A dimensão prática na preparação profissional em educação física : concepção e organização acadêmica
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617643 |
Resumo: | Orientador: João Batista Andreotti Gomes Tojal |
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A dimensão prática na preparação profissional em educação física : concepção e organização acadêmicaThe dimension practice in professional preparation in physical education : academic organization and conceptionFormação profissionalEducação físicaRelação teoria-práticaCurrículosDiretrizes curricularesProfessional formationPhysical educationRelation between theory-practiceCurriculumCurriculum guidelinesOrientador: João Batista Andreotti Gomes TojalTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: As atuais diretrizes curriculares apresentam uma atenção especial para a relação entre teoria e prática no processo de preparação profissional ao apresentar a "prática como componente curricular". O objetivo geral desta pesquisa é identificar a concepção e organização da "prática como componente curricular" (PCC) nas Diretrizes Curriculares e nas IES em Educação Física do Município de Campinas/SP. Objetivos específicos: descrever como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física identificam a PCC; examinar como as IES de Educação Física interpretam e organizam a PCC; identificar a compreensão de prática e de relação da prática com a teoria dos docentes e discentes de graduação em Educação Física. Pressupostos: identidade acadêmica da área; mercado de trabalho; atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (licenciatura- Resolução CNE/CP nº 01/2002, Parecer CNE/CP nº 09/2001, Resolução CNE/CP nº 02/2002, Parecer CNE/CP nº 28/2001) e graduados (bacharelado- Resolução CNE/CES nº 07/2004 e Parecer CNE/CES nº 58/2004) em Educação Física. Foi realizado um levantamento descritivo e uma análise documental das diretrizes curriculares específicas para os cursos de graduação em Educação Física atuais e também na legislação anterior que definia essa graduação (Resolução MEC/CFE nº 03 de 1987 e o Parecer MEC/CFE nº 215 de 1987). Para a realização da análise dos documentos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Também foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de informações dos docentes e discentes do último ano de graduação dos cursos de graduação (bacharelado) e licenciatura em Educação Física do município de Campinas/SP. Para desenvolver a presente pesquisa, foram adotadas as perspectivas teóricas: "prática reflexiva" e "motricidade humana". Após a análise dos documentos, ficou evidente a ênfase sobre: pesquisa e práticas investigativas; princípio metodológico da ação-reflexão-ação; relação da preparação profissional com diferentes contextos de prática profissional. Os projetos pedagógicos analisados mostraram que as instituições evidenciam a pesquisa (iniciação científica), projetos de extensão e estágios como fatores importantes na preparação profissional em Educação Física e no cumprimento da "prática como componente curricular" nas duas habilitações (licenciatura e bacharelado/graduação); mas, é apenas como possibilidades que as instituições os apresentam, e não como elementos integrantes e inseparáveis do processo. A análise dos questionários mostrou que os alunos apresentaram como aspectos desfavoráveis ao desenvolvimento das práticas nos cursos que frequentam, a insuficiência ou as carências das atividades práticas, e a falta de relação entre as teorias estudadas e o mercado de trabalho; assim como projetos de extensão, estágios e iniciação científica não foram valorizados nas respostas. Alunos e docentes captam a importância da articulação entre teoria e prática no processo de preparação profissional, porém a visão dicotômica entre teoria e prática predominou na análise das respostas. Alguns resultados merecem destaque: a visão de prática como aplicação da teoria; a teoria como via de mão única sem interdependência com a prática; o desconhecimento ou pouco conhecimento de alguns docentes em torno às diretrizes curriculares; a desconsideração de projetos de extensão e pesquisa, e de estágios como instrumentos privilegiados de articulação entre conhecimentos das disciplinas que compõem a matriz curricular e a realidade do campo de trabalho. O desejo é que as análises e os resultados alcançados por esta pesquisa sejam úteis como referência para as Instituições de Ensino Superior no Brasil, para reflexão sobre possíveis alterações e reformulaçõesAbstract: The current curriculum guidelines provide special attention to the relationship between theory and practice in the process of professional preparation in presenting the "practice as a curriculum component." The objective of this research is to identify the design and organization of the "practice as a curriculum component" (PCC) in the Curriculum Guidelines and the Higher Education Institutions in Physical Education from Campinas/SP. Specific Objectives: to describe how the National Curriculum Guidelines for Physical Education identify the PCC; examine how Higher Education Institutions in Physical Education interpret and organize the PCC; identify the practice and understanding of the relationship between practice and theory of the professors and graduate students in Education Physical. Assumptions: identity of the academic area, the work market; current national curriculum guidelines for teacher education (Resolution CNE/CP nº 01/2002, Report CNE/CP nº 09/2001, Resolution CNE/CP nº 02/2002, Report CNE/CP nº 28/2001) and graduate (bachelor degree- Resolution CNE/CES nº 07/2004 e Report CNE/CES nº 58 /2004) in Physical Education. It was conducted a descriptive survey and document analysis of the specific curriculum guidelines for undergraduate courses in Physical Education and also in the previous legislation that defined this graduation (Resolution MEC/CFE nº 03/1987 and the Report MEC/CFE nº 215/1987). For the accomplishment of the analysis of documents was used the technique of content analysis. Also the questionnaire was used as instrument for collecting information from teachers and students of final year of undergraduate (bachelor degree and teacher education) degree in Physical Education in Campinas/SP. To develop the present research, the theoretical perspectives had been adopted: "reflective practice" and "human kinetics". After analyzing the documents, it was clear the emphasis on: research and investigative practices; methodological principle of action-reflection-action; relation of the professional preparation with different contexts of practical professional. The educational projects analyzed showed evidence that the research institutions (scientific initiation), extension projects and internships as important factors in professional preparation in physical education and enforcement of the "practice as a curriculum component" in teacher education and bachelor degree, but is just as possible that institutions place them, and not as integral and inseparable elements of the process. The analysis of the questionnaires showed that students had presented as unfavorable aspects to the development of the courses they attend practices: inadequate or lack of practical activities, and lack of relationship between the theories studied and the work market, as well as extension projects, internships and scientific initiation had not been valued in the answers. Students and teachers grasp the importance of linking theory and practice in the process of professional preparation, but the dichotomy between theory and practice prevailed in the analysis of the responses. Some results are noteworthy: the view of practice as the application of the theory; the theory as one-way street without interdependence with the practice; unfamiliarity or little knowledge of some teachers about the curriculum guidelines; the disregard of research and extension projects, and placements as the privileged instruments of articulation between knowledge of the disciplines that make up the curriculum and the reality of field work. The desire is that the analysis and the results achieved by this research are useful as a reference for Higher Education Institutions in Brazil, for reflection on possible changes and reformulationsDoutoradoCiência do DesportoDoutor em Educação Física[s.n.]Tojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-Drigo, Alexandre JanottaBankoff, Antonia Dalla PriaAnderaos, MargarethArruda, Miguel deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAntunes, Alfredo Cesar, 1973-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf263 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617643ANTUNES, Alfredo Cesar. A dimensão prática na preparação profissional em educação física: concepção e organização acadêmica. 2012. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617643. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/856297porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:36:14Zoai::856297Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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