Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Gianfrancesca Cutini
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310
Resumo: Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
id UNICAMP-30_584923fc46ad200e55ed7fdc2a96e605
oai_identifier_str oai::201496
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusivaInterfaces (Computador)Interação humano-máquinaOrientador: Maria Cecilia Calani BaranauskasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Existem diversos meios que viabilizam o processo de comunicação, sejam eles na forma escrita, sonora, pela imagem ou multimídia, com o computador. Os computadores aliados à Internet têm o potencial de mediar a comunicação, ampliando o acesso à informação e a colaboração entre as pessoas. O aprendizado colaborativo a distância começa a estar cada vez mais acessível a todos devido à popularização da Internet. Assim, pessoas dispersas geograficamente podem compartilhar conhecimentos e metas, obter informações sobre assuntos de interesse, interagir em grupos na construção de novos conhecimentos e realizar atividades colaborativas. Este trabalho envolve o estudo e o design de interfaces de ambientes que permitem a colaboração síncrona a distância entre estudantes, através da Internet, seguindo os princípios que regem a Interação Humano Computador, o CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) e a educação inclusiva. Serviu de contexto para este trabalho o Caleidoscópio, um projeto de educação inclusiva, sobre o qual idealizamos o ambiente de aprendizado proposto. O Desenho-Mania foi construído tendo como base a ferramenta Papo-Mania um chat desenvolvido com o objetivo de adicionar características facilitadoras à comunicação. O processo de design do Papo-Mania, centrado na participação do usuário, é considerado parte essencial do trabalho e fundamental para a criação do Desenho-Mania. Os dados obtidos da observação de uso do Papo-Mania por alunos portadores da Síndrome de Down, serviram de base para o design de uma nova ferramenta contendo as mesmas características de sincronicidade da comunicação e ainda inserindo o trabalho colaborativo Os resultados concretizados com este trabalho encorajam a prosseguir nesta linha buscando novas funcionalidades que possam ser agregadas a ambientes computacionais que apresentem características facilitadoras da comunicação, expressão e crescimento de todos os estudantes, inclusive crianças com necessidades educativas especiais.Abstract: Several media enable the process of communication, through for example the writing, the sound, the image or the computer. Computers, allied to the Internet, have the potential of mediating the communication, enhancing the access to the information and the collaboration among people. The collaborative learning begins to be more and more accessible to everyone due to the popularization of the Internet. Thus, people geographically distant can share knowledge and goals, obtain information on subjects of interest, interact in groups to construct new knowledge and to accomplish collaborative activities This work involves the study and the design of interfaces to allow synchronous collaboration among students, through the Internet, based on principles of Human-Computer Interaction, CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) and the educational inclusion The context for this work was the Caleidoscópio: a project grounded on the educational inclusion, on which we idealized the proposed learning environment. The Desenho-Mania built based on the tool Papo-Mania a chat developed with the aim of faciliting the communication. The design process of Papo-Mania, centered in user's participation, is considered an essencial part of the work and the basis for creation of Desenho-Mania. The data resulted from observing the use of Papo-Mania by Down Syndrome students, were the foundations for the design of a new tool having the same communication characteristics with the addition of enabling collaborative work. Papo-Mania is a chat, developed with the aim of facilitating the children's communication, includes the Papo-Mania and adds to it new functionalities, that allow the students, to participate in collaborative activities using resources as voting, drawing, sorting, writing and cooperating to the execution of the goal initially established by the group The results of the activities are stored automatically in web pages at the end of each session and they represent the memory of the group for the activity. The results obtained with this work encourage the continuation, looking for new functionalities that could be added to computer environments that facilitate the communication, expression and students' growth, including children with special educational needs.MestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-Nunes, Maria das Graças VolpeWainer, JacquesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarcellos, Gianfrancesca Cutini2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini. Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva. 2000. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201496porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:15:55Zoai::201496Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
title Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
spellingShingle Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
Barcellos, Gianfrancesca Cutini
Interfaces (Computador)
Interação humano-máquina
title_short Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
title_full Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
title_fullStr Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
title_full_unstemmed Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
title_sort Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva
author Barcellos, Gianfrancesca Cutini
author_facet Barcellos, Gianfrancesca Cutini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Nunes, Maria das Graças Volpe
Wainer, Jacques
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Gianfrancesca Cutini
dc.subject.por.fl_str_mv Interfaces (Computador)
Interação humano-máquina
topic Interfaces (Computador)
Interação humano-máquina
description Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310
BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini. Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva. 2000. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310
identifier_str_mv BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini. Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distancia para o contexto da educação inclusiva. 2000. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589310. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188841352855552