Mobilidade por bicicleta como promotora da cidade saudável : Cidade Universitária Zeferino Vaz da Universidade Estadual de Campinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8434 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Girotti Sperandio |
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Mobilidade por bicicleta como promotora da cidade saudável : Cidade Universitária Zeferino Vaz da Universidade Estadual de CampinasCycling as a healthy city promoter : Zeferino Vaz campus of the State University of CampinasMobilidade urbanaCidade saudávelBicicleta - TransportePlanejamento urbanoPromoção da saúdeUrban mobilityHealthy cityHealth promotionCycling - TransportUrban planningOrientador: Ana Maria Girotti SperandioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A mobilidade urbana influencia no acesso dos cidadãos às cidades e na sua qualidade de vida. Características do modal como custo, tempo, demanda de infraestrutura, relação com o entorno, qualidade do veículo, emissão de poluentes, entre outros, podem determinar parâmetros de saúde e bem-estar por influenciar nos diversos aspectos do cotidiano urbano. O uso da bicicleta como meio de locomoção urbana tem crescido mundialmente como alternativa em face a desafios globais como congestionamentos, poluição sonora e atmosférica, crises energéticas, altos custos de transporte, sedentarismo, crises sanitárias, entre outros. Considerando a universidade como agente social e referência de modelo de desenvolvimento, este projeto tem como objetivo geral identificar ações e estratégias de promoção da saúde no planejamento urbano da mobilidade por bicicleta existentes no território da Cidade Universitária Zeferino Vaz da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no seu entorno, e tem como objetivos específicos levantar e sistematizar os documentos legislativos e norteadores da mobilidade por bicicleta, compreender as condicionantes locais desta mobilidade e produzir conhecimento sistematizado acerca da mobilidade por bicicleta do local de estudo. A revisão bibliográfica sobre o tema abarca a mobilidade por bicicleta no Brasil, a relação entre mobilidade por bicicleta e saúde e os conceitos de Cidade Saudável e Universidade Saudável. As etapas metodológicas consistem em pesquisa documental, para o levantamento de documentos normativos da mobilidade por bicicleta e informações disponíveis relativas à mobilidade por bicicleta local, seguida de levantamento da área de estudo, para aferir as condicionantes locais pelo emprego das técnicas de entrevista por pautas, questionário e observação participante. A análise dos resultados, a partir da triangulação dos dados obtidos de forma a considerar diversas perspectivas para cada aspecto de observação, foi estruturada com base nos cinco meios de ação da Carta de Ottawa de 1986, documento internacional norteador da promoção da saúde: elaboração de políticas públicas saudáveis; criação de ambientes favoráveis; fortalecimento da ação comunitária; desenvolvimento de habilidades pessoais e mudanças nos estilos de vida; e reorientação dos serviços de saúde. Os resultados analisados apontaram escassa relação da mobilidade por bicicleta com a promoção da saúde, ausência de dados que relacionem o ambiente e seu impacto à saúde, as mortes e lesões decorrentes de acidentes no trânsito como fator determinante para construção das políticas públicas e ações de mobilidade por bicicleta e reduzida relação entre o planejamento urbano e o setor saúde. Os resultados obtidos e a caracterização da mobilidade por bicicleta na universidade e sua área de abrangência, pode colaborar com o processo decisório de planejamento urbano e saúde da universidade e governos na perspectiva da promoção da saúdeAbstract: Urban mobility influences citizens' access to cities and their quality of life. Modal characteristics such as cost, time, infrastructure demand, relationship with the surroundings, vehicle quality, pollutant emissions, among others, can determine health and well-being parameters by influencing the various aspects of urban daily life. The use of bicycles as a means of urban transportation has grown worldwide as an alternative in the face of global challenges such as congestion, noise and air pollution, energy crises, high transport costs, sedentary lifestyle, health crises, among others. Considering the university as a social agent and a reference for a development model, this project has the general objective of identifying actions and strategies for health promotion in urban planning of mobility by bicycle existing in the territory of the University City Zeferino Vaz of the State University of Campinas (UNICAMP) and its surroundings, and its specific objectives are to survey and systematize the legislative and guiding documents of mobility by bicycle, understand the local constraints of this mobility and produce systematic knowledge about mobility by bicycle in the study site. The literature review on the subject covers mobility by bicycle in Brazil, the relationship between mobility by bicycle and health and the concepts of Healthy City and Healthy University. The methodological steps consist of documental research, for the collection of normative documents of mobility by bicycle and available information related to mobility by local bicycle, followed by a survey of the study area, to assess the local conditions through the use of interview techniques by guidelines, questionnaire and participant observation. The analysis of the results, based on the triangulation of the data obtained in order to consider different perspectives for each aspect of observation, was structured based on the five means of action of the 1986 Ottawa Charter, an international document that guides health promotion: elaboration of healthy public policies; creation of favorable environments; strengthening of community action; development of personal skills and changes in lifestyles; and reorientation of health services. The analyzed results showed little relationship between mobility by bicycle and health promotion, lack of data relating the environment and its impact on health, deaths and injuries resulting from traffic accidents as a determining factor for the construction of public policies and mobility actions by bicycle and reduced relationship between urban planning and the health sector. The results obtained and the characterization of mobility by bicycle in the university and its area of ??coverage, can collaborate with the decision-making process of urban planning and health of the university and governments in the perspective of health promotionMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Sperandio, Ana Maria Girotti, 1962-Moysés, Simone TetuCelani, Maria Gabriela CaffarenaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLin, Pamela Shue Lang, 1993-20222022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (266 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8434LIN, Pamela Shue Lang. Mobilidade por bicicleta como promotora da cidade saudável: Cidade Universitária Zeferino Vaz da Universidade Estadual de Campinas. 2022. 1 recurso online (266 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8434. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266607Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-13T15:43:05Zoai::1266607Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-13T15:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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