Simulação dos processos e analise energetica do motor de ciclo diesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580751 |
Resumo: | Orientador : Luiz Fernando Milanez |
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Simulação dos processos e analise energetica do motor de ciclo dieselMotor dieselMétodos de simulaçãoOrientador : Luiz Fernando MilanezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Dois modelos de simulação dos processos que ocorrem no motor de ciclo diesel foram desenvolvidos neste trabalho. O primeiro deles, chamado aqui de modelo de diagnose, permite analisar o processo de combustão de um motor real, quando se dispõe do diagrama de pressão no cilindro, determinado experimentalmente. O segundo modelo, chamado de modelo preditivo, permite simular o ciclo completo de um motor real ou hipotético, quando a taxa de queima de combustível é especificada a priori. O modelo preditivo resolve as equações que governam o escoamento transitório de um fluido compressível, como ocorre nos dutos de admissão e escape, utilizando o Método das Características. Os efeitos da variação da área transversal dos dutos, a transferência de calor e o atrito nas paredes são levados em conta. Em ambos os modelos são determinados os termos do balanço de exergia e as exergias química, termomecânica e termoquímica para o volume de controle que inclui os gases no cilindro do motor. Exemplos da aplicação destes modelos são incluídos no presente trabalhoAbstract: Two simulation models of diesel engine processes were developed. The first model, called the diagnose model, allows the analysis of the combustion process of a real engine when the cylinder pressure diagram, obtained from experiments, is available. The second model, called the predictive model, can be used to simulate the entire cycle of real or hipothetical engines, when the fuel burning rate is specified. The predictive model solve the equations governing the transient flow of a compressible fluid occurring in the admission and exhaust ducts, using the M~thod of Characteristics. The eJJects of duct cross sectional area variations, heat transfer and wall friction are taken into account. In both models the terms of the e:ldergy balance as well as chemical, termomechanical and termochemical exergies for the control volume that includes, I the gases in the engine cylinder are determined. Examples of application ofi these models are presented in this workDoutoradoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Milanez, Luiz Fernando, 1950-Woiski, Emanuel RochaBrasil Junior, Antonio Cesar PinhoNebra, Silvia AzucenaGallo, Waldyr Luiz RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVelázquez, José Antonio19931993-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf177f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580751VELÁZQUEZ, José Antonio. Simulação dos processos e analise energetica do motor de ciclo diesel. 1993. 177f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580751. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65297Publicação FEMporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:12:13Zoai::65297Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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