Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760 |
Resumo: | Orientador: Maria Carolina de Azevedo F. de Souza |
id |
UNICAMP-30_4fe760ac66468b680c5dbbc75c9ba4a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::127355 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivoAdministração de empresasRelações trabalhistas - JapãoAprovisionamento industrialGestão da qualidade totalOrientador: Maria Carolina de Azevedo F. de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação CientificaResumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma dissertação sobre a integração cliente-fornecedor, e toda a gama de transformações ocorridas historicamente nesta interface, cujas conseqüências encontram-se em evidência no ambiente de globalização em que se inserem as organizações industriais atualmente. Procurou-se destacar os modos básicos de relacionamento possíveis entre empresas nesta relação, a saber o Relacionamento Conflitivo, e o Relacionamento Cooperativo; e suas implicações sobre a criação de vantagens competitivas a partir da implementação de um ou de outro modelo. Como exemplo de modelos de integração, que alavancaram o estabelecimento de vantagens estratégicas, se faz referência às Cadeias de Abastecimento, e às Terceirizações. Outro fator de análise desta obra, é o impacto destes modelos de integração e relacionamento na obtenção da Qualidade das organizações, em especial para a firma compradora. Aquilo que convencionou-se chamar "O Modelo Japonês de Administração" ou "Modelo de Produção sem Desperdício", é historicamente analisado, na intenção de se evidenciar sua contribuição como precursor de outras tantas formas de integração entre firmas. Neste aspecto são feitas referências diretas ao "Just in Time", filosofia administrativa extraída do "Sistema Toyota de Produção", que foi um divisor de águas para todo o mundo em relação aos conceitos de sincronização produtiva e eliminação de desperdícios de toda ordem. Como suporte a análise de um caso específico de aplicação das formas de integração entre uma empresa cliente e suas fornecedoras, procurou-se embasar as afirmações em modelos de organizações típicas, propostas por Giorgio Merli (Merli, 1990), a saber, as empresas "Burocrática", "Mercadológica", "Comprometida" e "Empreendimento". Relatou-se as implicações de diversos aspectos de interesse à situação específica de uma empresa nacional, tomada como referência, para o cruzamento dos conceitos extraídos em vários autores referidos neste texto, com a realidade das relações e das integrações estabeleci das na empresa em questão. Finalmente, foram determinadas correlações entre as formas de integração praticadas e a obtenção da Qualidade, bem como indicadas algumas tendências de procedimento para o relacionamento nesta interfaceAbstract: Not informedMestradoMestre em Qualidade[s.n.]Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em QualidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Vitor de Campos19981998-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/127355porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T16:06:00Zoai::127355Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-05T16:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
title |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
spellingShingle |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo Leite, Vitor de Campos Administração de empresas Relações trabalhistas - Japão Aprovisionamento industrial Gestão da qualidade total |
title_short |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
title_full |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
title_fullStr |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
title_full_unstemmed |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
title_sort |
Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo |
author |
Leite, Vitor de Campos |
author_facet |
Leite, Vitor de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017 Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Qualidade UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Vitor de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Relações trabalhistas - Japão Aprovisionamento industrial Gestão da qualidade total |
topic |
Administração de empresas Relações trabalhistas - Japão Aprovisionamento industrial Gestão da qualidade total |
description |
Orientador: Maria Carolina de Azevedo F. de Souza |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760 LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760 |
identifier_str_mv |
LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/127355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 111f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188808065810432 |