Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900 |
Resumo: | Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan |
id |
UNICAMP-30_51d5085f053bc46c435a1284dff2e7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1062509 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuadaDances in TNR : teacher's moviments in continuing educationProfessores - FormaçãoFormação continuada de professorAtendimento educacional especializadoPesquisa - NarrativasTeacher trainingContinuing teacher trainingSpecialized educational serviceResearch - NarrativesOrientador: Maria Teresa Eglér MantoanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta tese de Doutorado analisei como professores se apropriaram de um sistema especialmente criado, na internet, para promover a formação continuada e autônoma em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse sistema se chama Todos Nós em Rede (TNR) e trata-se de um espaço virtual criado no design participativo (BARANAUSKAS, MARTINS e VALENTE, 2013). Estabeleci como objetivo conhecer como as professoras participantes se apropriaram do caráter autônomo de formação, oferecido pelo sistema, para compartilharem seus problemas, resolverem suas dúvidas. Tive como hipótese que um ambiente, tal como proposto pelo TNR, contribuiria para o processo de formação continuada docente, uma vez que trazia algo novo, ou seja, a construção autônoma e participativa de conhecimentos. Eu imaginava que bastaria existir o convite feito pelo TNR para que as professoras entrassem na rede e atuassem de forma autônoma e proativa aprimorando suas práticas de AEE. Conduzi meus estudos pelo caminho metodológico da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2015) em educação. Estabeleci como meus intercessores, entre outros, Jorge Larrosa (2015) que me auxiliou a perceber o valor da experiência; Paulinho da Viola (1969), Gilberto Gil (1977), Chico Buarque, Edu Lobo (1987), Tom Jobim (1980) mostraram a delicadeza do momento e a amplitude que a poesia trouxe ao meu pensamento; Gilles Deleuze e Felix Guattari (1992) revelaram a força das experiências em múltiplos traçados das linhas de fuga, o que me apoiou em meus questionamentos. Maria Teresa Mantoan (2006), Tomaz Tadeu da Silva, (2002), Flávio Pierucci (1999) e Carlos Drummond de Andrade (1988) auxiliaram-me a pensar sobre a irredutível diferença. Fui, ainda, bastante influenciada pela música, poesia e arte. Concluí que minha hipótese não foi confirmada, dado que percebi muitas nuances que mostravam os comportamentos das professoras, mostrando diferentes modos de apropriação do sistema. A estrutura inovadora do TNR não garantiu a participação autônoma e as atitudes proativas das professoras. Ao final, o título dessa tese, falando em danças, tem relação com a multiplicidade dos movimentos analisados e que não se encaixam em uma estrutura única de apenas uma manifestação da dançaAbstract: In this thesis, I analysed how teachers have appropriated a specially created system on the internet, to promote continuing and autonomous education in Specialized Educational Assistance (SEA). This system is called All of us Networked (TNR) and it is a virtual space created in participatory design (BARANAUSKAS, MARTINS and VALENTE, 2013). I established as a goal to understand how the participating teachers appropriated the autonomous character of training offered by the system to share their problems and solve their doubts. I hypothesized that an environment as proposed by the TNR would contribute to the process of continuing teacher education since it brought something new, that is, the autonomous and participatory construction of knowledge. I imagined that it would be enough to have the invitation made by the TNR so that the teachers would join the network and act autonomously improving their SEA practices. I conducted my studies through the methodological approach of Narrative Research (CLANDININ & CONNELLY, 2015) in education. I established as my intercessors, among others, Jorge Larrosa (2015) who helped me realize the value of experience; Paulinho da Viola (1969), Gilberto Gil (1977), Chico Buarque, Edu Lobo (1987), Tom Jobim (1980) showed the delicacy of the moment and the amplitude that poetry brought to my thinking; Gilles Deleuze and Felix Guattari (1992) revealed the strength of the experience in multiple traces of escape routes, which supported my questionings. Maria Teresa Mantoan (2006), Tomaz Tadeu da Silva (2002), Flávio Pierucci (1999) and Carlos Drummond de Andrade (1988) helped me think about the irreducible difference. I was still very influenced by music, poetry and art. I concluded that my hypothesis was not confirmed, since I perceived many scape routes reflecting the behaviours of the teachers showing different ways of appropriating the system. The innovative structure of TNR was not enough to guarantee full and autonomous participation of the teachers. In the end, the title of this thesis, speaking in dances, has to do with the multiplicity of analysed movements that do not fit into a unique structure of only one manifestation of danceDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em EducaçãoCAPES1285/2009[s.n.]Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-Baranauskas, Maria Cecilia CalaniCarrico, Janaína Speglish de AmorimMachado, RosangelaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaptista, Maria Isabel Sampaio Dias, 1963-20182018-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (277 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900BAPTISTA, Maria Isabel Sampaio Dias. Danças no TNR: movimentos de professores em formação continuada. 2018. 1 recurso online (277 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062509Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T11:08:25Zoai::1062509Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-19T11:08:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada Dances in TNR : teacher's moviments in continuing education |
title |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
spellingShingle |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada Baptista, Maria Isabel Sampaio Dias, 1963- Professores - Formação Formação continuada de professor Atendimento educacional especializado Pesquisa - Narrativas Teacher training Continuing teacher training Specialized educational service Research - Narratives |
title_short |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
title_full |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
title_fullStr |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
title_full_unstemmed |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
title_sort |
Danças no TNR : movimentos de professores em formação continuada |
author |
Baptista, Maria Isabel Sampaio Dias, 1963- |
author_facet |
Baptista, Maria Isabel Sampaio Dias, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943- Baranauskas, Maria Cecilia Calani Carrico, Janaína Speglish de Amorim Machado, Rosangela Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Maria Isabel Sampaio Dias, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Formação continuada de professor Atendimento educacional especializado Pesquisa - Narrativas Teacher training Continuing teacher training Specialized educational service Research - Narratives |
topic |
Professores - Formação Formação continuada de professor Atendimento educacional especializado Pesquisa - Narrativas Teacher training Continuing teacher training Specialized educational service Research - Narratives |
description |
Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-08-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900 BAPTISTA, Maria Isabel Sampaio Dias. Danças no TNR: movimentos de professores em formação continuada. 2018. 1 recurso online (277 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Maria Isabel Sampaio Dias. Danças no TNR: movimentos de professores em formação continuada. 2018. 1 recurso online (277 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634900. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062509 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (277 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189134492762112 |