Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paula Fernanda, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721
Resumo: Orientador: Vanessa Pellegrino Toledo
id UNICAMP-30_53e46792e984bf25037d99b512463189
oai_identifier_str oai::1260807
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagemExperiences of families of children and adolescents with gender incongruence revealed through nursing consultationsEnfermagem no consultórioIdentidade de gêneroCriançasAdolescentesFamíliaOffice nursingGender identityChildAdolescentFamilyOrientador: Vanessa Pellegrino ToledoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: Devido ao estigma e discriminação da sociedade, crianças e adolescentes com incongruência de gênero podem sofrer fatores estressantes que, muitas vezes, estão relacionados ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão, ansiedade e suicídio. Considerando a vulnerabilidade dessas crianças e adolescentes, a presença do apoio familiar tem grande influência na disposição para melhora. Desse modo, faz-se importante que a enfermeira/o conheça suas vivências a fim de desenvolver o cuidado de enfermagem. Objetivo: conhecer a vivência da família da criança e do adolescente com incongruência de gênero, por meio da aplicação dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar enfermagem em um Ambulatório de Gênero e Sexualidades na Infância e Adolescência. Método: tem como referencial metodológico a estratégia de estudo de caso qualitativo, apoiado pelo referencial teórico-metodológico dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção da Família. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas em consultas de enfermagem com familiares, observação participante em grupos de familiares e acesso aos prontuários. Resultados: Os dados possibilitaram identificar problemas e pontos fortes a serem trabalhados com essas famílias. O primeiro problema denominado "desafios frente à transição de gênero", abordou as angústias dos familiares em relação ao uso do nome social, alteração de pronome, fluidez de gênero e dificuldades com relacionamentos sociais; o segundo, tratou da preocupação com a saúde mental, evidenciando a vulnerabilidade a doenças mentais dessa população minoritária. Em contrapartida, foram identificados pontos fortes que, trabalhados em conjunto com a enfermeira, teriam potencial para o desenvolvimento de intervenções para a promoção da saúde: as capacidades de dar apoio, segurança e incentivo e também de aceitar ajuda. Baseando-se nessas informações, foram elaboradas duas intervenções de cuidado de enfermagem: em nível individual, as consultas de enfermagem e, no coletivo, os grupos de familiares. Considerações finais: Considerando a importância do apoio familiar para essas crianças e adolescentes, o conhecimento das vivências dessas famílias por meio modelos de avaliação e intervenção familiar, pode contribuir para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem ético e empático e, consequentemente, para a diminuição do julgamento moral e estigmatização, por parte do profissional que acolhe, que afasta essa população vulnerável do acesso à saúdeAbstract: Introduction: Due to the stigma and discrimination in society, children and adolescents with gender incongruence can suffer from stressful factors that are often related to the development of mental disorders such as depression, anxiety and suicide. Considering the vulnerability of these children and adolescents, the presence of family support has a great influence on their willingness to improve. Thus, it is important that nurses know their experiences in order to develop nursing care. Aim: to know the experience of the family of children and adolescents with gender incongruence, through the application of the Calgary Models of Nursing Family Assessment and Intervention in an Outpatient Clinic of Gender and Sexualities in Childhood and Adolescence. Method: its methodological framework is the qualitative case study strategy, supported by the theoretical-methodological framework of the Calgary Family Assessment and Intervention Models. Data collection occurred through interviews in nursing consultations with family members, participant observation in family groups and access to medical records. Results: The data made it possible to identify problems and strengths to be worked on with these families. The first problem called "challenges facing the gender transition", addressed the anxieties of family members in relation to the use of the social name, pronoun changes, gender fluidity and difficulties with social relationships; the second dealt with the concern with mental health, highlighting the vulnerability of this minority population to mental illnesses. On the other hand, strengths were identified that, when worked together with the nurse, would have the potential for the development of interventions for health promotion: the ability to provide support, security and encouragement, and also to accept help. Based on this information, two nursing care interventions were elaborated: at the individual level, nursing consultations and, collectively, family groups. Final considerations: Considering the importance of family support for these children and adolescents, knowledge of the experiences of these families through family assessment and intervention models can contribute to the development of ethical and empathetic nursing care and, consequently, to the reduction of moral judgment and stigmatization on the part of the welcoming professional, which distances this vulnerable population from access to health careDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da Saúde[s.n.]Toledo, Vanessa Pellegrino, 1973-Melo, Luciana de LioneDalgalarrondo, PauloRibeiro, Circéa AmaliaRosa, Anderson da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Paula Fernanda, 1991-20212021-08-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (107 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721LOPES, Paula Fernanda. Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem. 2021. 1 recurso online (107 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260807porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-06T10:52:55Zoai::1260807Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-06T10:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
Experiences of families of children and adolescents with gender incongruence revealed through nursing consultations
title Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
spellingShingle Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
Lopes, Paula Fernanda, 1991-
Enfermagem no consultório
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Família
Office nursing
Gender identity
Child
Adolescent
Family
title_short Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
title_full Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
title_fullStr Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
title_full_unstemmed Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
title_sort Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem
author Lopes, Paula Fernanda, 1991-
author_facet Lopes, Paula Fernanda, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Vanessa Pellegrino, 1973-
Melo, Luciana de Lione
Dalgalarrondo, Paulo
Ribeiro, Circéa Amalia
Rosa, Anderson da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paula Fernanda, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem no consultório
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Família
Office nursing
Gender identity
Child
Adolescent
Family
topic Enfermagem no consultório
Identidade de gênero
Crianças
Adolescentes
Família
Office nursing
Gender identity
Child
Adolescent
Family
description Orientador: Vanessa Pellegrino Toledo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-08-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721
LOPES, Paula Fernanda. Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem. 2021. 1 recurso online (107 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721
identifier_str_mv LOPES, Paula Fernanda. Vivências das famílias de crianças e adolescentes com incongruência de gênero reveladas por meio de consultas de enfermagem. 2021. 1 recurso online (107 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7721. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (107 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138575783034880