Psicologia, pobreza e produção de afetos : um estudo sobre a atuação do psicólogo em contextos de pobreza = Psychology, poverty and production of affects: a study on the performace of the psychologist in the contexts of poverty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Julianna Sampaio de, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634678
Resumo: Orientador: Rubens Bedrikow
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Investigou-se a as percepções sobre pobreza, bem como a atuação profissional desenvolvida e as possíveis aproximações entre o exercício profissional e a pobreza para psicólogos vinculados ao Núcleo de Apoia a Saúde da Família (NASF) e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e Álcool e Drogas de uma cidade da planície litorânea do Piauí. Trata-se de um estudo qualitativo cuja estratégia epistemológica se alinha com a perspectiva construcionista com base em Spink e Menegon. Para coleta de dados realizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro continha questionamentos a respeito da formação, da atuação profissional em saúde e aos sentidos atribuídos à pobreza. Participaram do estudo seis psicólogos cuja lotação está distribuída da seguinte forma: dois psicólogos do NASF, dois do CAPS II e dois do CAPS AD. Como procedimentos de análise e tratamento dos dados apoiou-se na técnica de Análise de Sentido com base em Spink. Os resultados foram organizados em categorias de sentido em três grandes eixos, sendo eles: sentidos sobre o exercício profissional; sentidos sobre pobreza; sentidos sobre a relação pobreza e a atuação profissional. Os psicólogos participantes do estudo afirmam a ênfase no desenvolvimento de atividades coletivas nos dispositivos de saúde em que atuam, sinalizam conflito quanto o uso da escuta individual clínica como estratégia de intervenção e expressam dificuldades em realizar atividades territoriais. Quanto à compreensão de pobreza os participantes do estudo a afirmam como a ausência não só de recursos financeiros, mas também da possibilidade do desenvolvimento de capacidades e a privação de acesso a serviços, sendo a educação o mais mencionado. A pobreza teria como causas o sistema econômico e a falta de escolarização que comprometeria a ascensão ao mercado de trabalho. O acesso à educação foi citado como a principal possibilidade de transformação social. A escuta, o acolhimento e os encaminhamentos para outras políticas foram as principais estratégias de trabalho adotadas pelo psicólogo frente a essa demanda. A maioria dos profissionais relatou que a formação não o preparou para atuar com a pobreza e que os aprendizados conquistados se deram a partir das experiências em serviço. Os resultados sinalizam que a profissão precisa avançar na aquisição de recursos técnicos e teóricos sobre as concepções de pobreza e a atuação frente a esse fenômenoAbstract: This study aims to understand the meanings of poverty for Psychologists working in the Unified Health System (UHS). It was investigated the perceptions about poverty, as well as the professional performance developed and the possible approximations between professional practice and poverty for psychologists linked to the Family Health Support Center (FHSC) and the Psychosocial Care Centers (PCC) II and Alcohol and Drugs from a city on the coastal plain of Piauí. It is a qualitative study whose epistemological strategy aligns with the constructivist perspective based on Spink and Menegon.To collect data, a semi-structured interview was conducted, whose script contained questions about formation, professional work in health and the meanings attributed to poverty. Six psychologists whose work is distributed as follows: two NASF psychologists, two from CAPS II and two from CAPS AD. As data analysis and treatment procedures, was based on Spink-based Sense Analysis technique. The results were organized into categories of meaning in three main axes, being: directions on the professional practice; meanings of poverty; the relationship between poverty and professional performance. The psychologists participating in the study affirm the emphasis on the development of collective activities in the health devices in which they work, signal conflict as to the use of clinical individual listening as intervention strategy and express difficulties in carrying out territorial activities. Regarding the understanding of poverty, the study participants affirm it as the absence not only of financial resources, but also of the possibility of capacity development and deprivation of access to services, with education being the most mentioned. Poverty would have as causes the economic system and the lack of schooling that would compromise the rise to the job market. Access to education was quoted as the main possibility of social transformation. Listening, receiving and forwarding them to other policies were the main work strategies adopted by the psychologist in response to this demand. Most of the professionals reported that the training did not prepare them to work with poverty and that the lessons learned were based on their experiences in service. The results indicate that the profession needs to advance in the acquisition of technical and theoretical resources on the conceptions of poverty and the action in face of this phenomenonMestradoPolítica, Gestão e PlanejamentoMestra em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde[s.n.]Bedrikow, Rubens, 1962-Silva, Rafael Afonso daTrapé, Thiago LavrasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Política e Gestão em SaúdeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraújo, Julianna Sampaio de, 1988-20182018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634678ARAÚJO, Julianna Sampaio de. Psicologia, pobreza e produção de afetos: um estudo sobre a atuação do psicólogo em contextos de pobreza = Psychology, poverty and production of affects: a study on the performace of the psychologist in the contexts of poverty. 2018. 1 recurso online (59 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634678. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061067Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T11:54:56Zoai::1061067Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-08T11:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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