Using a crossover design, two subgroups of undergraduate nursing students (A and B) were exposed to the use of software Fuzzy Kitten 2.0 in reverse times. Accuracy was measured by case studies on paper, with questions about the defining characteristics/risk factors (question 1), related factors (question 2) and nursing diagnoses (question 3). Three measurements were performed: baseline, measure 1 and measure 2. Results: The Fuzzy Kitten 2.0 has the upgrade and expansion of the first version and migration to an institutional site of the University of Campinas. Among the updates was enabled implemented the user self-registration, changes in layout, changes in score page and update the classification of nursing diagnoses (NANDA International 2009-2011). The software has been expanded and was inserted the step of identifying related factors and implemented the model Developing Nurses' Thinking in the analysis step of the clinical case. In comparing the performance of groups A (n = 9) and B (n = 12), in the case study paper was rejected the null hypothesis of equality between intervention and control in question 1 (p = 0.0065) and not rejected in questions 2 (p = 0.8031) and 3 (p = 0.8538). Conclusion: The results show that Fuzzy Kitten 2.0 software can improve a student's ability to identify defining characteristics/ risk factors in clinical cases. It is suggested that further studies with larger sample sizes and repeated exposures, in order to identify the effect of the software on the student's diagnostic accuracy and ability to identify related factorsDoutoradoEnfermagem e TrabalhoDoutor em Ciências da Saúde[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro daPeres, Heloisa Helena CiquetoNascimento, Luiz Fernando CostaMelo, Luciana de LioneVale, Ianê Nogueira doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJensen, Rodrigo, 1985-20132013-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953JENSEN, Rodrigo. Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. 2013. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905050porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:56:19Zoai::905050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:56:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
Evaluation of the Fuzzy Kitten software as a methodology for teaching diagnostic reasoning in nursing
title Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
spellingShingle Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
Jensen, Rodrigo, 1985-
Diagnóstico de enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
Lógica fuzzy
Nursing diagnosis
Nursing informatics
Educational technology
Fuzzy Logic
title_short Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
title_full Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
title_fullStr Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
title_sort Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
author Jensen, Rodrigo, 1985-
author_facet Jensen, Rodrigo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Nascimento, Luiz Fernando Costa
Melo, Luciana de Lione
Vale, Ianê Nogueira do
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jensen, Rodrigo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico de enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
Lógica fuzzy
Nursing diagnosis
Nursing informatics
Educational technology
Fuzzy Logic
topic Diagnóstico de enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
Lógica fuzzy
Nursing diagnosis
Nursing informatics
Educational technology
Fuzzy Logic
description Orientadores: Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-08-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953
JENSEN, Rodrigo. Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. 2013. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953
identifier_str_mv JENSEN, Rodrigo. Avaliação do software Fuzzy Kitten como recurso metodológico para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. 2013. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619953. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
171 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189094903775232