Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303 |
Resumo: | Orientador: Márcia Azevedo de Abreu |
id |
UNICAMP-30_5d6e1cb441c24022ec3bed073dd37881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::770686 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornaisBooks for sale : the presence of novels in newspapers advertisementsRomancePublicidadeJornaisSéculo XIXNovelAdvertisementNewspapersOrientador: Márcia Azevedo de AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presença de romances no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, pode ser estudada por meio de anúncios veiculados em três dos principais jornais fluminenses em circulação no século XIX: o Correio Brasiliense (W. Lewis: Londres, 1808-1822), a Gazeta do Rio de Janeiro (Impressão Régia: Rio de Janeiro, 1808-1822) e o Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). Em um período de crescente acesso aos periódicos, os livreiros passaram a utilizar este veículo para divulgar ao público as obras de suas prateleiras. A partir da análise desse material, é possível obter informações sobre os livreiros mais atuantes, sobre os títulos de maior divulgação, sobre a materialidade dos impressos e seu preço, bem como sobre os critérios de valorização das obras e sobre as estratégias empregadas para o convencimento do possível comprador. As estreitas relações entre a propaganda e a crítica literária, que começava a ser divulgada em periódicos, também podem ser observadas. Com isto, a análise da publicidade de romances pode auxiliar a compreensão do processo de difusão e consolidação do gênero no BrasilAbstract: The presence of novels in Rio de Janeiro, in the first half of the nineteenth century, can be studied through the advertisement published in three of the major newspapers in Rio de Janeiro: Correio Brasiliense (W. Lewis: London, 1808-1822), Gazeta do Rio de Janeiro (Royal Printing: Rio de Janeiro, 1808-1822) and Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). In a period of increasing access to periodicals, booksellers began to use them to make public the books available in their bookstores. The analysis of this material provides information about the most active booksellers, about the most advertised books, about the materiality of those books and their prices. It is also possible to exam the criteria used to evaluate the novels and the strategies employed to convince the possible clients to buy a book. It is also possible to observe the close relationship between advertisement and literary criticism that began to be published in periodicals. Therefore, the analysis of novels' advertisement may help to understand the process of diffusion and consolidation of the genre in BrazilMestradoHistória e Historiografia LiteráriaMestre em Teoria e História Literária[s.n.]Abreu, Márcia, 1963-Schapochnik, NelsonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMançano, Regiane2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf319 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:54:27Zoai::770686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais Books for sale : the presence of novels in newspapers advertisements |
title |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
spellingShingle |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais Mançano, Regiane Romance Publicidade Jornais Século XIX Novel Advertisement Newspapers |
title_short |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
title_full |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
title_fullStr |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
title_full_unstemmed |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
title_sort |
Livros à venda : presença de romances em anúncios de jornais |
author |
Mançano, Regiane |
author_facet |
Mançano, Regiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Márcia, 1963- Schapochnik, Nelson Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mançano, Regiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Romance Publicidade Jornais Século XIX Novel Advertisement Newspapers |
topic |
Romance Publicidade Jornais Século XIX Novel Advertisement Newspapers |
description |
Orientador: Márcia Azevedo de Abreu |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303 MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303 |
identifier_str_mv |
MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612303. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 319 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189033109094400 |