Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarankin, Andres
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960
Resumo: Orientador : Pedro Paulo Abreu Funari
id UNICAMP-30_56c9e5b63bd7da6833d7e8d1b0786906
oai_identifier_str oai::218805
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos AiresArqueologiaArquitetura - Le Thoronet (França) - HistóriaCultura materialEscolas - Buenos Aires (Argentina)CapitalismoOrientador : Pedro Paulo Abreu FunariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O desenvolvimento do sistema capitalista a partir do século XVI promoveu um processo de "arquitetonização" da sociedade. Atualmente, praticamente todas as nossas atividades cotidianas estão ligadas a algum tipo de estrutura arquitetônica . Esta nova paisagem artificial, ao contrário daquela dada pela natureza, é pensada, desenhada e construída pelos homens. Esta condição faz da arquitetura um produto carregado de sentidos e intenções. Entre as estruturas arquitetónicas, a casa e a escola primária (de ensino básico) são de esRecial interesse na medida em que constituem os primeiros espaços no processo de socialização das pessoas. Neste trabalho, analisamos a relação existente entre as transformações na arquitetura das escolas primarias da cidade de Buenos Aires (desde seu surgimento em meados do século XIX até o final do século XX) e as transformações no sistema capitalista. Para tanto, procuramos enxergar a arquitetura, conforme Foucault, enquanto uma "tecnologia do poder". Produzimos uma abordagem utilizando como ferramenta a arqueologia (enquanto disciplina especializada no estudo da cultura material) por considerarmos que esta nos oferece os instrumentos teóricos capazes de gerar um conhecimento alternativo a reflexão desta problemáticaAbstract: The development of the capitalist system has been associated to a process of "architecturalization" of society. At present, most of our daily activities are related or bound to some type of architectural structure. This new artificialliving space, in opposition to the naturallandscape, is thought, designed and built by people. This condition makes architecture a product with several meanings and intentions. Among severa I possible architectural structures, the house and the elementary school are of special interest as in their interior take place the process of people's primary socialization. In this research we discuss the relationship that exists among the transformations in architecture of primary schools of the city of Buenos Aires (from its inception in the mid of the nineteenth century to the end of twentieth century) and the changes in the Capitalist System in the region. For this reason we consider the architecture, following Foucault, as a IItechnology of the power". We generate a background from archaeology (as a discipline specialized in the study of material culture), because we consider that this election offers the necessary theoretical and methodological tools useful to generate an alternative approach to discuss this issueResumen: EI desarrollo dei sistema capitalista a partir dei siglo XVI, trajo aparejado un proceso de "arquitectonización" de Ia sociedad. Actualmente casi Ia mayoría de nuestras actividades cotidianas están ligadas a algún tipo de estructura arquitectónica. Este nuevo paisaje artificial, a diferencia dei dado por Ia naturaleza, es pensado, disenado y construido por Ia gente. Esta condición vuelve a Ia arquitectura un producto cargado de sentidos e intenciones. Entre Ias estructuras arquitectónicas, Ia casa y Ia escuela elemental resultan de especial interés ya que es allí donde ocurre el proceso de socialización primaria de Ias personas. En este trabajo nos proponemos discutir Ia relación que existe entre Ias transformaciones en Ia arquitectura de Ias escuelas primarias de Ia ciudad de Buenos Aires (desde su aparición a mediados dei en el siglo XIX hasta fin dei siglo XX) con los cambios en el Sistema Capitalista. Para ello partimos de considerar a Ia arquitectura, siguiendo a Foucault, como una "tecnología dei poder". Generamos un abordaje desde Ia arqueología (como disciplina especializada en el estudio de Ia cultura material) ya que consideramos que ésta ofrece Ias herramientas teóricas metodológicas necesarias para generar un acercamiento alternativo desde el cual discutir esta problemáticaDoutoradoHistória SocialDoutor em História[s.n.]Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-Albuquerque, MarcosRago, Luzia MargarethSoares, Carmen LúciaRodriguez, Jose RemesalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZarankin, Andres20012001-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf249p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218805porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:57Zoai::218805Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
title Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
spellingShingle Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
Zarankin, Andres
Arqueologia
Arquitetura - Le Thoronet (França) - História
Cultura material
Escolas - Buenos Aires (Argentina)
Capitalismo
title_short Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
title_full Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
title_fullStr Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
title_full_unstemmed Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
title_sort Paredes que domesticam : arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires
author Zarankin, Andres
author_facet Zarankin, Andres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funari, Pedro Paulo Abreu, 1959-
Albuquerque, Marcos
Rago, Luzia Margareth
Soares, Carmen Lúcia
Rodriguez, Jose Remesal
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarankin, Andres
dc.subject.por.fl_str_mv Arqueologia
Arquitetura - Le Thoronet (França) - História
Cultura material
Escolas - Buenos Aires (Argentina)
Capitalismo
topic Arqueologia
Arquitetura - Le Thoronet (França) - História
Cultura material
Escolas - Buenos Aires (Argentina)
Capitalismo
description Orientador : Pedro Paulo Abreu Funari
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-11-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960
ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025.
identifier_str_mv (Broch.)
ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 2001. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
249p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1825951573753200640