Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_59a1bb1175e82213c1714ca77ff81468
oai_identifier_str oai::93544
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atitudes (des)favoraveis com relação a matematicaAtitude (Psicologia)Psicologia educacionalMatemática - Estudo e ensinoOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem por fInalidade estudar a ocorrência, o tipo e a estabilidade das atitudes com relação à Matemática, presentes nos professores ( de }3 à 43 séries) e nos alunos do Curso Magistério, bem como investigar o motivo pelo qual as pessoas optam pelo Magistério. Foram sujeitos desse trabalho, 295 alunos do Curso Magistério de escolas da Rede Estadual de Campinas e 203 professores de 10 grau de escolas das Redes Municipal e Estadual de Campinas. Os instrumentos utilizados foram: uma Escala de atitudes com relação à Matemática, de tipo Likert, elaborada por Dutton (1968) e composta de 22 afirmações que cobrem principalmente as razões pelas quais as pessoas demonstram gostar ou não da Matemática, e um questionário usado com a fInalidade de obter dados sobre o sujeito e indícios de tendências com relação à Matemática e o fato de uma atitude representar a predisposição de uma pessoa para responder a um determinado objeto de maneira favorável ou desfavorável, optou-se por este tipo de investigação que é baseada nos seguintes pressupostos: a) As atitudes dos professores e dos futuros professores com relação à Matemática tendem a ser negativas; b) As pessoas optam pelo Magistério por não gostarem da Matemática; c) Os grupos e subgrupos se diferenciam pouco com relação às atitudes com relação à Matemática. Os resultados obtidos mostraram que, os alunos possuem atitudes negativas e os professores possuem atitudes positivas; há pouca alteração das atitudes nos professores com mais experiência e a opção pelo Magistério revelou ser uma predisposição das pessoas em lidar com as criançasAbstract: The present work aims to study the occurrence, the type and the stability of the attitudes from the teachers (of the first 4 grades of Grade School) and from the students in the course of "Grade School Teaching"* towards Mathematics. 295 students from the course of "Grade School Teaching" from public schools in Campinas and 203 "Grade School"** teachers from public schools in the same city have been subject to this study. The instruments used were a Scale of attitudes towards Mathematics, of the Likert type, elaborated by Dutton (1968) and composed of 22 statements which mainly covered the reasons why people show to like or dislike Mathematics, and a questionnaire used to obtain some data about the subject as well as traces of tendencies towards Mathematics. Considering the importance of the study of the attitudes towards Mathematics all the fact that an attitude represents a person' s predisposition to a certain object in a favorable or an unfavorable way, we have opted for this kind of investigation, which is based on the following : a) Teachers¿ and prospective teachers' attitudes towards Mathematics tend to be negative; b) People choose the course of "Grade School Teaching" because they dislike Mathematics; c) The groups and subgroups have little difference regarding their attitudes towards Mathematics. The results obtained show that students have negative attitudes towards Mathematics and teachers positive; there is little alteration in the attitudes of more experienced teachers and the option for the course of "Grade School Teaching" has shown to be a person's predisposition to deal with childrenMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro19951995-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica. 1995. 127f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93544porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T05:26:44Zoai::93544Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T05:26:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
title Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
spellingShingle Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
Atitude (Psicologia)
Psicologia educacional
Matemática - Estudo e ensino
title_short Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
title_full Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
title_fullStr Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
title_full_unstemmed Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
title_sort Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica
author Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
author_facet Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude (Psicologia)
Psicologia educacional
Matemática - Estudo e ensino
topic Atitude (Psicologia)
Psicologia educacional
Matemática - Estudo e ensino
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-08-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724
GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica. 1995. 127f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des)favoraveis com relação a matematica. 1995. 127f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
127f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188778152034304