Financeirização na educação superior privada brasileira : permanência por endividamento, expansão por benefício público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, Lucas, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634379
Resumo: Orientador: Guilherme Santos Mello
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spelling Financeirização na educação superior privada brasileira : permanência por endividamento, expansão por benefício públicoFinancialization in brazilian private higher education : permanence by indebtedness, expansion by public benefitFundo de Financiamento ao Estudante do Ensino SuperiorProUni (Programa)Ensino superiorFinanceirizaçãoPolítica socialFIESProUni (Program)Higher educationFinancializationSocial policyOrientador: Guilherme Santos MelloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: Esse trabalho tem como objetivo constatar e analisar a financeirização da educação superior privada brasileira, com foco nos governos Lula e Dilma, apurando suas principais características. Parte-se da hipótese de que o processo de financeirização, ocorrido em nível mundial, expressa-se no Brasil com especificidades e incompletudes, ainda que alinhado ao de outros países, tendo relevância crescente na política social, na qual o sistema de educação superior se destaca como elemento representativo. Assim, é inicialmente realizada uma conceituação geral do fenômeno por meio de sentidos específicos, posicionando a questão abordada. Após isso, investiga-se suas origens no Brasil e a forma pela qual esse atualmente se manifesta. Por fim, utilizam-se os sentidos previamente definidos para apontar a financeirização ocorrida na educação superior privada em períodos recentes. Essa é apresentada por duas óticas: de um lado, um maior endividamento das famílias através de um crédito educacional subsidiado pelo governo, e, de outro, grandes conglomerados educacionais com atitudes de mercado altamente agressivas, em busca de uma valorização acionária rápida e constante. O papel do Estado é visto como fundamental nesse processo, tanto através de um custoso sistema de crédito educacional (FIES), quanto de um subsídio direto e expressivo às empresas educacionais (PROUNI). O que se encontra é um crescente número de alunos beneficiados e progressivamente endividados, anexo a uma forte mudança nesse setor, com grande número de fusões e aquisições, acompanhada de uma concentração de mercado pari passu a entrada dessas grandes corporações no mercado acionário, com valorização acelerada. Essas características corroboram ao menos dois dos sentidos apresentados, permitindo uma conclusão crítica desse processoAbstract: This paper aims to verify and analyze the financialization of Brazilian private higher education, focusing on the Lula and Dilma governments, assessing their main characteristics. It is based on the hypothesis that the process of financialization, occurring at a global level, is expressed in Brazil with specificities and incompleteness, albeit in line with that of other countries, with a growing relevance in social policy, in which the higher education system stands out as a representative element. Thus, a general conceptualization of the phenomenon through specific senses is initially performed, positioning the concept approached. After that, it is investigated its origins in Brazil and the way in which it is currently manifested. Finally, the previously defined senses are used to indicate the financialization that has occurred in private higher education in recent periods. This is presented by two perspectives: on the one hand, a higher indebtedness of the families through a subsidized educational credit by the government, and, on the other, great educational conglomerates with highly aggressive market attitudes, guided by a constant stock valuation. The role of the state is seen as fundamental in this process, both through a costly educational credit system (FIES) and a direct and expressive subsidy to educational enterprises (PROUNI). The results are a growing number of students benefited and progressively indebted, coupled with a strong change in this sector, with numerous mergers and acquisitions, accompanied by a market concentration pari passu the entry of these large corporations into the stock market, with accelerated valorization. These characteristics corroborate at least two of the senses presented, allowing a critical conclusion of this processMestradoEconomia Social e do TrabalhoMestre em Desenvolvimento EconômicoCAPES[s.n.]Mello, Guilherme Santos, 1983-Carvalho, Cristina Almeida Helena deKrein, José DariUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBressan, Lucas, 1990-20182018-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634379BRESSAN, Lucas. Financeirização na educação superior privada brasileira: permanência por endividamento, expansão por benefício público. 2018. 1 recurso online (152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634379. 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