A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Patricia Carmello
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982
Resumo: Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
id UNICAMP-30_545f1eafe6847a927ffc0b16c84f8702
oai_identifier_str oai::423860
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominaçãoThe jesuit education in Brazil colonial and the pedagogy of Anchieta : catechesis and dominationAnchieta, Jose de, 1534-1597CatequeseJesuitas - EducaçãoEducação - Brasil - História - Período colonial, 1500-1822CatechesisJesuit educationEducation - Brazil - History - Colonial period, 1500-1822Orientador: Sergio Eduardo Montes CastanhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo analisa a ação catequética jesuítica na colônia portuguesa do século XVI por meio de algumas obras do Padre José de Anchieta, e salienta o fato de que a educação no Brasil teve inicio com a catequese. Neste período a catequese, a educação e a colonização aconteciam juntas no sentido de atender aos interesses metropolitanos. A colonização, enquanto posse e exploração da terra. A educação, através da aculturação dos povos dominados pela catequese. A ação jesuítica fez parte da empresa colonial e esta, por sua vez atuou como instrumento de acumulação primitiva de capital.Trata-se do movimento de transição do feudalismo para o capitalismo na Europa e que na colônia teve que criar condições de sustentação, levando em conta suas especificidades. A obra de José de Anchieta atuou no sentido de tornar possível a aculturação dos povos primitivos habitantes das terras recém-descobertas favorecendo a vitória do modelo econômico europeu na América. Para tal, era impossível que houvesse tolerância com os costumes indígenas. Anchieta agiu por meio de sua obra contra os elementos culturais dos índios. Costumes que eram incompatíveis com o modo de vida dos europeus. Era preciso, em nome de deus e do rei, destruir toda a base da cultura indígena de forma radical, pois ela não compactuava com a lógica de circulação de riquezas e de acumulação de bens, essência do empreendimento colonizador. A pedagogia de Anchieta através de sua obra (o teatro, a poesia e o catecismo), consistia em desenvolver algumas estratégias que agissem além das escolas para ensinar os fundamentos da fé aos seus alunos. Desta forma conseguiu realizar a sujeição e a dominação dos povos nativos. O Primeiro século de colonização do Brasil foi a ¿preparação de terreno¿ para o que viria a se configurar como educação durante todo o período colonial, e o período quinhentista foi o palco de atuação da missão evangelizadora jesuítica na colônia, e trazia no seu bojo um caráter educacional e evangelizador. Neste trabalho, a catequese foi compreendida como ¿uma educação das almas¿, utilizada a serviço do projeto colonizador europeu e foi essencial na formação da sociedade colonial brasileira. Os mecanismos utilizados nessa empreitada foram os recursos da força do discurso presentes no teatro, na ¿Doutrina Cristã e na poesia anchietana, que eram apresentadas como representaaço de mundo aos gentiosAbstract: The present study analyses the Jesuitic catechetical action in the XVI century Portuguese colony through some works of the Priest José de Anchieta considering that Education in Brazil began by catechesis. In this period, catechesis, education, and colonization were happening together to meet metropolitan interests: the colonization while land possession and exploitation; the education through the people acculturation dominated by catechesis. The Jesuitical action was part of the colonial enterprise and the colonial enterprise acted as part and instrument of primitive capital accumulation. It is related to the transition movement from Feudalism to Capitalism in Europe, which was responsible for the creation of supporting conditions, taking into account its features. The work of José de Anchieta acted in the sense of making possible the acculturation of the primitive inhabitants from the newly discovered lands favoring the victory of the European economic model in America. To that end, it was impossible to have tolerance with the native customs. Anchieta acted in his work against the cultural elements of the Indians which were incompatible with the European way of life. In the name of god and of the king, it was necessary to destroy the whole basis of the indigenous culture in a radical way, since it did not match with the logic of wealth circulation and goods accumulation, the essence of the colonizing undertaking. The pedagogy of Anchieta through his work (the theater, the poetry, and the catechism) consisted in developing countless strategies that were beyond the schools to teach the fundamentalism to his pupils. By this way, he managed to achieve the subjection and the domination of these people. The first century of Brazil¿s colonization prepared the ground for what was to be set like education during the whole colonial period and it was also the scene of the evangelizing Jesuitical mission in the colony, which brought along an educational and evangelizing character. In this work, catechesis was understood as ¿an education of souls¿, used as a tool for the European colonizing project and it was essential in the formation of the Brazilian colonial society. The mechanisms used in this commission were the resources from the power of the speech present in the theater, in the ¿Christian Doctrine¿, and in the Anchieta¿s poetry, shown as a world representation to the heathensMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Ferreira Junior, AmarilioLombardi, José ClaudineiJacomeli, Mara Regina MartinsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNolasco, Patricia Carmello20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982NOLASCO, Patricia Carmello. A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta: catequese e dominação. 2008. 125p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423860porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:43Zoai::423860Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
The jesuit education in Brazil colonial and the pedagogy of Anchieta : catechesis and domination
title A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
spellingShingle A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
Nolasco, Patricia Carmello
Anchieta, Jose de, 1534-1597
Catequese
Jesuitas - Educação
Educação - Brasil - História - Período colonial, 1500-1822
Catechesis
Jesuit education
Education - Brazil - History - Colonial period, 1500-1822
title_short A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
title_full A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
title_fullStr A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
title_full_unstemmed A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
title_sort A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação
author Nolasco, Patricia Carmello
author_facet Nolasco, Patricia Carmello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-
Ferreira Junior, Amarilio
Lombardi, José Claudinei
Jacomeli, Mara Regina Martins
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco, Patricia Carmello
dc.subject.por.fl_str_mv Anchieta, Jose de, 1534-1597
Catequese
Jesuitas - Educação
Educação - Brasil - História - Período colonial, 1500-1822
Catechesis
Jesuit education
Education - Brazil - History - Colonial period, 1500-1822
topic Anchieta, Jose de, 1534-1597
Catequese
Jesuitas - Educação
Educação - Brasil - História - Período colonial, 1500-1822
Catechesis
Jesuit education
Education - Brazil - History - Colonial period, 1500-1822
description Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982
NOLASCO, Patricia Carmello. A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta: catequese e dominação. 2008. 125p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NOLASCO, Patricia Carmello. A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta: catequese e dominação. 2008. 125p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188984378621952