Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin, Mônica Cristina, 1984-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639
Resumo: Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_577ce9d48adcf3a659ee6e278ef2f2ca
oai_identifier_str oai::779100
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamentalAnalysis of collaborative audiovisual production : an innovation experience in an elementary schoolAudiovisual - ProduçãoWebTecnologia educacionalEnsino fundamentalAudiovisual productionWebEducational technologiesBasic educationOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma se deu a colaboração entre os alunos e os professores para a construção de um vídeo educativo, em uma escola de ensino fundamental localizada em Campinas. O estudo foi desenvolvido durante os anos 2009 e 2010 e pretende responder a pergunta "De que maneira se da o processo de colaboração alunos e professor durante a produção de um vídeo educativo?". Para tanto, organizamos nosso trabalho em três etapas, sendo que a primeira correspondente a criação dos materiais a serem usados na pesquisa de campo; a segunda, diz respeito ao trabalho de campo, com observações e entrevistas dos sujeitos, e a terceira relaciona-se a criação de parâmetros para análise dos dados e a análise propriamente dita. Além disso, a pesquisa na escola foi dividida em duas fases, sendo que na primeira trabalhamos com estudantes e professores do ensino médio e na segunda do ensino fundamental ciclo II. Durante a análise dos dados utilizamos nossa pesquisa bibliográfica para ajudar na identificação dos processos encontrados em nosso material coletado, caracterizando-os como colaborativos ou não. Ao final da pesquisa notamos que o processo de colaboração entre alunos e professores requer uma mudança de postura dos mesmos.Abstract: The aim of this paper is to examine how the collaboration took place between students and teachers to build an educational video in an elementary school located in Campinas. The study was conducted during the years 2009 and 2010 and intends to answer the question "How is the collaborative process of students and teacher during the production of an educational video? Therefore, we organize our work into three phases: the first one correspond to the creation of materials to be used in our field research, the second relates to the field work (observations and interviews with the subjects), and the third relates to establishing parameters for data analysis and the analysis itself. Furthermore, the school research was divided into two phases: the first one we worked with high school teachers and students and in the second one we worked with teachers and students from the second cycle of basic education. During data analysis we used our literature research to help us to identify the found processes in our collected material, characterizing them as collaborative or not. At the end of the study we have noted that the process of collaboration between students and teachers requires a change of attitude from them.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Silva, Dirceu daBianchini, DavidAmiel, TelTorres, Tercia ZavagliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarbin, Mônica Cristina, 1984-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639GARBIN, Mônica Cristina. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. 2010. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779100porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:03:54Zoai::779100Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
Analysis of collaborative audiovisual production : an innovation experience in an elementary school
title Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
spellingShingle Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
Garbin, Mônica Cristina, 1984-
Audiovisual - Produção
Web
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Audiovisual production
Web
Educational technologies
Basic education
title_short Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
title_full Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
title_fullStr Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
title_sort Uma análise da produção audiovisual colaborativa : uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental
author Garbin, Mônica Cristina, 1984-
author_facet Garbin, Mônica Cristina, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Silva, Dirceu da
Bianchini, David
Amiel, Tel
Torres, Tercia Zavaglia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbin, Mônica Cristina, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual - Produção
Web
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Audiovisual production
Web
Educational technologies
Basic education
topic Audiovisual - Produção
Web
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Audiovisual production
Web
Educational technologies
Basic education
description Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639
GARBIN, Mônica Cristina. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. 2010. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639
identifier_str_mv GARBIN, Mônica Cristina. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. 2010. 104 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613639. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189042534744064