Escolarização e variação linguistica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Erimita Cunha de Miranda
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107
Resumo: Orientador: Mauricio Gnerre
id UNICAMP-30_5338e052071fdf4a3ab8f3ac329fd23d
oai_identifier_str oai::56162
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escolarização e variação linguisticaLinguagem e culturaSociolinguísticaOrientador: Mauricio GnerreDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Através do estudo da concordância entre o sintagma verbal e o sintagma nominal sujeito, em gravações da fala de dezessete adolescentes de nível sócio-econômico baixo, residentes em bairros populares de Salvador (BA) e concluintes da oitava série do Primeiro Grau, a pesquisa procurou verificar se a escola exerce influência sobre a linguagem oral. Para grupo de controle, foram gravados dezessete adolescentes, tambêm de nível sócio-econômico baixo, da mesma área habitacional, mas semi-alfabetizados. Todas as ocorrências de sujeito plural do corpus foram levantadas e um estudo comparativo foi estabelecido entre o grupo de informantes de oitava série e os adolescentes semi-alfabetizados, com base nas porcentagens relativas à aplicação da regra de concordância. Nesse estudo, utilizaram-se quatro variáveis lingüísticas - morfológica, estilística, posicional e constituição do sintagma nominal sujeito - e duas variáveis sociais: sexo e idade. O confronto entre os dois grupos de informantes mostra diferença acentuada entre eles, com porcentagens mais altas para o grupo de escolarizados. Considerando-se, entretanto, o comportamento das variáveis lingúísticas, com exceção da estilística, os dois grupos se identifcam quanto às tendências observadas. Os resultados referentes à variável estilística apontam para o grupo escolarizado maior condição de modificar a produção lingüística para atender a uma diferença de contexto, sobretudo entre os informantes mais velhosResumé: Par l'étude de la concordance entre le verbe et le sujet, faite á l'aide de bandes enregistrées de la langue de 17 adolescents de bas niveau socio-économique habitants des quartiers populaires de Salvador (BA) et en fin de 8éme série de premier degré, notre recherche a eu pour but de vérifier si l'école exerce une influence sur le langage parlé. Pour servir de groupe contrôle nous avons enregistré 17 adolescents de bas niveau économique, habitants la même zône mais semi-analphabêtes. Toutes les façons d'apparaitre du sujet pluriel dans le corpus furent 11 objet d'une étude comparatíve établie entre le groupe des informateurs de 8éme série et les adolescents semi-analphabêtes, en ayant comme base les pourcentages relatifs á l'application de la régle de concordance. Dans cette étude nous avons utilisé quatre variantes linguistiques: variante morphologique et stylistíque, variante de la position du sujet et de la maniére d'être de la phrase-sujet et deux variantes sociales: âge et séxe. La comparaison entre les deux groupes montrent une différence accentuée entre eux avec des pourcentages pius élevés pour le groupe des scolarisés. Prenant surtout en considératíon le comportement des variantes linguistiques - á l'exception de la styiistique - nous avons constatéque les deux groupes s'identifient quant aux tendances observées. Les résultats inhérents á la variante stylistique signalent pour le groupe scolarisé plus d'aptitude á modifier la production linguistique dans une différence de contexte et ceci surtout parmi les plus âgésMestradoMestre em Linguística[s.n.]Gnerre, MauricioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMotta, Erimita Cunha de Miranda1979info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107MOTTA, Erimita Cunha de Miranda. Escolarização e variação linguistica. 1979. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/56162porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T00:42:28Zoai::56162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T00:42:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização e variação linguistica
title Escolarização e variação linguistica
spellingShingle Escolarização e variação linguistica
Motta, Erimita Cunha de Miranda
Linguagem e cultura
Sociolinguística
title_short Escolarização e variação linguistica
title_full Escolarização e variação linguistica
title_fullStr Escolarização e variação linguistica
title_full_unstemmed Escolarização e variação linguistica
title_sort Escolarização e variação linguistica
author Motta, Erimita Cunha de Miranda
author_facet Motta, Erimita Cunha de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gnerre, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Erimita Cunha de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e cultura
Sociolinguística
topic Linguagem e cultura
Sociolinguística
description Orientador: Mauricio Gnerre
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107
MOTTA, Erimita Cunha de Miranda. Escolarização e variação linguistica. 1979. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107
identifier_str_mv MOTTA, Erimita Cunha de Miranda. Escolarização e variação linguistica. 1979. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580107. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/56162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138300473114624