Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pino, Ramón, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376
Resumo: Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho
id UNICAMP-30_4f0b9239820d629e398a7bfb9c363843
oai_identifier_str oai::1079940
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola JabourPlaying together : a look at interactional processes in groups influenced by Escola JabourEscola JabourInteraçãoMúsica instrumental - BrasilImprovisação (Música)Música - ExecuçãoEscola JabourInteractionInstrumental music - BrazilImprovisation (Music)Music - PerformanceOrientador: José Alexandre Leme Lopes CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Neste trabalho busco investigar de que maneira os processos interacionais ocorrem no momento da seção de improviso, com o propósito de compreender como os músicos se influenciam. A investigação focalizou dois grupos de música instrumental brasileira, o Trio Curupira e o grupo Mente Clara, por seu diálogo com a corrente estética denominada Escola Jabour. Nas músicas Malandragem, composição de Ary Barroso e arranjo do Trio Curupira e `Round Midnight, composição de Thelonious Monk e arranjo do grupo Mente Clara, estão contidas as seções de improvisação que foram aqui analisadas. Com o intuito de localizar a produção realizada por esses grupos, apresento um panorama da música instrumental brasileira, e principalmente de que forma a improvisação nela está inserida. A partir da filiação estética dos grupos que aqui formam o escopo do trabalho, foram apresentados aspectos da Escola Jabour, e sua "territorialização" (DELEUZE & GUATTARI, 1997). A perspectiva metodológica que orientou a leitura dos processos interacionais foi desenvolvida por Michaelsen (2013). Nessa perspectiva, os fluxos sonoros realizados pelos músicos, projetam continuações na performance, constituindo eventos convergentes ou divergentes, são esses eventos que foram colocados em perspectiva para a compreensão da interação como geradora da seção de improviso. A manifestação do "tocar junto" enquanto comportamento interacional, o engajamento dos músicos e o estabelecimento da seção de improvisação na "segunda inversão", contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento dos processos interacionais, conferindo ao "tocar junto" uma ação interacional. Espera-se que a pesquisa aqui realizada possa contribuir para os estudos de performance em música instrumental brasileiraAbstract: In this work, I intend to investigate in what ways the interactional processes take place in improvisation, with the aim of understanding how musicians affect each other. The study focused two groups from Brazilian instrumental music, Trio Curupira and Mente Clara, regarding specifically their dialogue with the aesthetic movement named Escola Jabour. For this purpose, I investigated improvisational sections from two tracks: Malandragem, composed by Ary Barroso and arranged by Trio Curupira; and Round Midnight, composed by Thelonious Monk and arranged by Mente Clara. In order to introduce the work developed by the referred groups, I present an overview of the Brazilian instrumental music, especially with respect to improvisation. Due to aesthetic filiation of the groups which are part of the corpus of this work, some aspects of Escola Jabour, as well as some processes of "territorialization" (DELEUZE & GUATTARI, 1997) are presented. The methodological approach which guided the analysis of interactional processes is based on analytical frame discussed in Michaelsen (2013). In this perspective, it is assumed that the musical stream held by musicians produce continuations in the performance, creating divergent and convergent events which function as generators of the improvisational sections. Data analysis demonstrated that the procedure of "playing together" can be understood as an interactional behavior. The engagement of musicians and the setting up of the improvisational sections in the so-called "second inversion", contributed mainly to the development of the interactional processes, providing for "playing together" an interactional feature. It is expected that the research may contribute to studies in performance concerning Brazilian instrumental musicMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-Cortes, AlmirTiné, Paulo José de SiqueiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDel Pino, Ramón, 1986-20182018-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376DEL PINO, Ramón. Tocando junto: um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour. 2018. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079940Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T16:24:52Zoai::1079940Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-11T16:24:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
Playing together : a look at interactional processes in groups influenced by Escola Jabour
title Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
spellingShingle Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
Del Pino, Ramón, 1986-
Escola Jabour
Interação
Música instrumental - Brasil
Improvisação (Música)
Música - Execução
Escola Jabour
Interaction
Instrumental music - Brazil
Improvisation (Music)
Music - Performance
title_short Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
title_full Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
title_fullStr Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
title_full_unstemmed Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
title_sort Tocando junto : um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour
author Del Pino, Ramón, 1986-
author_facet Del Pino, Ramón, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-
Cortes, Almir
Tiné, Paulo José de Siqueira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pino, Ramón, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Jabour
Interação
Música instrumental - Brasil
Improvisação (Música)
Música - Execução
Escola Jabour
Interaction
Instrumental music - Brazil
Improvisation (Music)
Music - Performance
topic Escola Jabour
Interação
Música instrumental - Brasil
Improvisação (Música)
Música - Execução
Escola Jabour
Interaction
Instrumental music - Brazil
Improvisation (Music)
Music - Performance
description Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376
DEL PINO, Ramón. Tocando junto: um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour. 2018. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376
identifier_str_mv DEL PINO, Ramón. Tocando junto: um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour. 2018. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635376. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079940
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138533690048512