Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Eliane Aparecida
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693
Resumo: Orientador: Cleiton de Oliveira
id UNICAMP-30_508c9937e4bccfb58ca259fae868c3c0
oai_identifier_str oai::115333
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São PauloEnsino supletivo - São Paulo (Estado)Educação de adultosEducação do adolescenteOrientador: Cleiton de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em plena ditadura militar foi promulgada a lei 5692/71, que dedicou atenção especial à Educação de Jovens e Adultos não escolarizados ou semi-escolarizados de forma nunca dantes considerada. A lei dividiu o sistema educacional em dois subsistemas: o Ensino Regular e o Ensino Supletivo, posto em prática através de cursos e/ou exames, quando foi prevista uma escola pública para jovem e adulto trabalhador. o objeto deste trabalho é analisar um tipo de escola, denominada de escolafunção, sigla CEES, que chegou no Estado de São Paulo no início da década de 80, atingindo um total de 17 escolas até o ano de 1994, período abrangido por esta pesquisa. Este estudo considerou os condicionantes econômicos, políticos e sociais que permearam a Educação de Adultos havidos antes e após a lei 5692/71, o percurso da escola-função desde a sua criação até sua realização atual bem como a crítica emergente que julga essa escola como local onde não há socialização e cujos resultados são pouco significativos. Considerações foram feitas sobre esse embateAbstract: At the time of military dictatorship the law 5692/71 carne into force giving special attention to Adult Education, theme never treated before in the same way. According to this law Education was divided into two branches: Regular Education and Education directed towards Illiterate or Semi-Illiterate Adults and Youth whose performance could be evaluated through courses or/and official exams. This special branch also forsaw the possibility to offer a public school to adult and young workers. The aim of this study is to analyse this school, called function-school, abbreviation CEES in the state of São Paulo in the early 80' s till 1994 when there were 17 schools. This research considers the economic, political and social aspects of Adult Education before and after the law, the moment the function-schools were created, the origin of criticisms which claim that there is no interaction among students, no socialization and the results are insignificant and also their present situation. Some suggestions are made in order to improve these schoolsMestradoMestre em Educação[s.n.]Oliveira, Cleiton de, 1944-2021Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorres, Eliane Aparecida19971997-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693TORRES, Eliane Aparecida. Uma abordagem sobre o ensino supletivo: o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo. 1997. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115333porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:29:34Zoai::115333Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:29:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
title Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
spellingShingle Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
Torres, Eliane Aparecida
Ensino supletivo - São Paulo (Estado)
Educação de adultos
Educação do adolescente
title_short Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
title_full Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
title_fullStr Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
title_sort Uma abordagem sobre o ensino supletivo : o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo
author Torres, Eliane Aparecida
author_facet Torres, Eliane Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cleiton de, 1944-2021
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Eliane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino supletivo - São Paulo (Estado)
Educação de adultos
Educação do adolescente
topic Ensino supletivo - São Paulo (Estado)
Educação de adultos
Educação do adolescente
description Orientador: Cleiton de Oliveira
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693
TORRES, Eliane Aparecida. Uma abordagem sobre o ensino supletivo: o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo. 1997. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693
identifier_str_mv TORRES, Eliane Aparecida. Uma abordagem sobre o ensino supletivo: o centro estadual de educação supletiva no Estado de São Paulo. 1997. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584693. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
189f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188797086171136