Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721 |
Resumo: | Orientador: Vanessa Pellegrino Toledo |
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Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagemExperiences of families of children and adolescents with gender incongruence revealed through nursing consultationsEnfermagem no consultórioIdentidade de gêneroCriançasAdolescentesFamíliaOffice nursingGender identityChildAdolescentFamilyOrientador: Vanessa Pellegrino ToledoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: Devido ao estigma e discriminação da sociedade, crianças e adolescentes com incongruência de gênero podem sofrer fatores estressantes que, muitas vezes, estão relacionados ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão, ansiedade e suicídio. Considerando a vulnerabilidade dessas crianças e adolescentes, a presença do apoio familiar tem grande influência na disposição para melhora. Desse modo, faz-se importante que a enfermeira/o conheça suas vivências a fim de desenvolver o cuidado de enfermagem. Objetivo: conhecer a vivência da família da criança e do adolescente com incongruência de gênero, por meio da aplicação dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar enfermagem em um Ambulatório de Gênero e Sexualidades na Infância e Adolescência. Método: tem como referencial metodológico a estratégia de estudo de caso qualitativo, apoiado pelo referencial teórico-metodológico dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção da Família. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em consultas de enfermagem com familiares, observação participante em grupos de familiares e acesso aos prontuários. Resultados: Os dados possibilitaram identificar problemas e pontos fortes a serem trabalhados com essas famílias. O primeiro problema denominado "desafios frente à transição de gênero", abordou as angústias dos familiares em relação ao uso do nome social, alteração de pronome, fluidez de gênero e dificuldades com relacionamentos sociais; o segundo, tratou da preocupação com a saúde mental, evidenciando a vulnerabilidade a doenças mentais dessa população minoritária. Em contrapartida, foram identificados pontos fortes que, trabalhados em conjunto com a enfermeira, teriam potencial para o desenvolvimento de intervenções para a promoção da saúde: as capacidades de dar apoio, segurança e incentivo e também de aceitar ajuda. Baseando-se nessas informações, foram elaboradas duas intervenções de cuidado de enfermagem: em nível individual, as consultas de enfermagem e, no coletivo, os grupos de familiares. Considerações finais: Considerando a importância do apoio familiar para essas crianças e adolescentes, o conhecimento das vivências dessas famílias por meio modelos de avaliação e intervenção familiar, pode contribuir para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem ético e empático e, consequentemente, para a diminuição do julgamento moral e estigmatização, por parte do profissional que acolhe, que afasta essa população vulnerável do acesso à saúdeAbstract: Introduction: Due to the stigma and discrimination in society, children and adolescents with gender incongruence can suffer from stressful factors that are often related to the development of mental disorders such as depression, anxiety and suicide. Considering the vulnerability of these children and adolescents, the presence of family support has a great influence on their willingness to improve. Thus, it is important that nurses know their experiences in order to develop nursing care. Aim: to know the experience of the family of children and adolescents with gender incongruence, through the application of the Calgary Models of Nursing Family Assessment and Intervention in an Outpatient Clinic of Gender and Sexualities in Childhood and Adolescence. Method: its methodological framework is the qualitative case study strategy, supported by the theoretical-methodological framework of the Calgary Family Assessment and Intervention Models. Data collection occurred through interviews in nursing consultations with family members, participant observation in family groups and access to medical records. Results: The data made it possible to identify problems and strengths to be worked on with these families. The first problem called "challenges facing the gender transition", addressed the anxieties of family members in relation to the use of the social name, pronoun changes, gender fluidity and difficulties with social relationships; the second dealt with the concern with mental health, highlighting the vulnerability of this minority population to mental illnesses. On the other hand, strengths were identified that, when worked together with the nurse, would have the potential for the development of interventions for health promotion: the ability to provide support, security and encouragement, and also to accept help. Based on this information, two nursing care interventions were elaborated: at the individual level, nursing consultations and, collectively, family groups. Final considerations: Considering the importance of family support for these children and adolescents, knowledge of the experiences of these families through family assessment and intervention models can contribute to the development of ethical and empathetic nursing care and, consequently, to the reduction of moral judgment and stigmatization on the part of the welcoming professional, which distances this vulnerable population from access to health careDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da Saúde[s.n.]Toledo, Vanessa Pellegrino, 1973-Melo, Luciana de LioneDalgalarrondo, PauloRibeiro, Circéa AmaliaRosa, Anderson da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Paula Fernanda, 1991-20212021-08-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (107 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721LOPES, Paula Fernanda. Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem. 2021. 1 recurso online (107 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260807porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-06T10:52:55Zoai::1260807Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-06T10:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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