Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960 |
Resumo: | Orientador : Pedro Paulo Abreu Funari |
id |
UNICAMP-30_56c9e5b63bd7da6833d7e8d1b0786906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::218805 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos AiresArqueologiaArquitetura - Le Thoronet (França) - HistóriaCultura materialEscolas - Buenos Aires (Argentina)CapitalismoOrientador : Pedro Paulo Abreu FunariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O desenvolvimento do sistema capitalista a partir do século XVI promoveu um processo de "arquitetonização" da sociedade. Atualmente, praticamente todas as nossas atividades cotidianas estão ligadas a algum tipo de estrutura arquitetônica . Esta nova paisagem artificial, ao contrário daquela dada pela natureza, é pensada, desenhada e construída pelos homens. Esta condição faz da arquitetura um produto carregado de sentidos e intenções. Entre as estruturas arquitetónicas, a casa e a escola primária (de ensino básico) são de esRecial interesse na medida em que constituem os primeiros espaços no processo de socialização das pessoas. Neste trabalho, analisamos a relação existente entre as transformações na arquitetura das escolas primarias da cidade de Buenos Aires (desde seu surgimento em meados do século XIX até o final do século XX) e as transformações no sistema capitalista. Para tanto, procuramos enxergar a arquitetura, conforme Foucault, enquanto uma "tecnologia do poder". Produzimos uma abordagem utilizando como ferramenta a arqueologia (enquanto disciplina especializada no estudo da cultura material) por considerarmos que esta nos oferece os instrumentos teóricos capazes de gerar um conhecimento alternativo a reflexão desta problemáticaAbstract: The development of the capitalist system has been associated to a process of "architecturalization" of society. At present, most of our daily activities are related or bound to some type of architectural structure. This new artificialliving space, in opposition to the naturallandscape, is thought, designed and built by people. This condition makes architecture a product with several meanings and intentions. Among severa I possible architectural structures, the house and the elementary school are of special interest as in their interior take place the process of people's primary socialization. In this research we discuss the relationship that exists among the transformations in architecture of primary schools of the city of Buenos Aires (from its inception in the mid of the nineteenth century to the end of twentieth century) and the changes in the Capitalist System in the region. For this reason we consider the architecture, following Foucault, as a IItechnology of the power". We generate a background from archaeology (as a discipline specialized in the study of material culture), because we consider that this election offers the necessary theoretical and methodological tools useful to generate an alternative approach to discuss this issueResumen: EI desarrollo dei sistema capitalista a partir dei siglo XVI, trajo aparejado un proceso de "arquitectonización" de Ia sociedad. Actualmente casi Ia mayoría de nuestras actividades cotidianas están ligadas a algún tipo de estructura arquitectónica. Este nuevo paisaje artificial, a diferencia dei dado por Ia naturaleza, es pensado, disenado y construido por Ia gente. Esta condición vuelve a Ia arquitectura un producto cargado de sentidos e intenciones. Entre Ias estructuras arquitectónicas, Ia casa y Ia escuela elemental resultan de especial interés ya que es allí donde ocurre el proceso de socialización primaria de Ias personas. En este trabajo nos proponemos discutir Ia relación que existe entre Ias transformaciones en Ia arquitectura de Ias escuelas primarias de Ia ciudad de Buenos Aires (desde su aparición a mediados dei en el siglo XIX hasta fin dei siglo XX) con los cambios en el Sistema Capitalista. Para ello partimos de considerar a Ia arquitectura, siguiendo a Foucault, como una "tecnología dei poder". Generamos un abordaje desde Ia arqueología (como disciplina especializada en el estudio de Ia cultura material) ya que consideramos que ésta ofrece Ias herramientas teóricas metodológicas necesarias para generar un acercamiento alternativo desde el cual discutir esta problemáticaDoutoradoHistória SocialDoutor em História[s.n.]Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-Albuquerque, MarcosRago, Luzia MargarethSoares, Carmen LúciaRodriguez, Jose RemesalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZarankin, Andres20012001-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf249p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218805porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:57Zoai::218805Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
title |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
spellingShingle |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires Zarankin, Andres Arqueologia Arquitetura - Le Thoronet (França) - História Cultura material Escolas - Buenos Aires (Argentina) Capitalismo |
title_short |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
title_full |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
title_fullStr |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
title_full_unstemmed |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
title_sort |
Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires |
author |
Zarankin, Andres |
author_facet |
Zarankin, Andres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959- Albuquerque, Marcos Rago, Luzia Margareth Soares, Carmen Lúcia Rodriguez, Jose Remesal Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarankin, Andres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arqueologia Arquitetura - Le Thoronet (França) - História Cultura material Escolas - Buenos Aires (Argentina) Capitalismo |
topic |
Arqueologia Arquitetura - Le Thoronet (França) - História Cultura material Escolas - Buenos Aires (Argentina) Capitalismo |
description |
Orientador : Pedro Paulo Abreu Funari |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-11-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960 ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 249p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951573753200640 |