Intervenção fisioterapeutica reduz o indice de estresse em vestibulandos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609408 |
Resumo: | Orientadores: Regina Celia Spadari, Dora Maria Grassi-Kassisse |
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Intervenção fisioterapeutica reduz o indice de estresse em vestibulandosManual physiotherapy intervention reduces stress levels in students during exam periodEstresseCortisolTerapia manualAdolescentesMemóriaStressCortisolManual therapyAdolescenceMemoryOrientadores: Regina Celia Spadari, Dora Maria Grassi-KassisseDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Certo nível de estresse é benéfico ao desempenho e à sobrevivência, mas a constante ou inadequada resposta de estresse pode trazer sérios riscos à saúde e prejudicar o desempenho. Estudos com vestibulandos justificam-se pela alta concentração de cortisol encontrada em amostras de saliva coletadas nos meses em que são feitas as inscrições e nos dias dos exames vestibulares. Este trabalho propõe não somente avaliar os índices de estresse, mas também uma alternativa de abordagem terapêutica não medicamentosa para reduzir os índices de estresse no período que antecede o vestibular e, com isso, melhorar o desempenho nas provas. Em um primeiro estudo, o índice de estresse percebido foi avaliado em estudantes matriculados em um curso pré-vestibular, nos meses de março, setembro e novembro utilizando-se o Questionário de Estresse em Adolescentes (QEA). Os escores obtidos no QEA foram mais baixos em março do que em setembro e novembro, maior nas meninas que nos meninos e ainda diferentes entre os turnos matutino, vespertino e noturno. No estudo 2 uma mostra de 32 voluntários foi submetida à terapia manual de mobilização muscular e da fáscia, em duas sessões semanais, de 40 minutos, de setembro a novembro. Outro grupo não recebeu o tratamento. O índice de estresse percebido foi avaliado em setembro e, juntamente com a memória declarativa de curto e longo prazo, também na semana que antecedeu o exame vestibular. A concentração salivar de cortisol foi determinada em setembro e no dia do exame. Vestibulandos tratados não apresentaram aumento da concentração salivar de cortisol momentos antes da prova, ao contrário do que ocorreu com aqueles do grupo controle; apresentaram também menor escore no QEA, melhor desempenho nos testes de memória, e maior índice de aprovação na primeira fase do vestibular. Concluímos que a intervenção fisioterapêutica aplicada foi eficiente em reduzir o índice de estresse dos vestibulandos e resultou em melhor desempenho no exame.Abstract: Although certain stress levels might be beneficial to the performance and survival, the constancy of stressors or an inadequate stress response may cause risks to health and may trigger or worsen a variety of diseases. In order to adopt preventive or curative strategies it is necessary to identify the high-risk groups by determining the stress levels. Studies in Brazilian adolescents during the year they are preparing to fight for a vacancy in the public universities are justified by the high concentration of cortisol, one of the stress hormones, found in these students? saliva samples, collected not only in the exams period but also during the period they do the option for the university they want to attend. The objective of this work is to determine the stress levels in students preparing to apply for the universities (study 1), and also to suggest an alternative of non-pharmacological therapy in order to reduce the stress levels in the students during the exam period and then, improving their performance (study 2). In the first study, we determined the perceived stress level in the students attending a preparatory course, in March (beginning of the school year), November (when they apply for the exams) and in November (in the week they do the exams) by using the Adolescent Stress Questionnaire (ASQ, Byrne, 2005). In the study 2, 32 volunteers were submitted to 40 min manual therapy, twice a week, from September to November. Another group of students not submitted to the therapy was evaluated as control. The cortisol concentrations were determined in four saliva samples collected during one day in the period of registration and on the day of the exam, the index of perceived stress and the performance in a memory test aimed to evaluate short and long term declarative memory were evaluated in the week before the exam. The results showed that the ASQ scores were lower in March than September and November. They also have shown that the students who had not undergone the manual therapy presented an increase in the concentration of salivary cortisol before the exam, what did not occurred with the students in the treated group. Moreover, the treated group also scored lower in the perceived stress questionnaire, exhibited a better performance in the short term memory tests and a higher rate of success in the exams. We concluded that the applied physiotherapy program was effective to reduce the students stress levels and improved their performance in the exam.MestradoFisiologiaMestre em Biologia Funcional e Molecular[s.n.]Spadari-Bratfisch, Regina Celia, 1952-Grassi-Kassisse, Dora Maria, 1964-Spadari-Bratfisch, Regina Celia, 1952-Pompeia, SabineAreas, Miguel ArcanjoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Heloisa Aparecida, 1966-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf110 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609408FERREIRA, Heloisa Aparecida. Intervenção fisioterapeutica reduz o indice de estresse em vestibulandos. 2009. 110 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609408. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/443135porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:31:37Zoai::443135Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:31:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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