Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Talita, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220
Resumo: Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter
id UNICAMP-30_537fe7d2b5b09b89885a7e3bfd138064
oai_identifier_str oai::1129235
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio NevesResignified landscapes : technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio NevesArte brasileira contemporâneaPaisagens na arteCrítica de artePensamento criativoArte - TécnicaCiberculturaContemporary Brazilian artLandscape in artArt criticismCreative thinkingArt - TechniqueCybercultureOrientador: Edson do Prado PfutzenreuterTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objeto desta pesquisa é a análise de séries fotográficas e instalações da produção poética de três artistas brasileiros, em que é adotada, como eixo norteador, noção não convencional de paisagem que perpassa a arte contemporânea em conjunto com as implicações da cultura tecnológica na reedição ou reordenamento da percepção humana face ao real. Correspondem ao corpus da pesquisa as instalações Uma vista (2002) e Coletivo (2008) de autoria de Cássio Vasconcellos, também algumas de suas fotografias aéreas, bem como duas videoinstalações que participaram da Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea no MAM-BA em 2005, quais sejam: Somewhere over the rainbow ¿ La Mer (2005) do artista Mario Cravo Neto e Outros Navios (2005) de Eustáquio Neves. Prioriza-se o(s) diálogo(s) que tais propostas artísticas suscitam entre o espaço institucional/expositivo, o virtual e a natureza alegórica das instalações, considerando a diluição entre categorias legitimadas da arte (paisagem e retrato) e a ênfase nos modos como as relações do sujeito (autor ou público) com tecnologias ópticas resgatam imaginários simbólicos, engendrando novas formas de percepção espaço-temporal na contemporaneidade. A noção de paisagem a ser considerada adentra o âmbito do invisível ¿ visão daquilo que se encontra no horizonte da cultura visual e, também, além do mundo sensível ¿, emergindo de uma demanda crítica acerca de elementos inauditos, inaparentes à primeira vista, lacunares (silenciosos) que atravessam certos discursos estéticos e históricos dominantes enunciados em imagens e na tessitura das propostas selecionadas. Logo, a análise das condições de produção das obras implica expor construções do olhar e discursos que permeiam os usos cotidianos de aparelhos tecnológicos imagéticos. As análises se fundamentam em escritos de Walter Benjamin e no paradoxo crítico da visão sem olhar/maquínica de aparelhos técnicos que imaginam o mundo e estimulam, acentuadamente, a percepção humana de realidades considerando escritos do teórico cultural e urbanista Paul VirilioAbstract: The object of this research is the analysis of photographic series and installations of poetic production of three Brazilian artists, in which it¿s adopted, as guiding axis, unconventional notion of landscape that permeates contemporary art in conjunction with the implications of technological culture in reissuing or reordering of human perception vis-à-vis the real. Match the corpus of the research the installations Uma vista (2002) and Coletivo (2008) by Cássio Vasconcellos, also some of his aerial photographs, as well as two video installations that participated in the Pan-African Exhibition of Contemporary Art in MAM-BA in 2005 namely: Somewhere over the rainbow ¿ La Mer (2005) by the artist Mario Cravo Neto and Outros Navios (2005) by Eustáquio Neves. Priority is given to the dialogue(s) that such artistic proposals evoke between the institutional/exhibition space, the virtual and the allegorical nature of the installations, considering the dilution of legitimate art categories (landscape and portrait) and the emphasis on the ways that the relations of the subject (author or public) with optical technologies redeem symbolic imaginary, engendering new forms of space-time perception in contemporaneity. The notion of landscape under consideration enters the scope of the invisible ¿ visions of the non-said of visual culture ¿ emerging from a critical demand about unheard of elements, not apparent at first sight, lacunar (silent) elements crossing certain dominant aesthetic and historical discourses enounced in images and in the weaving of the selected proposals. Therefore, the analysis of the conditions of production of the artworks implies to expose constructions of seeing and discourses that permeate the social and daily uses of imagery technological apparatus. The analysis are based on Walter Benjamin's writings and on the critical paradox of vision without looking/machinic vision of technical apparatus that imagine the world and strongly stimulate the human perception of realities considering the writings by cultural theorist and urbanist Paul VirilioDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes VisuaisCAPES1645083/1662615/88882; 435495/2019-01[s.n.]Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-Farina, Mauricius MartinsSalles, Filipe Mattos deFortes Junior, Hugo Fernando SalinasSpineli, Patricia KissUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Talita, 1985-20202020-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (237 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220MENDES, Talita. Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves. 2020. 1 recurso online (237 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129235Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T09:18:36Zoai::1129235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-14T09:18:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
Resignified landscapes : technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
title Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
spellingShingle Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
Mendes, Talita, 1985-
Arte brasileira contemporânea
Paisagens na arte
Crítica de arte
Pensamento criativo
Arte - Técnica
Cibercultura
Contemporary Brazilian art
Landscape in art
Art criticism
Creative thinking
Art - Technique
Cyberculture
title_short Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
title_full Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
title_fullStr Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
title_full_unstemmed Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
title_sort Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
author Mendes, Talita, 1985-
author_facet Mendes, Talita, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Farina, Mauricius Martins
Salles, Filipe Mattos de
Fortes Junior, Hugo Fernando Salinas
Spineli, Patricia Kiss
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Talita, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte brasileira contemporânea
Paisagens na arte
Crítica de arte
Pensamento criativo
Arte - Técnica
Cibercultura
Contemporary Brazilian art
Landscape in art
Art criticism
Creative thinking
Art - Technique
Cyberculture
topic Arte brasileira contemporânea
Paisagens na arte
Crítica de arte
Pensamento criativo
Arte - Técnica
Cibercultura
Contemporary Brazilian art
Landscape in art
Art criticism
Creative thinking
Art - Technique
Cyberculture
description Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220
MENDES, Talita. Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves. 2020. 1 recurso online (237 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220
identifier_str_mv MENDES, Talita. Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves. 2020. 1 recurso online (237 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639220. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129235
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (237 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189162429972480