Aspectos construtivos de túneis urbanos de baixa cobertura em solo : estudo de caso do túnel de acesso ao Centro Administrativo de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621913 |
Resumo: | Orientador: Paulo José Rocha de Albuquerque |
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Aspectos construtivos de túneis urbanos de baixa cobertura em solo : estudo de caso do túnel de acesso ao Centro Administrativo de Minas GeraisConstructive aspects of soil level low overburden urban tunnels : case study of the access tunnel to Administrative Centre of Minas GeraisTuneisInstrumentaçãoAnálise numéricaTunnelsInstrumentationNumerical analysisOrientador: Paulo José Rocha de AlbuquerqueDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A concepção construtiva de um túnel está sempre relacionada a variação no estado de tensões do maciço e nos resultados de suas deformações e deslocamentos. Situação que se torna única ao analisar o objeto deste trabalho o Túnel de Acesso ao CAMG (Centro Administrativo de Minas Gerais), onde tem-se uma condição especial de escavação para o túnel absolutamente raso. O presente trabalho documenta as técnicas construtivas aplicadas no túnel de acesso à Cidade Administrativa de Minas Gerais, bem como realiza uma abordagem dos vários elementos de suporte utilizados durante sua execução. Os detalhes relativos à instrumentação são apresentados bem como as ações tomadas para corrigir as recalques observados. Além destes aspectos, foi realizada a modelagem numérica do túnel através do método dos elementos finitos por meio do software PHASES², utilizado para análises bidimensionais de escavações superficiais ou subterrâneas em solo e rocha. Por meio dos parâmetros de resistência mecânica obtidos, foi possível verificar os deslocamentos atuantes e as tensões para a configuração final da escavação. A plastificação do maciço também foi analisada assim com o fator de segurança adotadoAbstract: The constructive conception of a tunnel is always associated to the variation in the condition of stresses of the massif and in the results of its strains and displacements. This situation is unique in the case of the object of this work, the access tunnel to CAMG (Minas Gerais Administrative Center). This tunnel has a particular condition of excavation of an extremely shallow tunnel. This work documents the construction techniques used for the access tunnel to the administrative city of Minas Gerais. It also approaches various support elements used during the execution of the tunnel. The details relating to instrumentation are shown, as well as the actions taken to correct any settlements observed. Besides these aspects, numerical modeling of the tunnel was performed via the finite element method by means of the PHASES² software program, which is used for two-dimensional analyses of surface or underground excavations in soil and rock. By means of the mechanical resistance parameters obtained, it was possible to verify active displacements and stresses for the final configuration of the excavation. The plasticization of the massif was also analyzed as well as the safety factor adoptedMestradoGeotecniaMestre em Engenharia Civil[s.n.]Albuquerque, Paulo José Rocha de, 1964-Vizotto, IsaiasAssis, André Pacheco deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Rodrigo Alvares de Araújo, 1976-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621913MELO, Rodrigo Alvares de Araújo. Aspectos construtivos de túneis urbanos de baixa cobertura em solo: estudo de caso do túnel de acesso ao Centro Administrativo de Minas Gerais. 2013. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621913. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920200porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:10Zoai::920200Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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