A imaginação negativa : uma política da ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Luciana Molina, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639935
Resumo: Orientador: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior
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spelling A imaginação negativa : uma política da ficçãoNegative imagination : a politics of fictionEstética na literaturaModernismo (Literatura)Pós-modernismo (Literatura)UtopiasTeoria críticaAesthetics in literatureModernism (Literature)Postmodernism (Literature)UtopiasCritical theoryOrientador: Eduardo Sterzi de Carvalho JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesta tese de doutorado é investigada a existência de uma relação constitutiva entre arte e política e, em particular, a possibilidade de entendermos alguns aspectos formais da produção artística contemporânea como críticos à sociedade capitalista atual. Para fazê-lo, tomo como referência teórica principal a Teoria Crítica da Sociedade e um conceito desenvolvido pelo filósofo Theodor W. Adorno, utopia negativa. A tese está dividida em três partes. Na primeira, analisamos o clima cultural que pressupõe um "imobilismo histórico" e que, em razão disso, afirma igualmente a impossibilidade de obras de arte serem utópicas. Na segunda parte, investigamos o processo de autonomização estética, isto é, o modo pelo qual a arte (e, em particular, a literatura de ficção) adquire suas próprias regras de constituição na modernidade. Tomamos como pressuposto que esse processo tem como ápice o modernismo e o modo pelo qual ele é entendido como simultaneamente isolado da vida social e crítico a ela. Na terceira e última parte da tese, analisamos alguns aspectos formais da chamada arte contemporânea/pós-moderna. Tomamos como casos a serem comparados e analisados o conto "Pierre Menard, autor de Quixote", de Jorge Luis Borges; a obra "Brillo Box", de Andy Warhol; e o romance "Os Detetives Selvagens", de Roberto Bolaño. A hipótese que orientou o trabalho é a de que parte da arte contemporânea passa por um processo de desautonomização, segundo o qual algumas obras se tornam críticas à sociedade atual a partir das tensões sociais encontradas no modo idiossincrático pelo qual combinam aparência de não autonomia e autorreflexividade, ou seja, a arte em questão é crítica quando se aproxima formalmente de objetos e práticas cotidianas que têm utilidade e valor de verdade, tais como a crítica literária, a réplica de uma mercadoria, a enciclopédia, o testemunho, etc. Com isso, essas obras fazem refletir a respeito das condições materiais da própria produção artísticaAbstract: In this doctoral thesis, it is investigated the existence of a constitutive relationship between art and politics, and, specifically, the possibility of understanding formal aspects of contemporary art as critical to current capitalist society. In order to do so, we take as main theoretical reference the Critical Theory of Society and a concept developed by the philosopher Theodor W. Adorno, negative utopia. The thesis is divided into 3 parts. In the first one, we analyze the cultural atmosphere that presupposes "historical immobility" and, for that reason, also affirms the impossibility of works of art being utopian. In the second part, we investigate the process of aesthetic autonomization, that is, the way in which art (in particular, literary fiction) acquires its own rules of constitution in modernity. We assume that this process finds its apex in modernism and in the way by which it is understood as simultaneously isolated from social life and critical towards it. In the third and final part of the thesis, we analyze some formal aspects of so-called contemporary/postmodern art. We take as cases to be compared and analyzed the short story "Pierre Menard, Author of the Quixote", by Jorge Luis Borges; Andy Warhol's "Brillo Box"; and the novel "The Savage Detectives", by Roberto Bolaño. The hypothesis that guided the work is that part of the contemporary art goes through a process of de-autonomization, according to which some works become critical to the current society because of the social tensions found in the idiosyncratic way by which they combine appearance of non-autonomy and self-reflexivity, that is, the art in question is critical when it formally resembles everyday objects and practices that have utility and truth value, such as literary criticism, the replica of a commodity, the encyclopedia, the testimony, etc. Thus, these artworks reflect on the material conditions of the artistic production itselfDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutora em Teoria e História LiteráriaCAPES88881.135272/2016-01CNPQ159027/2014-4[s.n.]Sterzi, Eduardo, 1973-Fernandes, PáduaPalhares, TaisaSilva, Eduardo Soares NevesSantos, Vitor CeiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQueiroz, Luciana Molina, 1988-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 165 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639935QUEIROZ, Luciana Molina. A imaginação negativa: uma política da ficção. 2018. 1 recurso online ( 165 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639935. 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