Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães |
id |
UNICAMP-30_5848d65aa891d2bfb14a035348aea224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::812416 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanosProposal of a modal choice model of pedestriantrips to urban shopping centersPedestresPedestrianOrientador: Carlos Alberto Bandeira GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O objetivo principal desta pesquisa e propor uma concepção inicial para um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. Foi realizado, inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema shopping center e as características do meio físico urbano que influenciam na opção pelo modo a pé. Dentre as metodologias disponíveis para avaliar a opção modal, foi selecionado um modelo de escolha discreta do tipo logit. A pesquisa foi realizada na cidade de Campinas (SP), em shoppings dentro da área urbana (Shopping Jaraguá Conceição e Campinas Shopping). Os dados relacionados as características do meio físico urbano, as características das viagens (comprimento, modo de transporte utilizado) e as características dos indivíduos (renda, numero de automóveis no domicilio e numero de moradores do domicilio) serão obtidas em órgãos competentes e por entrevistas com usuários dos shopping centers através da técnica de preferência revelada e implementados com o auxilio de um Sistema de Informações Geográficas (TransCAD®). Já o software utilizado para estimar os parâmetros do modelo proposto foi o BIOGEME® (Bierlaire Optimization Toolbox for GEv Model Estimation). Dois modelos foram calibrados, um considerando apenas as variáveis relacionadas as viagens e ao individuo e ou considerando alem destas as variáveis que caracterizam o meio físico urbano. Os resultados apontam uma melhora significativa na calibração do modelo quando se consideram as características do meio físico urbano, confirmando a importância destas variáveis no processo de opção modal, principalmente na opção pelo modo a péAbstract: The main objective of this research is to propose an initial conception for a model that allows to estimate walk on foot trips to shopping malls. Initially it was carried out a literature review related to shopping malls and the urban physical environment characteristics that influence the choice of walk on foot. Among the available methods to evaluate the modal choice, was selected a logit discrete modal choice model. The survey was conducted in the city of Campinas, Brazil, in malls within the urban area (Shopping Jaraguá Conceição and Campinas Shopping). The data related to the urban physical environment characteristics, the trips characteristics (length, mode of transport) and individual characteristics (income, number of cars in the domicile and number of people in the household) will be obtained from government officials and interviews with users of the mall through the revealed preference technique and implemented with the assistance of a Geographic Information System (TransCAD). To estimate the model parameters was used the software BIOGEME (Bierlaire Optimization Toolbox for GEv Estimation Model). Two models were calibrated, one considering only the variables related to travel and to the individual and other considering in addition to these variables the urban physical environment characteristics. The results show a significant improvement in the model calibration when considering the urban physical environment characteristics, confirming the importance of these variables in the modal choice process, especially in the option by the walk on footDoutoradoTransportesDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957-Françoso, Maria TeresaGalves, Maria LuciaSanches, Suely da PenhaFerreira, Marcos Antonio GarciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmâncio, Marcelo Augusto2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf196 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/812416porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:23:03Zoai::812416Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos Proposal of a modal choice model of pedestriantrips to urban shopping centers |
title |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
spellingShingle |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos Amâncio, Marcelo Augusto Pedestres Pedestrian |
title_short |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
title_full |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
title_fullStr |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
title_sort |
Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos |
author |
Amâncio, Marcelo Augusto |
author_facet |
Amâncio, Marcelo Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957- Françoso, Maria Teresa Galves, Maria Lucia Sanches, Suely da Penha Ferreira, Marcos Antonio Garcia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amâncio, Marcelo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedestres Pedestrian |
topic |
Pedestres Pedestrian |
description |
Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160 AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160 |
identifier_str_mv |
AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/812416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 196 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189061621972992 |