Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Bruna Queiroz, 1986
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853
Resumo: Orientador: José Roberto Zan
id UNICAMP-30_51858f225b8a4734c0175c05c7e2ee6c
oai_identifier_str oai::1091658
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homensTo shout the sky : singing as female disobedience to the culture of menCantoEstudos de gêneroIndústria musicalMúsica popular brasileiraSingingGender studiesMusic tradeBrazilian popular musicOrientador: José Roberto ZanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho nasceu de duas perguntas: Por que as mulheres se destacaram na indústria fonográfica brasileira como cantoras-intérpretes, predominando os homens como cantautores, instrumentistas, compositores, produtores e críticos musicais? E por que muitos cantores se relacionam de maneira conflituosa com os instrumentistas que os acompanham? Formado por uma tese escrita e uma performance, desenvolveu-se a partir da análise - e dos efeitos gerados em sua autora/intérprete - de três importantes espetáculos de música popular brasileira: Rosa dos ventos, o show encantado (1971), de Maria Bethânia; Falso brilhante (1975), de Elis Regina e A mulher do fim do mundo (2015), de Elza Soares. Nestas, procurou-se enfocar as relações profissionais e afetivas estabelecidas entre seus agentes, os processos de criação e construção dos espetáculos, o reflexo sobre público e a crítica especializada e os diálogos com a trajetória da própria autora do presente trabalho como musicistaAbstract: The present work was born from two questions: Why did women stand out in the Brazilian music industry as singer-performers, with men predominating as songwriters, instrumentalists, composers, producers and music critics? And why do many singers relate in a conflictive way to the instrumentalists who accompany them? Formed by a written thesis and a performance, it was developed from the analysis - and the effects generated in its author / interpreter - of three important Brazilian popular music shows: Rosa dos Ventos, o show encantado (1971), by Maria Bethânia; Falso brilhante (1975), by Elis Regina and A mulher do fim do mundo (2015), by Elza Soares. The aim was to focus on the professional and affective relationships established between its agents, the processes of creation and construction of the spectacles, the reflection on the public and the specialized critique and the dialogues with the trajectory of the author of the present work as a musicianDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em MúsicaCAPES[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Paixão, Alexandro HenriqueMachado, ReginaGarcia, Tania da CostaSantanna, MarildaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Bruna Queiroz, 198620192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091658Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-19T11:27:22Zoai::1091658Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-19T11:27:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
To shout the sky : singing as female disobedience to the culture of men
title Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
spellingShingle Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
Prado, Bruna Queiroz, 1986
Canto
Estudos de gênero
Indústria musical
Música popular brasileira
Singing
Gender studies
Music trade
Brazilian popular music
title_short Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
title_full Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
title_fullStr Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
title_full_unstemmed Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
title_sort Para gritar o céu : o canto como desobediência feminina à cultura dos homens
author Prado, Bruna Queiroz, 1986
author_facet Prado, Bruna Queiroz, 1986
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, José Roberto, 1948-
Paixão, Alexandro Henrique
Machado, Regina
Garcia, Tania da Costa
Santanna, Marilda
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Bruna Queiroz, 1986
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Estudos de gênero
Indústria musical
Música popular brasileira
Singing
Gender studies
Music trade
Brazilian popular music
topic Canto
Estudos de gênero
Indústria musical
Música popular brasileira
Singing
Gender studies
Music trade
Brazilian popular music
description Orientador: José Roberto Zan
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853
PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853
identifier_str_mv PRADO, Bruna Queiroz. Para gritar o céu: o canto como desobediência feminina à cultura dos homens. 2019. 1 recurso online (129 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636853. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091658
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138539958435840