Gerencialismo e responsabilização : repercussões para o trabalho docente nas escolas estaduais de ensino médio de Campinas/SP
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635374 |
Resumo: | Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavasi |
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Gerencialismo e responsabilização : repercussões para o trabalho docente nas escolas estaduais de ensino médio de Campinas/SPManagerialism and accoutability : the repercussions for the teaching work on the the State High Schools of Campinas/SPEscolas - Organização e administraçãoComportamentoTrabalho docenteSchools - Organization and administrationBehaviorTeaching workOrientador: Maria Marcia Sigrist MalavasiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Buscou-se identificar e analisar as repercussões das políticas gerenciais e de responsabilização no trabalho docente de professores do Ensino Médio da rede estadual de Campinas. Os objetivos específicos abordam: a) identificar e descrever os elementos gerenciais contidos nos programas que fundamentam a gestão dos professores; b) analisar as repercussões das políticas gerenciais e de responsabilização sobre o trabalho docente, especificamente, nas relações professor/professor e professor/direção escolar (direção e professor coordenador pedagógico) do EM noturno; c) caracterizar o posicionamento dos professores sobre as medidas implementadas; e d) verificar e caracterizar possíveis movimentações de resistência às políticas. Foram considerados na análise os seguintes programas da SEE/SP: Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp); Projeto São Paulo faz escola (SPfe); Programa de Qualidade da Educação (PQE): Idesp; Bonificação por Resultados (BR); Programa de Valorização pelo Mérito, e Educação ¿ Compromisso de São Paulo. Para tanto, foram observadas quatro escolas e entrevistados 18 profissionais, entre os quais, quatro diretores, quatro professores coordenadores pedagógicos, seis professores de língua portuguesa e quatro de matemática. A partir de autores como, Au, Derber, Edwards, Falabella, Freitas, Gaulejac, Gruening, Jáen, Muller, Newman e Clark, Nichols e Berliner, problematizou-se, por um lado, o gerencialismo e suas variações, e por outro, a responsabilização (accountability) tanto como produto do gerencialismo, como um mecanismo de controle sobre o trabalho docente e a organização do trabalho pedagógico da escola. As políticas gerenciais e de responsabilização analisadas oferecem repercussões negativas, sistemáticas e específicas ao trabalho docente no EM, não contribuindo para a qualidade social da educação. As principais repercussões indicam: divergência, desconfiança e sentimento de injustiça em relação ao Idesp; conflito e tensão entre as etapas e ensino; desânimo, frustração e desestímulo em relação à carreira docente; cobrança, pressão e monitoramento da Diretoria de Ensino sobre a direção escolar; alinhamento da organização do trabalho pedagógico ao Saresp e AAP; redução da autonomia docente; estreitamento curricular; defesa do modelo de remuneração uniforme; resistência docente e discente às avaliações externas e migração de funcionários do Quadro de Apoio para escola de EF Anos IniciaisAbstract: On this research we aim to identify and analyze the repercussions of the management and accountability policies in the teaching work of High School teachers of the state network of Campinas. These specific objectives approach: a) to identify and describe management elements contained on programs that ground the management of teachers; b) to analyze the repercussions of the management and accountability policies about the teaching work, specifically on the relations between teacher/teacher and teacher/school management (management and pedagogical coordinator teacher) of the night term HS; c) to characterize the teachers¿ position about the measures implemented; and d) to verify and characterize possible resistance movement towards the policies. It was considered in the analysis the following programs of SEE/SP: Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp) [Evaluation System of School Efficiency of the State of São Paulo]; Projeto São Paulo faz escola (Spfe) [São Paulo makes schools]; Programa de Qualidade da Educação (PQE): Idesp [Quality of Education Program]; Bonificação por Resultados (BR) [Performance Bonus]; Programa de Valorização pelo Mérito, e Educação ¿ Compromisso de São Paulo [Valorization by Merit and Education Program ¿ Commitment of São Paulo]. Therefore, four schools were observed and 18 professionals were interviewed, which among them, four principals, four pedagogical coordinator teachers, six Portuguese language teachers and four math teachers. Based on authors such as Au, Derber, Edwards, Falabella, Freitas, Gaulejac, Gruening, Jáen, Muller, Newman e Clark, Nichols e Berliner, it was problematized, on one hand, the managerialism and its variations, and on the other hand, accountability as a product of managerialism and a control mechanism over teaching work and the organization of the school¿s pedagogical work. The managerial and accountability policies analyzed offer negative, systematic and specific repercussions to teaching work in HS, not contributing to the social quality of education. The managerialism and its variations (transactional and transformational) were problematized as well as the accountability, as a mechanism of control over the teaching work and the organization of the pedagogical work of the school. The main repercussions indicate: divergence, mistrust and injustice feelings towards Idesp; conflict and tension among the phases and teaching; dismay, frustration and discourage towards the teaching career; demands, pressure and the monitoring of the School Board over the school management; alignment of the organization of the pedagogical work with Saresp and AAP; reduction of the teacher autonomy; narrowing of the curricular; defence of a uniform remuneration model; teacher and student resistance of the external evaluations and migration of the Support Framework employees to the Initial Years of Middle SchoolDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Barbosa, AndrezaZanardini, Isaura Monica SouzaFreitas, Luiz Carlos deVenco, Selma BorghiUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Jean Douglas Zeferino, 1980-20182018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (416 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635374RODRIGUES, Jean Douglas Zeferino. Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente nas escolas estaduais de ensino médio de Campinas/SP. 2018. 1 recurso online (416 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635374. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079929Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T16:45:07Zoai::1079929Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-17T16:45:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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