Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428
Resumo: Orientador: Rosa Attié Figueira
id UNICAMP-30_5d1a62a8f874b25ca35839354c778ee0
oai_identifier_str oai::907771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestaçõesFom writing intents to conventional writing : some manifestationsEscritaErroAlfabetizaçãoAquisição da linguagemWritingErrorLiteracyLanguage acquisitionOrientador: Rosa Attié FigueiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Neste trabalho, a partir da perspectiva que nos abre o Interacionismo (De Lemos) propomo-nos a analisar algumas manifestações no processo de aquisição de escrita de crianças que frequentam a Educação Infantil e crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cuja faixa etária compreende de 2 a 9 anos. Metodologicamente nos acercamos de modos diferentes de coletas: dados provenientes de gravações de áudio e vídeo realizadas em âmbito escolar no ano letivo de 2011; dados retomados de Barbosa (2000) e de Rodrigues (2012). Realizamos um percurso analítico tomando Figueira (1984, 1985, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003, 2005, 2008, 2010, 2011, 2012) como principal interlocutora. Suas postulações na área de aquisição da linguagem oral acerca do "erro" e das autocorreções espontâneas ou elicitadas, mostraram possibilidades significativas de interpretação no terreno da aquisição da escrita. Retomadas, reformulações, rasuras são atos que no quadro da oralidade ou da escrita põem em foco, pelo menos em sua maior parte, o erro - ocorrência que, destoando daquela considerada correta ou esperada, tanto na fala quanto na escrita - pode ser conduzida a um reparo ou correção. Ademais, a aquisição da linguagem está relacionada à entrada do sujeito no funcionamento simbólico. Nesse lugar, o sujeito criança mostra uma faceta de sua posição no mundo, uma vez que pactua com a cultura da linguagem oral e escrita, expondo sua singularidade. Nesse contexto, entendemos que a passagem do registro natural para o registro simbólico, valorativo e cultural se dá no jogo de relações entre o sujeito, o outro e a línguaAbstract: In this work, based on the perspective opened by the Interactionism (De Lemos), we propose to analyze some manifestations of the process of writing acquisition by children attending Preschool and children at the early years of Elementary School with ages ranging from 2 to 9 years. Two different methods of collection have been used methodologically: data derived from audio and video recordings in the school environment during the school year of 2011; data recovered from Barbosa (2000) and Rodrigues (2012). We have pursued an analytical course with Figueira (1984, 1985, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003, 2005, 2008, 2010, 2011, 2012) as the main interlocutor. This author's postulations on "error" in oral language acquisition and the spontaneous or elicited self-corrections have led to significant possibilities of interpretation in the field of writing acquisition. Resumptions, reformulations and erasures are acts that, within the frame of orality or writing, focus mostly on the error - an occurrence that in disagreement with what is deemed correct or expected both in speech and writing - may be led to a rectification or correction. Furthermore, language acquisition is related to the entry of the subject in symbolic operation. In this stance, the subject-child shows a facet of his/her position in the world and, in agreement with the culture of the oral and written language, exposes his/her singularity. In this context, we understand that the passage from the natural register to the symbolic, self-esteem and cultural happens within the interplay of relations between the subject, the other and the languageDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Figueira, Rosa Attié, 1948-Leite, Lucy BanksSilva, Vera Regina Martins eCastro, Maria Fausta Pereira deMaldonade, Irani RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428BARBOSA, Maria Jose Landivar de Figueiredo. Dos intentos de escrita à escrita convencional: algumas manifestações. 2013. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/907771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:00:31Zoai::907771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
Fom writing intents to conventional writing : some manifestations
title Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
spellingShingle Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
Escrita
Erro
Alfabetização
Aquisição da linguagem
Writing
Error
Literacy
Language acquisition
title_short Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
title_full Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
title_fullStr Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
title_full_unstemmed Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
title_sort Dos intentos de escrita à escrita convencional : algumas manifestações
author Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
author_facet Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Rosa Attié, 1948-
Leite, Lucy Banks
Silva, Vera Regina Martins e
Castro, Maria Fausta Pereira de
Maldonade, Irani Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Erro
Alfabetização
Aquisição da linguagem
Writing
Error
Literacy
Language acquisition
topic Escrita
Erro
Alfabetização
Aquisição da linguagem
Writing
Error
Literacy
Language acquisition
description Orientador: Rosa Attié Figueira
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428
BARBOSA, Maria Jose Landivar de Figueiredo. Dos intentos de escrita à escrita convencional: algumas manifestações. 2013. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428
identifier_str_mv BARBOSA, Maria Jose Landivar de Figueiredo. Dos intentos de escrita à escrita convencional: algumas manifestações. 2013. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620428. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/907771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138510474575872