Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linzmayer Gutierrez, Luis Alberto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
id UNICAMP-30_572974d1fcb11bc2fe2eab1ab53bfb1c
oai_identifier_str oai::303878
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisicaEducação física escolarEducação extra-escolarAutonomiaOrientador: Jorge Sergio Perez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta pesquisa nasceu a partir de uma experiência pedagógica no espaço extraescolar, convertendo dito conceito em objeto de estudo, analisando-o, e desvelando seu significado para a sociedade e como ele deveria ser tratado pela Educação Física Escolar. A pesquisa teve como transfundo um caráter pedagógico, procurando demonstrar a relevância do espaço extra-escolar no desenvolvimento da autonomia dos alunos e a importância do professor de Educação Física na orientação dos processos educativos durante a vivência e a prática dos conteúdos da cultura corporal, para o desenvolvimento dessa autonomia. Procurou-se desvendar os fundamentos acadêmicos que sustentaram uma experiência prática empírica de grande sucesso do professor pesquisador. A pesquisa bibliográfica serviu como instrumento principal para o entendimento do conceito extraescolar, e dos princípios pedagógicos nela envolvidos, estes princípios foram extraídos do livro Formación Humana y Capacitación dos professores Dr. Humberto Maturana Romesin e Dra. Sima Nisis De Rezepka (1995), e da proposta pedagógica do professor Dr. Jorge Pérez Gallardo et aI, para Educação Física Escolar (2003). A proposta se baseia na idéia de que a autonomia deve ser o norteador dos processos educativos na Educação Física Escolar, a qual pode ser exerci da de forma plena no espaço extra-escolar. O trabalho da autonomia tem seu início nas aulas de Educação Física, durante a vivência dos diferentes conteúdos da cultura corporal. É a partir dessas vivências que os alunos podem escolher aquelas que mais representaram seus interesses (mais relevantes), para leva-as à prática no espaço extra-escolar. Este espaço deve ser organizado e gerenciado pelos próprios alunos, sob a orientação pedagógica do professorAbstract: This research carne from a pedagogic experience in after school activities, and now transforming this experience in object of study, analyzing, clearing up its meaning to the society and also showing how Physical Education Teachers could take better advantage of this time. The research had a pedagogic character as background, showing the importance of the after school activities to improve and develop the student's autonomy, and showing as well the importance of the Physical Education Teacher on the education process while the scholars are performing the activities. The academic basis were arduously sought to support the practical experience of this successful Teacher/Researcher. The bibliography served as main instrument to understand the concept of after school time, and the pedagogic principles involved. These principles were extracted from the book "Formación Humana y Capacitación" whose authors are PhD. Humberto Maturana Romesin and PhD. Sima Nisis De Rezepka (1995), and from the book "Educação Física Escolar" (2003) by PhD. Jorge Pérez Gallardo et aI. The aim of this work is based in the idea of autonomy being a guideline in the educative process, and this autonomy could be absolutely exercised in the after school time. The exercise of autonomy should begin in Physical Education classes, while the students are practicing all possibilities offered. Throughout this experience, the pupils are able to choose the more significant activity according to their own interests and bring them up at the after school time. These activities should be managed and organized for themselves, under pedagogic supervision o the Physical Education TeacherMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLinzmayer Gutierrez, Luis Alberto20042004-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf76f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183LINZMAYER GUTIERREZ, Luis Alberto. Espaço extra-escolar: fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica. 2004. 76f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303878porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:55:42Zoai::303878Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:55:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
title Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
spellingShingle Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
Linzmayer Gutierrez, Luis Alberto
Educação física escolar
Educação extra-escolar
Autonomia
title_short Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
title_full Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
title_fullStr Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
title_full_unstemmed Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
title_sort Espaço extra-escolar : fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica
author Linzmayer Gutierrez, Luis Alberto
author_facet Linzmayer Gutierrez, Luis Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Linzmayer Gutierrez, Luis Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação extra-escolar
Autonomia
topic Educação física escolar
Educação extra-escolar
Autonomia
description Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-04-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183
LINZMAYER GUTIERREZ, Luis Alberto. Espaço extra-escolar: fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica. 2004. 76f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LINZMAYER GUTIERREZ, Luis Alberto. Espaço extra-escolar: fundamentação academica e importancia do professor de educação fisica. 2004. 76f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303878
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
76f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188903839596544