Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Marcos da Silva, 1962-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660
Resumo: Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
id UNICAMP-30_592d88541374becb322d9badc8942791
oai_identifier_str oai::1127347
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileirosGuitar and baião : rhythm and legacy in the phonographic production of brazilian musiciansGonzaga, Luiz, 1912-1989GuitarraBaiãoRitmoMúsica popular brasileiraGonzaga, LuizGuitarBaiãoRhythmBrazilian popular musicOrientador: Hermilson Garcia do NascimentoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo dessa pesquisa é desvelar o baião, sua descrição conceitual e caracterização instrumental e rítmica, a partir de fonogramas selecionados da obra de Luiz Gonzaga, considerado como o precursor desse gênero da música popular brasileira, e de composições e arranjos de guitarristas, a partir da década de 1950. Os procedimentos metodológicos do estudo incluem: 1) coleta de fonogramas disponíveis em sítios da Internet e a extração de áudios dos discos de acervos pessoal e de colecionadores, seguindo determinados critérios de inclusão como a presença do termo "baião" nos títulos das canções e a categorização do gênero nos selos fonográficos; 2) uso de conversores e editores de áudio para aprimorar a qualidade da escuta; 3) escuta repetida de gravações musicais; 4) edição de partituras das transcrições para fundamentar análises comparativas e apontamentos; 5) descrição da produção musical do autor deste trabalho, composições e arranjos com exemplos em partituras, apresentada como aplicação dos conceitos descritos sobre o baião. O ritmo do baião é geralmente reduzido e representado por uma célula considerada por alguns autores pesquisados como "padrão". A análise da fonografia revela que as gravações dos baiões, desde o lançamento, quanto ao aspecto rítmico de acompanhamento, apresentam variedade de padrões nas execuções dos instrumentos em conjuntos musicais ou a solo. Os resultados da pesquisa demonstram não haver somente um "padrão básico", "pulsação básica" ou "levada padrão". A conclusão é que o baião configura uma pluralidade de padrões gerando resultante rítmicas diversas, assim constituindo ambiente propício para o surgimento de hibridismos e fusões. Isso observado nas contribuições de guitarristas e suas recriações do baião na linguagem idiomática da guitarra, no contexto da música instrumental e continuadora do legado desse ritmo nordestinoAbstract: The aim of this research is to unveil the baião, its conceptual description and instrumental and rhythmic characterization, based on selected phonograms of the work of Luiz Gonzaga, considered as the precursor of this genre of Brazilian popular music, and of compositions and arrangements by national guitarists, since 1950. Methodological procedures of the study include: 1) the collection of phonograms available at Internet and the extraction of audio recordings from discs of personal collection and of collectors following certain inclusion criteria, such as the presence of the term baião in the song titles and the categorization of the genre in records seals; 2) the use of audio converters and editors to improve listening quality; 3) the repeated listening of musical recordings; 4) the editing of scores with transcriptions to support comparative analysis and notes; 5) the description of the author's musical production, compositions and arrangements with examples in sheet music, presented as an application of the concepts described about baião. The baião rhythm is usually reduced to (and represented by) a cell considered by many authors to be "standard". The analysis of the phonography reveals that the recordings of baiões, regarding the rhythmic aspect of accompaniment, present a variety of patterns in the performance of the instruments in ensemble or solo. The results of the research show that there is not only one "basic pattern", "basic pulsation" or "standard beat". The conclusion is that the baião configures a plurality of patterns, generating diverse rhythmic resultants, thus consisting in an environment conducive to the emergence of hybridisms and fusions. This observed in the contributions of guitarists and their recreations of baião, in idiomatic language of guitar, in the context of instrumental music and continuing the legacy of this Northeastern rhythmDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em Música[s.n.]Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-Carvalho, José Alexandre Leme LopesBarsalini, LeandroCortes, AlmirGomes, Marcelo SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Marcos da Silva, 1962-20202020-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660MAIA, Marcos da Silva. Guitarra e baião: ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros. 2020. 1 recurso online (189 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127347Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T16:11:20Zoai::1127347Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-11T16:11:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
Guitar and baião : rhythm and legacy in the phonographic production of brazilian musicians
title Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
spellingShingle Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
Maia, Marcos da Silva, 1962-
Gonzaga, Luiz, 1912-1989
Guitarra
Baião
Ritmo
Música popular brasileira
Gonzaga, Luiz
Guitar
Baião
Rhythm
Brazilian popular music
title_short Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
title_full Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
title_fullStr Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
title_full_unstemmed Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
title_sort Guitarra e baião : ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros
author Maia, Marcos da Silva, 1962-
author_facet Maia, Marcos da Silva, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-
Carvalho, José Alexandre Leme Lopes
Barsalini, Leandro
Cortes, Almir
Gomes, Marcelo Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Marcos da Silva, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Gonzaga, Luiz, 1912-1989
Guitarra
Baião
Ritmo
Música popular brasileira
Gonzaga, Luiz
Guitar
Baião
Rhythm
Brazilian popular music
topic Gonzaga, Luiz, 1912-1989
Guitarra
Baião
Ritmo
Música popular brasileira
Gonzaga, Luiz
Guitar
Baião
Rhythm
Brazilian popular music
description Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660
MAIA, Marcos da Silva. Guitarra e baião: ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros. 2020. 1 recurso online (189 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660
identifier_str_mv MAIA, Marcos da Silva. Guitarra e baião: ritmo e legado na produção fonográfica de músicos brasileiros. 2020. 1 recurso online (189 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638660. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127347
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189158594281472