Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marina, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764
Resumo: Orientador: Vera Regina Toledo Camargo
id UNICAMP-30_5dbf37ada12b85ca7413cdf7508764e5
oai_identifier_str oai::879833
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de ruaDissemination of sport science : a case study of running magazinesDivulgação científica - PeriódicosCiências do esporteCorridasJornalismoScientific divulgation - PeriodicalsSports sciencesRunningJournalismOrientador: Vera Regina Toledo CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nos últimos 10 anos verificou-se o aumento vertiginoso no número de praticantes de corrida de rua e de publicações especializadas, nas quais há constante e maciça divulgação de conteúdos científicos com o intuito de dar credibilidade e respaldo aos textos e anúncios - tendo em vista o caráter positivo, neutro, de "verdade" e novidade que o discurso da ciência assume. Uma vez que é tão custoso - e desejável - que a ciência se faça presente para toda a população, é interessante observar essa via de difusão. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar em duas revistas especializadas em corrida de rua como é feita a divulgação da ciência, e para tanto utilizamos a Análise do Conteúdo para investigar sua presença e funcionalidade, as fontes utilizadas e os temas tratados, de forma a subsidiar não apenas a análise de como melhorar essa difusão mas também propor, a partir dos Estudos Culturais, uma reflexão sobre o tipo de homem e estilo de vida projetados. Conclusões: Observamos que as assessorias de imprensa dos centros produtores de pesquisa em esporte brasileiros apresentam uma atuação deficitária em relação às redações que publicam material deste segmento. Identificamos que o espaço está aberto para divulgação, mas não existe esta aproximação de forma eficiente. Os centros de pesquisa estrangeiros foram muito mais evidenciados em relação aos centros nacionais (69% do total de citações de ciência são internacionais contra 31% de nacionais). A assessoria nacional mais elogiada pelos editores foi também a organização que mais freqüentemente apareceu nas citações científicas brasileiras, a Unifesp, mostrando como um trabalho bem realizado efetivamente traz resultados e ajuda os pesquisadores a compartilhar seus achados com a população. Em relação ao conteúdo de ciência divulgada compreendemos que é reflexo dessa falta de relacionamento com pesquisadores para que possam explicar os métodos e complexidades de uma pesquisa. Na falta desse aprofundamento o que se publica são apenas resultados sem a devida contextualização, o que dá ao leitor a ideia de promessas e milagres, acreditando que pode (e deve) aplicar os métodos em sua vida. Aliado a isso, a divulgação de páginas e páginas incitando-o a ser melhor e mais rápido são as receitas e fórmulas mágicas de como ser um atleta. Verificamos, ainda, como o material das revistas abordando a divulgação de ciência ecoa no homem moderno: se por um lado o tornou um corredor mais rápido, também o fez retirando a liberdade de um 'brincar' esportivo despretensioso, associando a ele a necessidade de performance de uma máquina. Se para os atletas de elite a ciência impõe de forma incisiva a performance como valor absoluto e a consequente dificuldade em delimitar o que é válido ou não na eterna busca pela superação, para os esportistas recreacionais estas dúvidas e pertinências também estão presentes, ainda que em uma escala menor, mas não menos importanteAbstract: In the past ten years it was found a profound increase in the number of runners, and following this market trend, a wide range of publications has emerged. In these publications there is a constant and massive dissemination of scientific content in order to lend credibility and support to the texts and advertisements - in view of the positive character of neutral, "truthful" and novelty that this discourse of science assumes. The objective of this study thus was to verify in two running magazines how the dissemination of science in sports segment is been made, using Content Analysis to investigate it's presence and functionality, the sources that are been used, and the topics discussed, in order to support not only analysis of how to improve this diffusion but also propose, using Cultural Studies, a reflection on the kind of man and lifestyle designed by this magazines. Conclusions: We observed Brazilian research centers in sports have a poor interaction to newsrooms that publish material in this segment. Foreign research centers were much more evident in relation to national centers (69% of science citations were international against 31% of nationals). The national press office praised by most publishers was also the organization that most frequently appeared as national scientific citations, Unifesp, showing how a job well done effectively brings results and helps researchers to share their findings with the public. Regarding the content of science disclosed in the magazines, we understand that it reflects this lack of contact with researchers. Reflecting this lack of deepening, only results are published, without proper contextualization, which gives the reader the idea of promises and miracles, believing they can (and should) apply the methods in their lifes. Allied to this, dissemination of pages and pages urging him to be better and faster are the magic formulas and recipes of how to be an athlete. We also observed how the material of journals addressing the dissemination of science echoes in the modern man: If on one hand he has become a faster runner, it was removed from the practice the freedom of a playful and unpretentious sportive activity, associating him with the need for a machinery performance. If for elite athletes science imposes starkly performance as a absolute value and the resulting difficulty in defining what is valid or not in the eternal search for the limits, to recreational athletes the pertinence of these questions are also present, albeit in a smaller scale, but not of less importanceMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Camargo, Vera Regina Toledo, 1957-Macedo, Denise Vaz deEvangelista, Rafael de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Marina, 1983-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764GOMES, Marina. Divulgação da ciência do esporte: o caso da mídia especializada em corrida de rua. 2012. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879833porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:01Zoai::879833Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
Dissemination of sport science : a case study of running magazines
title Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
spellingShingle Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
Gomes, Marina, 1983-
Divulgação científica - Periódicos
Ciências do esporte
Corridas
Jornalismo
Scientific divulgation - Periodicals
Sports sciences
Running
Journalism
title_short Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
title_full Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
title_fullStr Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
title_full_unstemmed Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
title_sort Divulgação da ciência do esporte : o caso da mídia especializada em corrida de rua
author Gomes, Marina, 1983-
author_facet Gomes, Marina, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Vera Regina Toledo, 1957-
Macedo, Denise Vaz de
Evangelista, Rafael de Almeida
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marina, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica - Periódicos
Ciências do esporte
Corridas
Jornalismo
Scientific divulgation - Periodicals
Sports sciences
Running
Journalism
topic Divulgação científica - Periódicos
Ciências do esporte
Corridas
Jornalismo
Scientific divulgation - Periodicals
Sports sciences
Running
Journalism
description Orientador: Vera Regina Toledo Camargo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764
GOMES, Marina. Divulgação da ciência do esporte: o caso da mídia especializada em corrida de rua. 2012. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764
identifier_str_mv GOMES, Marina. Divulgação da ciência do esporte: o caso da mídia especializada em corrida de rua. 2012. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618764. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
162 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138502210748416