Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arvigo, Maria Cláudia, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442
Resumo: Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
id UNICAMP-30_5194bc4be0d6541816615ba029db400a
oai_identifier_str oai::796086
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de LinguagemTense and grammatical aspect in Specific Language ImpairmentDéficit Específico de Linguagem em criançasGramática comparada e geral - AnáliseGramatica comparada e geral - Tempo verbalGramatica comparada e geral - LexicologiaSpecific language impairment in childrenGrammar, Comparative and general - AspectGrammar, Comparative and general - TenseGrammar, Comparative and general - LexicologyOrientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Crianças acometidas pelo Déficit Específico de Linguagem (DEL) apresentam dificuldades na composição da estrutura gramatical de sua língua. Uma das dificuldades mais documentadas refere-se à morfologia de tempo, sendo que esta categoria funcional pode ser omitida assistematicamente ou substituída de forma irregular. Tempo e Aspecto encontram-se relacionados intrinsecamente, impossibilitando o estudo do primeiro sem a observação do segundo. Estudos anteriores referem que crianças com DEL apresentam bom reconhecimento de temporalidade (passado, presente e futuro), mas encontram relativa dificuldade em compreender a relação entre eventos completos/ incompletos e o passado progressivo (aspecto gramatical imperfectivo). Este comportamento seria resultado de uma baixa sensibilidade às propriedades aspectuais, evidenciada pela pouca ou nenhuma variação do desempenho com relação ao aspecto lexical. Tais resultados referem-se a pesquisas com crianças anglófonas, já o presente estudo buscou verificar se o mesmo ocorre em crianças com DEL adquirindo o português brasileiro. Resultados encontrados demonstram que os indivíduos participantes apresentam variações em seu comportamento que podem ser atribuídas à presença do aspecto lexical, enfraquecendo a hipótese da insensibilidade aspectual, ao menos no que se refere ao português brasileiro. Outra questão abordada foi a distinção entre evento e não-evento por meio de pares de figuras representando um evento e um objeto tanto com verbos e nomes existentes na língua como com palavras novas ou pseudopalavras. O que se viu foi o melhor desempenho com verbos, demonstrando sensibilidade às pistas morfológicas ao menos com palavras pertencentes ao léxicoAbstract: Children affected by the Specific Language Impairment (SLI) have difficulties with the composition of the grammatical structure of their language. One of the most documented difficulties concerns the tense morphology, a functional category that can be unsystematically omitted or irregularly replaced. Tense and Aspect are intrinsically linked, making it impossible to study the first without observing the latter. According to previous researches, children with SLI show good recognition of temporality (past, present and future), but find relative difficulty in understanding the relationship between complete/ incomplete events and past progressive (imperfective grammatical aspect). This behavior would be the result of a low sensitivity to the aspectual proprieties, evidenced by little or no change in performance with regards to lexical aspect. These results have been seen in other researches with English-speaking children, and this study sought to verify whether the same occurs in children with SLI acquiring Brazilian Portuguese. Results have shown that individuals vary in their behavior, which can be attributed to the presence of lexical aspect, weakening the hypothesis of aspectual insensitivity, at least in relation to Brazilian Portuguese. Another issue discussed was the distinction between event and nonevent by means of pairs of figures representing an event and an object with both real verbs and real nouns as with new verbs and nouns or pseudo-words. What we saw was that the best performance happened with verbs, demonstrating sensitivity to morphological clues at least with words belonging to the lexiconMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-Wachowicz, Teresa CristinaGregolin, Reny MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArvigo, Maria Cláudia, 1980-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442ARVIGO, Maria Cláudia. Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796086porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:16:51Zoai::796086Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:16:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
Tense and grammatical aspect in Specific Language Impairment
title Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
spellingShingle Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
Arvigo, Maria Cláudia, 1980-
Déficit Específico de Linguagem em crianças
Gramática comparada e geral - Análise
Gramatica comparada e geral - Tempo verbal
Gramatica comparada e geral - Lexicologia
Specific language impairment in children
Grammar, Comparative and general - Aspect
Grammar, Comparative and general - Tense
Grammar, Comparative and general - Lexicology
title_short Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
title_full Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
title_fullStr Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
title_full_unstemmed Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
title_sort Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem
author Arvigo, Maria Cláudia, 1980-
author_facet Arvigo, Maria Cláudia, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
Wachowicz, Teresa Cristina
Gregolin, Reny Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Arvigo, Maria Cláudia, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Déficit Específico de Linguagem em crianças
Gramática comparada e geral - Análise
Gramatica comparada e geral - Tempo verbal
Gramatica comparada e geral - Lexicologia
Specific language impairment in children
Grammar, Comparative and general - Aspect
Grammar, Comparative and general - Tense
Grammar, Comparative and general - Lexicology
topic Déficit Específico de Linguagem em crianças
Gramática comparada e geral - Análise
Gramatica comparada e geral - Tempo verbal
Gramatica comparada e geral - Lexicologia
Specific language impairment in children
Grammar, Comparative and general - Aspect
Grammar, Comparative and general - Tense
Grammar, Comparative and general - Lexicology
description Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442
ARVIGO, Maria Cláudia. Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442
identifier_str_mv ARVIGO, Maria Cláudia. Tempo e aspecto gramatical no Déficit Específico de Linguagem. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615442. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189055000215552