Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morello, Marcelo Guimarães
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297
Resumo: Orientador: Katia Lucchesi Cavalca
id UNICAMP-30_5344b4963e3be24e8c9b657840499493
oai_identifier_str oai::359207
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercialReduction of the failure tree based in critical rank: application to commercial vehicles transmissionConfiabilidade (Probabilidades)Falha de sistema (Engenharia)Veiculos comerciaisPlanejamento experimentalReliabilityFailure tree analysisCommercial vehiclesDesign of experimentsOrientador: Katia Lucchesi CavalcaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O trabalho tem como objetivo determinar a vida útil de componentes de veículos comerciais, e obter uma árvore de falha (Failure Tree Analyis-FTA) reduzida para caixas de câmbio. Nesta redução são utilizados modelos estatísticos de confiabilidade para ajustar os parâmetros dos componentes que geram falhas, sendo complementada com uma aplicação de planejamento fatorial com dois fatores, para se identificar os componentes mais sensíveis à variação dos parâmetros nas distribuições de confiabilidade. A árvore de falhas foi construída considerando os seguintes parâmetros: vida característica (a) e parâmetro de forma (b), para distribuição de Weibull, e para as distribuições Lognormal e Normal, vida média (µ) e desvio-padrão (s) para cada componente. Considerando os componentes mais críticos com a utilização da FTA, pode-se reduzir a árvore de falhas em relação ao número de componentes, em aproximadamente em 30%, facilitando o direcionamento de melhorias em função do aumento da confiabilidade do produto, neste caso, caixas de câmbio. Esse método pode ser ampliado a outros sistemas de um veículo, permitindo a modelagem estatística do sistema, para a identificação dos principais componentes que causam ou conduzem às falhas em determinadas quilometragensAbstract: This work has the objective of assembling a reduced fault tree for sensitivity analysis applied to gearboxes in commercial vehicles. This reduction contains the study of the most representative statistical models for reliability evaluation of all components of the system that generate failures, being complemented with an application of factorial planning with two factors to identify the most sensible components to the variation of the parameters in the reliability distributions. Thus, fault tree was constructed from the factors: characteristic life (a) and parameters form (b) to Weibull distribution and life mean (µ) and standard deviation (s) to Normal and Lognormal distribution, for each component. With these techniques, the FTA can be reduced as well as the number of components around 30%, whose contributes directly in the improvement of the product¿s reliability, in this case, gearboxes. This method can be extended to other systems of a vehicle, allowing the statistical modeling of the system that can also contribute to the identification of the main components that are the cause or lead to the failures in specific kilometersMestradoMecânica dos Sólidos e ProjetosMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Dedini, Katia Lucchesi Cavalca, 1963-Amaral, Daniel CapalboButton, Sérgio ToniniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorello, Marcelo Guimarães20052005-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297MORELLO, Marcelo Guimarães. Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade: aplicação em transmissãp de veiculo comercial. 2005. 132p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359207porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:20:52Zoai::359207Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
Reduction of the failure tree based in critical rank: application to commercial vehicles transmission
title Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
spellingShingle Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
Morello, Marcelo Guimarães
Confiabilidade (Probabilidades)
Falha de sistema (Engenharia)
Veiculos comerciais
Planejamento experimental
Reliability
Failure tree analysis
Commercial vehicles
Design of experiments
title_short Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
title_full Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
title_fullStr Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
title_full_unstemmed Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
title_sort Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade : aplicação em transmissãp de veiculo comercial
author Morello, Marcelo Guimarães
author_facet Morello, Marcelo Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dedini, Katia Lucchesi Cavalca, 1963-
Amaral, Daniel Capalbo
Button, Sérgio Tonini
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Morello, Marcelo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Confiabilidade (Probabilidades)
Falha de sistema (Engenharia)
Veiculos comerciais
Planejamento experimental
Reliability
Failure tree analysis
Commercial vehicles
Design of experiments
topic Confiabilidade (Probabilidades)
Falha de sistema (Engenharia)
Veiculos comerciais
Planejamento experimental
Reliability
Failure tree analysis
Commercial vehicles
Design of experiments
description Orientador: Katia Lucchesi Cavalca
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297
MORELLO, Marcelo Guimarães. Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade: aplicação em transmissãp de veiculo comercial. 2005. 132p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MORELLO, Marcelo Guimarães. Redução da arvore de falhas baseada no grau de criticidade: aplicação em transmissãp de veiculo comercial. 2005. 132p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188932692213760