Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vitor de Campos
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760
Resumo: Orientador: Maria Carolina de Azevedo F. de Souza
id UNICAMP-30_4fe760ac66468b680c5dbbc75c9ba4a7
oai_identifier_str oai::127355
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivoAdministração de empresasRelações trabalhistas - JapãoAprovisionamento industrialGestão da qualidade totalOrientador: Maria Carolina de Azevedo F. de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação CientificaResumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma dissertação sobre a integração cliente-fornecedor, e toda a gama de transformações ocorridas historicamente nesta interface, cujas conseqüências encontram-se em evidência no ambiente de globalização em que se inserem as organizações industriais atualmente. Procurou-se destacar os modos básicos de relacionamento possíveis entre empresas nesta relação, a saber o Relacionamento Conflitivo, e o Relacionamento Cooperativo; e suas implicações sobre a criação de vantagens competitivas a partir da implementação de um ou de outro modelo. Como exemplo de modelos de integração, que alavancaram o estabelecimento de vantagens estratégicas, se faz referência às Cadeias de Abastecimento, e às Terceirizações. Outro fator de análise desta obra, é o impacto destes modelos de integração e relacionamento na obtenção da Qualidade das organizações, em especial para a firma compradora. Aquilo que convencionou-se chamar "O Modelo Japonês de Administração" ou "Modelo de Produção sem Desperdício", é historicamente analisado, na intenção de se evidenciar sua contribuição como precursor de outras tantas formas de integração entre firmas. Neste aspecto são feitas referências diretas ao "Just in Time", filosofia administrativa extraída do "Sistema Toyota de Produção", que foi um divisor de águas para todo o mundo em relação aos conceitos de sincronização produtiva e eliminação de desperdícios de toda ordem. Como suporte a análise de um caso específico de aplicação das formas de integração entre uma empresa cliente e suas fornecedoras, procurou-se embasar as afirmações em modelos de organizações típicas, propostas por Giorgio Merli (Merli, 1990), a saber, as empresas "Burocrática", "Mercadológica", "Comprometida" e "Empreendimento". Relatou-se as implicações de diversos aspectos de interesse à situação específica de uma empresa nacional, tomada como referência, para o cruzamento dos conceitos extraídos em vários autores referidos neste texto, com a realidade das relações e das integrações estabeleci das na empresa em questão. Finalmente, foram determinadas correlações entre as formas de integração praticadas e a obtenção da Qualidade, bem como indicadas algumas tendências de procedimento para o relacionamento nesta interfaceAbstract: Not informedMestradoMestre em Qualidade[s.n.]Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em QualidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Vitor de Campos19981998-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/127355porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T16:06:00Zoai::127355Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-05T16:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
title Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
spellingShingle Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
Leite, Vitor de Campos
Administração de empresas
Relações trabalhistas - Japão
Aprovisionamento industrial
Gestão da qualidade total
title_short Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
title_full Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
title_fullStr Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
title_full_unstemmed Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
title_sort Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade : um estudo de uma empresa do setor automotivo
author Leite, Vitor de Campos
author_facet Leite, Vitor de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Qualidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vitor de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Relações trabalhistas - Japão
Aprovisionamento industrial
Gestão da qualidade total
topic Administração de empresas
Relações trabalhistas - Japão
Aprovisionamento industrial
Gestão da qualidade total
description Orientador: Maria Carolina de Azevedo F. de Souza
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760
LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760
identifier_str_mv LEITE, Vitor de Campos. Integração cliente-fornecedor na estrategia de qualidade: um estudo de uma empresa do setor automotivo. 1998. 111f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585760. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/127355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188808065810432