O uso de duetos como recurso pedagógico na formação do aluno : proposta de elaboração de partes de segundo violino com nível técnico-musical equivalente em Estudos selecionados de Rodolphe Kreutzer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nitchepurenco, Ivenise, 1988-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17425
Resumo: Orientador: Adonhiran Bernard de Almeida Reis
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spelling O uso de duetos como recurso pedagógico na formação do aluno : proposta de elaboração de partes de segundo violino com nível técnico-musical equivalente em Estudos selecionados de Rodolphe KreutzerThe use of duets as a pedagogical resource in student formation : proposal of second violin parts elaboration with the equivalent technical-musical level in selected Studies of Rodolphe KreutzerKreutzer, Rodolphe, 1766-1831ViolinoDuetosViolinDuetsOrientador: Adonhiran Bernard de Almeida ReisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArteResumo: Rodolphe Kreutzer (1766 - 1831) é uma figura de destaque na história do ensino de violino. Originário de Versalhes, França, exerceu várias funções como professor de violino, solista, compositor e regente de orquestra. Sua contribuição como docente no Conservatório de Paris, fundado em 1795, desempenhou um papel fundamental na alteração da metodologia de ensino da instituição. Seus 42 Estudos para Violino, publicados pela primeira vez em 1805 ainda com 40 números, permanecem relevantes até hoje nos currículos de conservatórios e universidades de música do mundo todo. Como complementação pedagógica aos métodos e estudos de violino, observamos que a prática de duetos oferece benefícios significativos aos alunos. Unindo esses dois temas, este trabalho propõe uma abordagem diferente para alguns dos 42 Estudos de Kreutzer. O objetivo é elaborar uma parte acrescentada para os Estudos 3, 8, 11, 17 e 24 (numeração segundo a edição de Galamian, 1963), de forma que ambas as partes explorem os mesmos desafios técnicos da parte composta por Kreutzer. Esta abordagem difere das versões existentes, onde o segundo violino costuma ser tecnicamente mais simples do que o primeiro. O trabalho está dividido em dois capítulos, com o primeiro capítulo dividido em três seções. A primeira seção apresenta a biografia de Kreutzer e contextualiza as mudanças no ensino de violino no Conservatório de Paris decorrentes dos novos ideais advindos da Revolução Francesa. A segunda seção aborda as diferentes denominações utilizadas nas capas das edições dos Estudos de Kreutzer, propondo definições para esclarecer tais variações. A seção final do capítulo trata da discrepância de informações em relação à data da primeira publicação dos 40 Estudos. O segundo capítulo está dividido em duas seções. A primeira, discute os benefícios da aplicação de duetos nas aulas individuais de violino, com enfoque na abordagem de música de câmara. A segunda seção trata, no início, dos Estudos enquanto gênero composicional, intersecionando o âmbito da Performance com a Composição. Em seguida, categoriza os Estudos conforme os aspectos técnicos que apresentam. Ao final, a parte composicional é elaborada, apoiando-se na revisão de literatura a partir de autores que abordam os Estudos de Kreutzer do ponto de vista da performance. As partituras resultantes estão disponíveis no apêndice do trabalhoAbstract: Rodolphe Kreutzer (1766 - 1831) is a prominent figure in the history of violin teaching. Born in Versailles, France, he held several roles in the field, such as violin teacher soloist, composer and orchestra conductor. His contribution as a teacher at the Paris Conservatory, founded in 1795, played a fundamental role in changing the institution's teaching methodology. His 42 Violin Studies, first published in 1805 with only 40 numbers, continue to be in the curriculum of music conservatories and universities worldwide. As a pedagogical complement to violin methods and studies, we observed that the practice of duets offers significant advantages to students. By combining these two themes, this work proposes a different approach to some of Kreutzer's 42 Studies. The aim is to prepare an added part for Studies 3, 8, 11, 17 and 24 (numbering according to the Galamian’s edition, 1963) so that both parts can explore the same technical challenges of the part composed by Kreutzer. This approach differs from previous versions, where the second violin is often technically simpler than the first. This work is divided into two chapters, and the first chapter is divided into three sections. The first section presents Kreutzer's biography and contextualizes the changes in violin teaching at the Paris Conservatory, which are the results of the new ideals arising from the French Revolution. The second section addresses the different denominations used on the covers of the Kreutzer Studies editions, proposing definitions to clarify such variations. The final section of the chapter deals with the discrepancy in the available information regarding the date of the 40 Studies’s first publication. The second chapter is divided into two sections. The first section discusses the benefits of applying duets in individual violin lessons, focusing on the chamber music approach. The second section initially discusses Studies as a compositional genre and explains the intersection between performance and composition. Then, it categorizes the Kreutzer Studies according to the technical aspects they present. Finally, the compositional part is elaborated, based on a literature review from authors who approach Kreutzer Studies from a performance point of view. The resulting scores are available in the appendixAbertoMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Reis, Adonhiran, 1982-Neves, Marcus Vinícius Sant'Anna HeldAmato, Luiz Britto PassosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNitchepurenco, Ivenise, 1988-20232023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17425NITCHEPURENCO, Ivenise. O uso de duetos como recurso pedagógico na formação do aluno: proposta de elaboração de partes de segundo violino com nível técnico-musical equivalente em Estudos selecionados de Rodolphe Kreutzer. 2023. 1 recurso online (214 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Arte, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17425. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384611Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384611Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-14T17:57:21Zoai::1384611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-14T17:57:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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