A máscara Mapiko : entre identidades e alteridades = Mapiko's mask:
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640072 |
Resumo: | Orientador: Matteo Bonfitto Júnior |
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A máscara Mapiko : entre identidades e alteridades = Mapiko's mask:Mapiko's mask : between identity and alterityMáscaras africanasMaconde (Tribo africana)Ritos e cerimomiasPedagogias descolonizadorasDança - MoçambiqueTeatro - MoçambiqueMasks, AfricanMakonde (Bantu tribe)LiminalityPedagogies decolonizingDance - MozambiqueTheater - MozambiqueOrientador: Matteo Bonfitto JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho propõe um aprofundamento no estudo acerca dos saberes tradicionais das máscaras de Mapiko, manifestação cultural de Moçambique. A partir da investigação do mascaramento de tal tradição, discorre-se sobre o termo Corpo-Fronteira, ampliando questões acerca da liminaridade e da percepção do ator/atriz/dançante/performer. Problematizando a formação eurocêntrica e propondo um debate sobre as epistemologias decoloniais, apresenta-se propostas metodológicas para as técnicas de mascaramento. Realizando trocas interculturais, a tese traz um material extenso sobre a tradição Mapiko e o Teatro Moçambicano. Com pesquisa realizada no Brasil, Moçambique e Senegal, essa investigação dispõe de conteúdos extraídos de entrevistas, oficinas ministradas e cursos realizados tais como `Danses Noires 2 - Mémoire et évolution¿ na École des Sables, e do contato com artistas e grupos moçambicanos: Cia Nacional de Canto e Dança de Moçambique, Cia Mutumbela Gogo, Cia de Teatro Gungu, Grupo de teatro Girassol, Associação Cultural Wuchene, Centro do Teatro do Oprimido em Maputo, Associação Cultural Hodi, entre outros. A tese envolve ainda a produção de um material áudio-visual: o Documentário "Ka Mimbangu: A Cena Moçambicana - entre tradições e contemporaneidades"Abstract: This paper proposes a deepening in the study about the traditional knowledge of Mapiko masks, a cultural manifestation from Mozambique. Based on the investigation about the use of masks in such a tradition, the term Corpo-Fronteira (body-frontier) is discussed, expanding questions about the liminality and perception of the actress/actor/dancer/performer. In order to question eurocentric formation and proposing a debate on decolonial epistemologies, methodological approaches for masking techniques are presented. Performing intercultural exchanges, the thesis brings extensive material on the Mapiko tradition and the Mozambican Theater. With researches carried out in Brazil, Mozambique and Senegal, this investigation has relevant topics extracted from interviews, workshops and courses such as 'Danses Noires 2 - Mémoire et évolution' at École des Sables, and contact with Mozambican artists and groups: Cia Nacional de Canto e Dança de Moçambique, Cia Mutumbela Gogo, Cia de Teatro Gungu, Grupo de teatro Girassol, Associação Cultural Wuchene, Centro do Teatro do Oprimido em Maputo, Associação Cultural Hodi, among others. The thesis also involves the production of audiovisual material: the Documentary "Ka Mimbangu: A Cena Moçambicana - entre tradições e contemporaneidades"DoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaFAPESP2016/07577-0[s.n.]Bonfitto, Matteo, 1963-Quilici, Cassiano SydowJardim, Marta Denise da RosaLeite, Vilma Campos dos SantosSilva, Luciane daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRhormens, Mariana Conde Lopes, 1989-20202020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (529 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640072RHORMENS, Mariana Conde Lopes. A máscara Mapiko: entre identidades e alteridades = Mapiko's mask: . 2020. 1 recurso online (529 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640072. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157602Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T10:50:03Zoai::1157602Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-04T10:50:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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