Análise espacial aplicada a modelos tradicionais de produção de viagens no estudo de caso da Região Metropolitana de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréa, Alexandre Frazão D', 1971-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634641
Resumo: Orientador: Maria Teresa Françoso
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Estas premissas são restritivas e raramente atendidas completamente em modelos de produção de viagens, especialmente porque as variáveis explicativas (características socioeconômicas, demográficas e de uso do solo) não ocorrem de forma aleatória e dependem de fatores geralmente relacionados com sua localização. Segundo a lei de Tobler, os valores de variáveis espaciais são atribuídos à proximidade entre medidas, dessa mesma variável, em diferentes localidades, portanto, há uma tendência de que o valor de uma ou mais variáveis associadas a uma determinada localização assemelham-se mais aos valores observados em sua vizinhança do que ao restante das localizações do conjunto amostral. Assim é possível inferir que os procedimentos matemáticos clássicos de regressões lineares utilizados para a elaboração de modelos de produção de viagens violam principalmente as premissas de independência e homocedasticidade dos dados, da variável resposta, ao não considerar que as viagens produzidas são influenciadas pelas zonas vizinhas; e ao não apresentar uniformidade das relações que explicam as viagens em todas as partes do espaço considerado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é verificar a hipótese de que modelos de produção de viagens, que consideraram a dependência espacial, promovem resultados mais eficientes do que os que utilizam eventos dissociados da influência de zonas vizinhas. Para isto, desenvolveu-se uma comparação entre um modelo tradicional e um modelo baseado na dependência espacial, ambos elaborados a partir de dados de viagem e dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas. Com os resultados obtidos pode-se concluir que os modelos baseados em dependência espacial apresentam melhores resultados do que utilizam as técnicas tradicionaisAbstract: Linear regression techniques are the most used for the development of production trip models in traffic zones, which start from the premises of independence, linearity, and homoscedasticity of the response variable data. These premises are restrictive and rarely fully met in production trip models, especially since the explanatory variables (socioeconomic, demographic and land use characteristics) do not occur at random and depend on factors generally related to their location. According to Tobler's law, the values of spatial variables are attributed to the proximity between measures of that same variable in different sites, so there is a tendency that the values of one or more variables associated with a location are more similar to values observed in its neighborhood than to the rest of the sample set locations. Thus, it is possible to conclude that the classical mathematical procedures of linear regressions used to prepare production trip models violate mainly the assumptions of independence and homoscedasticity of the data, first of all, because it does not consider the trips produced are influenced by the neighbouring zones; secondly, by failing to show uniformity in the relationships that explain travel in all parts of the space under consideration. Therefore, the objective of this master dissertation is to verify the hypothesis that trip production models, which considered spatial dependence, promote more efficient results than those that use events dissociated from the influence of neighbouring areas. For this, a comparison between a traditional model and a spatial dependence model was developed, both models were elaborated with travel and socioeconomic data of the Campinas Metropolitan Region. With the results obtained it can be concluded that the models based on spatial dependence present better results than they use the traditional techniquesMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Françoso, Maria Teresa, 1963-Paiva Junior, Humberto deFeitosa, Flávia da FonsecaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndréa, Alexandre Frazão D', 1971-20182018-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634641ANDRÉA, Alexandre Frazão D'. Análise espacial aplicada a modelos tradicionais de produção de viagens no estudo de caso da Região Metropolitana de Campinas. 2018. 1 recurso online (138 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634641. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060874Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-05T14:03:04Zoai::1060874Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-05T14:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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