Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Luiz, 1945-
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681
Resumo: Orientador: Julio Romero Ferreira
id UNICAMP-30_60465ed3d610b632a2515fc2a3666057
oai_identifier_str oai::126018
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadasDeficientes mentais - EducaçãoEducação física para deficientes mentaisOrientação profissionalDeficientes - EmpregoIntegração socialOrientador: Julio Romero FerreiraTese (doutorado) - Universiadde Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A complexidade que envolve a formação do deficiente mental na passagem da adolescência para a fase adulta bem como a necessidade de entender com maior clareza como se dá essa transição para a "vida ativa", motivaram esse estudo. Essa pesquisa investigou em quatro instituições especiais da região de Campinas, programas de preparação de pessoas portadoras de deficiência mental para o trabalho e como a Educação Física tem sido considerada. Foram entrevistados dez profissionais, doze aprendizes vinculados aos referidos programas e seis egressos que passaram pelos mesmos. A metodologia utilizada que constou de entrevista semi-estruturada, observação nos próprios locais de preparação e de trabalho e análise de alguns documentos, possibilitou evidenciar pontos importantes confirmando algumas preocupações previamente levantadas. Do ponto de vista mais amplo, com relação às entrevistas dos profissionais, pode-se perceber a necessidade de maiores reflexões sobre valores que incluem preparação para o trabalho e para a vida. Evidenciou-se também, de forma mais específica, algumas contradições com relação ao discurso de alguns profissionais e as suas práticas institucionais, ficando, obviamente, algumas por conta de problemas apresentados que não dependem exclusivamente do profissional, mas de toda uma estrutura instalada. As entrevistas dos aprendizes e egressos confirmaram a necessidade de ouvi-los: "essa escola é boa porque aqui todo mundo aprende", "aqui eu tenho amigos". A idéia de que alguém deve falar por eles deverá ser no mínimo repensada, ficando também evidente alguns desencontros sobre o que se pensa da pessoa portadora de deficiência mental e sobre suas possibilidades. Concluindo, esse estudo relata que não há como generalizar a visão sobre o atendimento de uma clientela tão diversificada e faz referência sobre a necessidade de formar (educar) essas pessoas no contexto de suas vidas, não desconsiderando o impacto das mudanças que vem ocorrendo no mundoAbstract: The complex nature of the development of mental deficiency during the transition from adolescence to adult-hood as well as a need to more clearly understand how these changes affect normal active life were the main reasons for conducting this research. The study investigated work preparation programmes for mentally deficient people in four special institutions in the Campinas region and also how Physical Education was viewed in these preparation programmes. Ten professionals were interviewed as well as twelve trainees linked to the programmes and six former patients that had previously undertaken the training. The methodology used which involved semi structured interviews, observations in actual preparation and workplace areas and analysis of some documents highlighted important points and confirmed various worries which had previously been raised. From a wider point of view, with respect to interviews with the professionals it was evident that there was a need por greater thought regarding values such as preparation for work and life. It was also evident in a more specifie form that there was some contradiction with regards the lectures / theory of some professionals and their institutional practiees. Some of these difference were obviously due to the fact that some of the problems overall organizational structure. The interviews with the trainees and the former patients confirmed the need to have involved them in the study "This school is good because here everybody learns" . "Here I have friends". The idea that someone should speak for these groups should in the minimum be reconsidered. It was also evident that there are diverse ideas about what is thought about people with mental deficieney and what is considered to be their potential. In conclusion this study relates that it is not possible to take a general view regarding the assistance given to such a diverse needs group and advise about the need to educate these people in the context of their lives without considering the impact these changes will have in the world in generalDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Ferreira, Julio Romero, 1947-Jannuzzi, Gilberta Sampaio de MartinoPellegrinotti, Idico LuizCampos, Reginaldo Zaccara deDuarte, EdisonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, José Luiz, 1945-19981998-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[281f.].(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681RODRIGUES, José Luiz. Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas. 1998. [281f.] Tese (doutorado) - Universiadde Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/126018porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:43:16Zoai::126018Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:43:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
title Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
spellingShingle Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
Rodrigues, José Luiz, 1945-
Deficientes mentais - Educação
Educação física para deficientes mentais
Orientação profissional
Deficientes - Emprego
Integração social
title_short Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
title_full Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
title_fullStr Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
title_full_unstemmed Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
title_sort Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas
author Rodrigues, José Luiz, 1945-
author_facet Rodrigues, José Luiz, 1945-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Julio Romero, 1947-
Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino
Pellegrinotti, Idico Luiz
Campos, Reginaldo Zaccara de
Duarte, Edison
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Luiz, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes mentais - Educação
Educação física para deficientes mentais
Orientação profissional
Deficientes - Emprego
Integração social
topic Deficientes mentais - Educação
Educação física para deficientes mentais
Orientação profissional
Deficientes - Emprego
Integração social
description Orientador: Julio Romero Ferreira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681
RODRIGUES, José Luiz. Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas. 1998. [281f.] Tese (doutorado) - Universiadde Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
RODRIGUES, José Luiz. Aspectos de formação e transição em programas para adolescentes e adultos portadores de deficiencia mental em instituições especializadas. 1998. [281f.] Tese (doutorado) - Universiadde Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/126018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[281f.].
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188807018283008