Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Leonara de Medeiros, 1993-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533
Resumo: Orientador: Heiko Horst Hornung
id UNICAMP-30_5acf16860b28915895c247e83ec18037
oai_identifier_str oai::989689
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologiasDesign for all and inclusive education : involving teachers in the creation of technologiesDesign participativoDesign universalEducação inclusivaParticipatory designUniversal designInclusive educationOrientador: Heiko Horst HornungDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: No Brasil, o acesso à educação é garantido por lei. Assim, profissionais de educação buscam utilizar diferentes materiais e tecnologias para possibilitar que seus alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, possam ser inseridos dentro do ambiente escolar. Desse modo, tecnologias são cada vez mais utilizadas como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Porém, nem todas as tecnologias promovem uma educação inclusiva. Diante desse cenário, destacam-se as Interfaces de Usuário Tangíveis, permitindo ao usuário interagir com objetos físicos para a realização de suas atividades, promovendo um engajamento sensorial de seus usuários. As Interfaces Tangíveis podem promover uma maior acessibilidade para seus usuários, sendo uma poderosa ferramenta para promover inclusão no ambiente escolar. Porém, muitos dos trabalhos vistos na literatura são voltados para um público-alvo muito específico, dificultando a utilização dessas tecnologias em sala de aula, considerando que cada aluno tem suas necessidades. Outro fator que deve ser considerado é a habilidade do professor que utilizará a tecnologia. Em nossa pesquisa, trabalhamos com a hipótese de que a utilização de técnicas de design participativo, com profissionais da educação inclusiva, durante todas as fases do projeto pode auxiliar a criação de tecnologias voltadas para a educação inclusiva. Elaboramos uma série de oficinas utilizando diferentes técnicas para inserir os professores no processo de construção colaborativa e observar como as mesmas influenciam no processo de criação. Consideramos que as práticas participativas contribuíram para que os participantes utilizassem seus conhecimentos e expertises para apoiar a criação de um recurso tecnológico que se adequasse às suas necessidades em sala de aula, além de proporcionar uma maior segurança do uso da tecnologia dentro de seu ambiente de trabalhoAbstract: In Brazil, law guarantees access to education. Thus, education professionals seek to use different materials and technologies to enable their students, regardless of their abilities and needs, to be inserted into the school environment. In this way, technologies are increasingly used as mediators of the teaching and learning process. However, not all technologies promote inclusive education. In this scenario, Tangible User Interfaces stand out, allowing the user to interact with physical objects to carry out their activities, promoting a sensorial engagement of their users. Tangible Interfaces can promote greater accessibility, being a powerful tool to promote inclusion in the school environment. However, many of the works seen in the literature are aimed at a very specific target audience, making it difficult to use these technologies in the classroom, considering that each student has specific needs. Another factor that should be considered is the ability of the teacher to use the technology. In our research, we work with the hypothesis that the use of participatory design techniques, involving inclusive education professionals during all phases of the project, can help the creation of technologies aimed at inclusive education. We developed a series of workshops using different techniques to introduce teachers to the process of collaborative construction and observed how they influence the creation process. We believe that participatory practices have contributed to participants' use of their knowledge and expertise to support the creation of a technological resource that fits their classroom needs, as well as providing greater insight into the use of technology within their work environmentMestradoCiência da ComputaçãoMestra em Ciência da ComputaçãoCNPQ133797/2015-5[s.n.]Hornung, Heiko Horst, 1976-Baranauskas, Maria Cecilia CalaniSampaio, Andréia LibórioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraz, Leonara de Medeiros, 1993-20172017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533BRAZ, Leonara de Medeiros. Design para todos e educação inclusiva: envolvendo professores na criação de tecnologias. 2017. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989689Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-12T10:29:21Zoai::989689Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-12T10:29:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
Design for all and inclusive education : involving teachers in the creation of technologies
title Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
spellingShingle Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
Braz, Leonara de Medeiros, 1993-
Design participativo
Design universal
Educação inclusiva
Participatory design
Universal design
Inclusive education
title_short Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
title_full Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
title_fullStr Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
title_full_unstemmed Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
title_sort Design para todos e educação inclusiva : envolvendo professores na criação de tecnologias
author Braz, Leonara de Medeiros, 1993-
author_facet Braz, Leonara de Medeiros, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hornung, Heiko Horst, 1976-
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Sampaio, Andréia Libório
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Leonara de Medeiros, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Design participativo
Design universal
Educação inclusiva
Participatory design
Universal design
Inclusive education
topic Design participativo
Design universal
Educação inclusiva
Participatory design
Universal design
Inclusive education
description Orientador: Heiko Horst Hornung
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533
BRAZ, Leonara de Medeiros. Design para todos e educação inclusiva: envolvendo professores na criação de tecnologias. 2017. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533
identifier_str_mv BRAZ, Leonara de Medeiros. Design para todos e educação inclusiva: envolvendo professores na criação de tecnologias. 2017. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632533. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989689
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116301017088