A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Bergo
id UNICAMP-30_4ee17271d1631720c0a9ce395492287e
oai_identifier_str oai::120524
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuosSupervisão escolarEducação - FilosofiaProfessores - FormaçãoEnsino de primeiro grauPrática de ensinoOrientador: Antonio Carlos BergoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho constitui-se num estudo, concernente ao trabalho desenvolvido pela equipe de supervisores do município de Brasiléia-AC junto aos professores do ensino de 1 a à 4a série do 10 grau, no período de 1988 a 1995, que tem por objetivo evidenciar os avanços, recuos e perspectivas da supervisão educacional em Brasiléia. Para tanto buscamos entendê-Ia como particularidade da educação que enquanto totalidade de menor complexidade se relaciona dialeticamente com a totalidade maior, a Ordem Capitalista.O trabalho desenvolvido pelos supervisores é resultado das reivindicações da comunidade escolar face aos problemas e desafios vivenciados pela escola pública de Brasiléia, notada mente no 10 segmento do 10 grau, nos últimos anos da década de 80 e início dos anos 90. A equipe de supervisores entendendo que a difusão e a reelaboração do saber sistematizado, acumulado históricamente é tarefa primordial da escola e entendendo ainda que o professor assume o papel importante de mediador entre a cultura elaborada e o educando, objetiva desenvolver um trabalho organizado e sistemático de instrumentalização teórica e técnica junto aos professores das quatro primeiras séries do primeiro grau, condição de possibilidade para a construção de uma prática pedagógica competente. No processar-se da praxis dos supervisores esta irá confrontar-se com resistências, entraves e conflitos postos a reflexão da prática docente. No entanto, em função de objetivos claros, definidos e assumidos pelos supervisores, tais resistências entraves e conflitos foram sendo superados, especialmente quando os professores encontram nas leituras, discussões e reflexões apresentadas pelos supervisores, respostas as suas dúvidas e inquietações. Dessa forma, os professores foram gradativamente rompendo com o isolamento pedagógico e cultural que vivenciavam anteriormente e adquirindo melhores condições para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e criativa. Nossa proposta foi de trazer para o campo da Filosofia e História da Educação, as experiências pedagógicas dos supervisores que ao criarem e recriarem seus modos de ver e de fazer do trabalho de supervisão, objetivam contribuir com a construção de uma prática docente competente necessária a uma escola, que se pretenda socializadora do legado cultural acumulado pela humanidade, na e pela históriaMestradoMestre em Educação[s.n.]Bergo, Antonio Carlos, 1949-1998Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Lenilda Rego Albuquerque de19971997-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf222f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:10:38Zoai::120524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
title A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
spellingShingle A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
Supervisão escolar
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Prática de ensino
title_short A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
title_full A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
title_fullStr A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
title_full_unstemmed A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
title_sort A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia : avanços e recuos
author Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
author_facet Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergo, Antonio Carlos, 1949-1998
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão escolar
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Prática de ensino
topic Supervisão escolar
Educação - Filosofia
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Prática de ensino
description Orientador: Antonio Carlos Bergo
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308
FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308
identifier_str_mv FARIA, Lenilda Rego Albuquerque de. A pratica da supervisão educacional no municipio de Brasileia (AC), repensada sob a luz da filosofia: avanços e recuos. 1997. 222f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585308. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
222f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188802991751168