Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amâncio, Marcelo Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães
id UNICAMP-30_5848d65aa891d2bfb14a035348aea224
oai_identifier_str oai::812416
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanosProposal of a modal choice model of pedestriantrips to urban shopping centersPedestresPedestrianOrientador: Carlos Alberto Bandeira GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O objetivo principal desta pesquisa e propor uma concepção inicial para um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. Foi realizado, inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema shopping center e as características do meio físico urbano que influenciam na opção pelo modo a pé. Dentre as metodologias disponíveis para avaliar a opção modal, foi selecionado um modelo de escolha discreta do tipo logit. A pesquisa foi realizada na cidade de Campinas (SP), em shoppings dentro da área urbana (Shopping Jaraguá Conceição e Campinas Shopping). Os dados relacionados as características do meio físico urbano, as características das viagens (comprimento, modo de transporte utilizado) e as características dos indivíduos (renda, numero de automóveis no domicilio e numero de moradores do domicilio) serão obtidas em órgãos competentes e por entrevistas com usuários dos shopping centers através da técnica de preferência revelada e implementados com o auxilio de um Sistema de Informações Geográficas (TransCAD®). Já o software utilizado para estimar os parâmetros do modelo proposto foi o BIOGEME® (Bierlaire Optimization Toolbox for GEv Model Estimation). Dois modelos foram calibrados, um considerando apenas as variáveis relacionadas as viagens e ao individuo e ou considerando alem destas as variáveis que caracterizam o meio físico urbano. Os resultados apontam uma melhora significativa na calibração do modelo quando se consideram as características do meio físico urbano, confirmando a importância destas variáveis no processo de opção modal, principalmente na opção pelo modo a péAbstract: The main objective of this research is to propose an initial conception for a model that allows to estimate walk on foot trips to shopping malls. Initially it was carried out a literature review related to shopping malls and the urban physical environment characteristics that influence the choice of walk on foot. Among the available methods to evaluate the modal choice, was selected a logit discrete modal choice model. The survey was conducted in the city of Campinas, Brazil, in malls within the urban area (Shopping Jaraguá Conceição and Campinas Shopping). The data related to the urban physical environment characteristics, the trips characteristics (length, mode of transport) and individual characteristics (income, number of cars in the domicile and number of people in the household) will be obtained from government officials and interviews with users of the mall through the revealed preference technique and implemented with the assistance of a Geographic Information System (TransCAD). To estimate the model parameters was used the software BIOGEME (Bierlaire Optimization Toolbox for GEv Estimation Model). Two models were calibrated, one considering only the variables related to travel and to the individual and other considering in addition to these variables the urban physical environment characteristics. The results show a significant improvement in the model calibration when considering the urban physical environment characteristics, confirming the importance of these variables in the modal choice process, especially in the option by the walk on footDoutoradoTransportesDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957-Françoso, Maria TeresaGalves, Maria LuciaSanches, Suely da PenhaFerreira, Marcos Antonio GarciaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmâncio, Marcelo Augusto2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf196 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/812416porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:23:03Zoai::812416Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
Proposal of a modal choice model of pedestriantrips to urban shopping centers
title Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
spellingShingle Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
Amâncio, Marcelo Augusto
Pedestres
Pedestrian
title_short Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
title_full Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
title_fullStr Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
title_full_unstemmed Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
title_sort Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos
author Amâncio, Marcelo Augusto
author_facet Amâncio, Marcelo Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957-
Françoso, Maria Teresa
Galves, Maria Lucia
Sanches, Suely da Penha
Ferreira, Marcos Antonio Garcia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amâncio, Marcelo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Pedestres
Pedestrian
topic Pedestres
Pedestrian
description Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160
AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160
identifier_str_mv AMÂNCIO, Marcelo Augusto. Proposta de um modelo de opção modal de viagens a pé a shopping centers urbanos. 2011. 196 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616160. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/812416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138487353475072