Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Zan |
id |
UNICAMP-30_51858f225b8a4734c0175c05c7e2ee6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1091658 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homensTo shout the sky : singing as female disobedience to the culture of menCantoEstudos de gêneroIndústria musicalMúsica popular brasileiraSingingGender studiesMusic tradeBrazilian popular musicOrientador: José Roberto ZanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho nasceu de duas perguntas: Por que as mulheres se destacaram na indústria fonográfica brasileira como cantoras-intérpretes, predominando os homens como cantautores, instrumentistas, compositores, produtores e críticos musicais? E por que muitos cantores se relacionam de maneira conflituosa com os instrumentistas que os acompanham? Formado por uma tese escrita e uma performance, desenvolveu-se a partir da análise - e dos efeitos gerados em sua autora/intérprete - de três importantes espetáculos de música popular brasileira: Rosa dos ventos, o show encantado (1971), de Maria Bethânia; Falso brilhante (1975), de Elis Regina e A mulher do fim do mundo (2015), de Elza Soares. Nestas, procurou-se enfocar as relações profissionais e afetivas estabelecidas entre seus agentes, os processos de criação e construção dos espetáculos, o reflexo sobre público e a crítica especializada e os diálogos com a trajetória da própria autora do presente trabalho como musicistaAbstract: The present work was born from two questions: Why did women stand out in the Brazilian music industry as singer-performers, with men predominating as songwriters, instrumentalists, composers, producers and music critics? And why do many singers relate in a conflictive way to the instrumentalists who accompany them? Formed by a written thesis and a performance, it was developed from the analysis - and the effects generated in its author / interpreter - of three important Brazilian popular music shows: Rosa dos Ventos, o show encantado (1971), by Maria Bethânia; Falso brilhante (1975), by Elis Regina and A mulher do fim do mundo (2015), by Elza Soares. The aim was to focus on the professional and affective relationships established between its agents, the processes of creation and construction of the spectacles, the reflection on the public and the specialized critique and the dialogues with the trajectory of the author of the present work as a musicianDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em MúsicaCAPES[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Paixão, Alexandro HenriqueMachado, ReginaGarcia, Tania da CostaSantanna, MarildaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Bruna Queiroz, 198620192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091658Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-19T11:27:22Zoai::1091658Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-19T11:27:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens To shout the sky : singing as female disobedience to the culture of men |
title |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
spellingShingle |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens Prado, Bruna Queiroz, 1986 Canto Estudos de gênero Indústria musical Música popular brasileira Singing Gender studies Music trade Brazilian popular music |
title_short |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
title_full |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
title_fullStr |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
title_full_unstemmed |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
title_sort |
Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens |
author |
Prado, Bruna Queiroz, 1986 |
author_facet |
Prado, Bruna Queiroz, 1986 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, José Roberto, 1948- Paixão, Alexandro Henrique Machado, Regina Garcia, Tania da Costa Santanna, Marilda Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Bruna Queiroz, 1986 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Estudos de gênero Indústria musical Música popular brasileira Singing Gender studies Music trade Brazilian popular music |
topic |
Canto Estudos de gênero Indústria musical Música popular brasileira Singing Gender studies Music trade Brazilian popular music |
description |
Orientador: José Roberto Zan |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853 PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853 |
identifier_str_mv |
PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091658 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189147097694208 |