A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308 |
Resumo: | Orientador: Antonio Carlos Bergo |
id |
UNICAMP-30_4ee17271d1631720c0a9ce395492287e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::120524 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuosSupervisão escolarEducação - FilosofiaProfessores - FormaçãoEnsino de primeiro grauPrática de ensinoOrientador: Antonio Carlos BergoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho constitui-se num estudo, concernente ao trabalho desenvolvido pela equipe de supervisores do município de Brasiléia-AC junto aos professores do ensino de 1 a à 4a série do 10 grau, no período de 1988 a 1995, que tem por objetivo evidenciar os avanços, recuos e perspectivas da supervisão educacional em Brasiléia. Para tanto buscamos entendê-Ia como particularidade da educação que enquanto totalidade de menor complexidade se relaciona dialeticamente com a totalidade maior, a Ordem Capitalista.O trabalho desenvolvido pelos supervisores é resultado das reivindicações da comunidade escolar face aos problemas e desafios vivenciados pela escola pública de Brasiléia, notada mente no 10 segmento do 10 grau, nos últimos anos da década de 80 e início dos anos 90. A equipe de supervisores entendendo que a difusão e a reelaboração do saber sistematizado, acumulado históricamente é tarefa primordial da escola e entendendo ainda que o professor assume o papel importante de mediador entre a cultura elaborada e o educando, objetiva desenvolver um trabalho organizado e sistemático de instrumentalização teórica e técnica junto aos professores das quatro primeiras séries do primeiro grau, condição de possibilidade para a construção de uma prática pedagógica competente. No processar-se da praxis dos supervisores esta irá confrontar-se com resistências, entraves e conflitos postos a reflexão da prática docente. No entanto, em função de objetivos claros, definidos e assumidos pelos supervisores, tais resistências entraves e conflitos foram sendo superados, especialmente quando os professores encontram nas leituras, discussões e reflexões apresentadas pelos supervisores, respostas as suas dúvidas e inquietações. Dessa forma, os professores foram gradativamente rompendo com o isolamento pedagógico e cultural que vivenciavam anteriormente e adquirindo melhores condições para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e criativa. Nossa proposta foi de trazer para o campo da Filosofia e História da Educação, as experiências pedagógicas dos supervisores que ao criarem e recriarem seus modos de ver e de fazer do trabalho de supervisão, objetivam contribuir com a construção de uma prática docente competente necessária a uma escola, que se pretenda socializadora do legado cultural acumulado pela humanidade, na e pela históriaMestradoMestre em Educação[s.n.]Bergo, Antonio Carlos, 1949-1998Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Lenilda Rego Albuquerque de19971997-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf222f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:10:38Zoai::120524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
title |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
spellingShingle |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos Faria, Lenilda Rego Albuquerque de Supervisão escolar Educação - Filosofia Professores - Formação Ensino de primeiro grau Prática de ensino |
title_short |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
title_full |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
title_fullStr |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
title_full_unstemmed |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
title_sort |
A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos |
author |
Faria, Lenilda Rego Albuquerque de |
author_facet |
Faria, Lenilda Rego Albuquerque de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergo, Antonio Carlos, 1949-1998 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Lenilda Rego Albuquerque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão escolar Educação - Filosofia Professores - Formação Ensino de primeiro grau Prática de ensino |
topic |
Supervisão escolar Educação - Filosofia Professores - Formação Ensino de primeiro grau Prática de ensino |
description |
Orientador: Antonio Carlos Bergo |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-08-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308 FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308 |
identifier_str_mv |
FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 222f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188802991751168 |