Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562
Resumo: Orientador: Marcos Severino Nobre
id UNICAMP-30_57b23685bc88419d73a6239cdf0239e3
oai_identifier_str oai::1260201
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musicalCritical models in Theodor W. Adornos philosophy of music : the category of musical materialAdorno, Theodor W., 1903-1969Teoria críticaMúsica - Séc. XX - Filosofia e estéticaMúsica - História e críticaCritical theoryMusic - 20th century - Philosophy and aestheticsMusic - History and criticismOrientador: Marcos Severino NobreTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a categoria de material musical na obra de Theodor W. Adorno. Partindo do pressuposto da mediação entre música e sociedade através dessa categoria, sustentamos a tese de uma diferenciação entre dois modelos crítico-musicais que procuram apreender as mudanças concretas na situação da música de vanguarda entre as décadas de 1930 e 1960. No primeiro modelo, cuja obra principal é Filosofia da Música Nova (1949), a categoria de material musical fornece o critério a partir do qual as obras da geração de Arnold Schoenberg e Igor Stravinsky são estética e socialmente criticadas. Por um lado, Adorno considera que o caráter progressista da Escola de Schoenberg se mostra na resposta consistente aos problemas composicionais do material tecnicamente avançado, opondo-se às tendências reacionárias do neoclassicismo musical naquele período. Por outro lado, ele identifica na tendência à racionalização sem falhas da técnica musical a partir do dodecafonismo uma ameaça à liberdade subjetiva, caracterizando o que chamou de fetichismo do material. Tal tendência se confirmou para Adorno no início dos anos 1950 através do serialismo integral dos jovens compositores de Darmstadt – marca do esgotamento dos potenciais críticos da Música Nova. As mudanças no estado da composição musical a partir de meados da década de 1950, além da participação ativa de Adorno nos debates musicais do pós-guerra, no entanto, indicam possibilidades alternativas a esse esgotamento. Nos anos 1960, Adorno procurou apreender tais possibilidades através de um novo modelo crítico, centrado no que chamou de música informalAbstract: This study aims to investigate the category of musical material in the work of Theodor W. Adorno. Starting from the assumption of the mediation between music and society through this category, we support the thesis of a differentiation between two critical-musical models that seek to apprehend the concrete changes in the situation of avant-garde music between the 1930s and the 1960s. In the first model, whose main work is Philosophy of New Music (1949), the category of musical material provides the criteria from which the works of the generation of Arnold Schoenberg and Igor Stravinsky are aesthetically and socially criticized. On the one hand, Adorno considers that the progressive character of the Schoenberg School is shown in the consistent response to the compositional problems of technically advanced material, opposing the reactionary tendencies of musical neoclassicism in that period. On the other hand, he identifies in the trend toward the flawless rationalization of musical technique as in twelve-tone composition a threat to subjective freedom, characterizing what he called material fetishism. Such a tendency was confirmed for Adorno in the early 1950s through the integral serialism of the young Darmstadt composers - a sign of the exhaustion of the critical potentials of New Music. Changes in the state of musical composition from the mid-1950s onward, in addition to Adorno's active participation in postwar musical debates, however, indicate alternative possibilities to this exhaustion. In the 1960s, Adorno sought to apprehend such possibilities through a new critical model, centered on what he called informal musicDoutoradoFilosofiaDoutor em FilosofiaFAPESP2016/23759-0[s.n.]Nobre, Marcos, 1965-Palhares, TaisaMammi, LorenzoJanuário, Adriano MárcioMelo, RúrionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-20222022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (220 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562SILVA, Ricardo Ribeiro Lira da. Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno: a categoria de material musical. 2022. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260201porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T10:03:57Zoai::1260201Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-17T10:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
Critical models in Theodor W. Adornos philosophy of music : the category of musical material
title Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
spellingShingle Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
Silva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Teoria crítica
Música - Séc. XX - Filosofia e estética
Música - História e crítica
Critical theory
Music - 20th century - Philosophy and aesthetics
Music - History and criticism
title_short Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
title_full Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
title_fullStr Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
title_full_unstemmed Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
title_sort Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno : a categoria de material musical
author Silva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-
author_facet Silva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Marcos, 1965-
Palhares, Taisa
Mammi, Lorenzo
Januário, Adriano Márcio
Melo, Rúrion
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo Ribeiro Lira da, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno, Theodor W., 1903-1969
Teoria crítica
Música - Séc. XX - Filosofia e estética
Música - História e crítica
Critical theory
Music - 20th century - Philosophy and aesthetics
Music - History and criticism
topic Adorno, Theodor W., 1903-1969
Teoria crítica
Música - Séc. XX - Filosofia e estética
Música - História e crítica
Critical theory
Music - 20th century - Philosophy and aesthetics
Music - History and criticism
description Orientador: Marcos Severino Nobre
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562
SILVA, Ricardo Ribeiro Lira da. Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno: a categoria de material musical. 2022. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562
identifier_str_mv SILVA, Ricardo Ribeiro Lira da. Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno: a categoria de material musical. 2022. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7562. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (220 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138575644622848