Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431
Resumo: Orientadores: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, Silvia Maria Ciasca
id UNICAMP-30_60cbf9b8ee44da0e61470d3a02985796
oai_identifier_str oai::428797
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolaresImpact of preterm birth and low birth weight on the neuropsychological function of scholl-age childrenDisturbios da aprendizagemDesempenho acadêmicoTraumatismos encefálicosNeurodesenvolvimentoEducaçãoLearning disordersAcademic performanceBrain injuryNeurodevelopmentEducationOrientadores: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, Silvia Maria CiascaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do nascimento pré-termo e com baixo peso (PT-BPN) no neurodesenvolvimento, na formação das funções mentais superiores e conseqüentemente na aprendizagem acadêmica, de crianças e adolescentes em idade escolar. A intensificação dos cuidados pré e peri natais e a evolução técnico-profissional das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal melhorou as condições de sobrevivência dos bebês PT-BPN, gerando o aumento progressivo das taxas de sobrevivência neonatal e com elas, novas expectativas quanto às morbidades resultantes ao longo da infância, juventude e até, a fase adulta. Questões relativas a quais alterações longitudinais, cognitivo-comportamentais, poderiam ser assinaladas como possíveis efeitos da interrupção abrupta e precoce do processo gestacional. Mediante a vulnerabilidade do Sistema Nervoso Central (SNC), alterações estruturais e funcionais podem ocorrer, gerando circuitos cerebrais alternativos e/ou compensatórios, que resultam em Transtornos do Desenvolvimento como, o Distúrbio de Aprendizagem. Foi desenvolvido um estudo transversal caso controle em 120 escolares com idades entre 06 anos e 15 anos e 11 meses, regularmente matriculados no Ensino Fundamental e pareados sócio-economicamente. Todos foram submetidos ao protocolo de Avaliação Neuropsicológica, Neurológica e Escolar. O Grupo Propósito (GP) foi formado por 60 escolares nascidos no CAISM-FCM/UNICAMP com idade gestacional < 37 semanas e peso < 2.500 g. O Grupo Controle (GC) foi composto de 24 escolares irmãos dos sujeitos GP e, 36 escolares vizinhos colegas dos sujeitos GP, ambos nascidos com peso = 2.500g e idade gestacional = 37 semanas. Entre os instrumentos utilizados estão: WISC III, Teste Guestáltico Visomotor Bender, Trail Making Test, Figura Complexa de Rey, Teste Neuropsicológico Luria Nebraska-C, Escala Comportamental A2 de Rutter, Lista de Verificação Comportamental para Crianças e Adolescentes (CBCL) e Teste de Desempenho Escolar. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre GP e GC, com resultados inferiores para GP indicando comprometimento de: Coordenação Viso-Motora (86,7%), Desenvolvimento Psicomotor Geral (75,0%), Habilidade Viso-Construtiva (73,3%), Raciocínio Matemático (66,1%), Habilidade Tátil-Cinestésica (65,0%) e Memória Visual (60,0%), todos com p-valor=0,001. O QI dos sujeitos do GP mostrou-se na média, em geral, 10 pontos abaixo do GC. Observou-se prevalência no GP de: Distúrbios de Aprendizagem (33,3%), Dificuldade Escolar (35,0%), Lateralidade Cruzada (46,6%) e problemas Psicológicos e/ou Psiquiátricos (61,7%). Os escolares brasileiros PT-BPN desta pesquisa apresentaram alterações funcionais cerebrais específicas, associadas a transtornos cognitivo-comportamentais e de aprendizagem, mais expressivos do que os sujeitos do GC e também dos resultados descritos na literatura internacionalAbstract: The objective of this study was to evaluate the impact of preterm birth and low birth weight (PT-LBW) on neurodevelopment, on the formation of high mental functions, and, consequently, on the academic learning of school-age children and teenagers. The intensification of pre- and peri-natal cares and the technical-professional evolution of Newborn Intensive Care Units have improved the survival conditions of PT-LBW babies, therefore generating a progressive increase of newborn survival rates and, with that, new expectations regarding the resultant morbidities through childhood, youth and even the adult phase. Issues regarding which longitudinal, cognitive-behavioral alteration could be branded as possible effects of the abrupt and premature interruption of the gestational process. Through the vulnerability of the Central Nervous System (CNS), structural and functional alterations might occur, generating alternative and/or compensational brain circuits, which result on Development Derangements such as the Learning Disorder. A cross-sectional case-control study was conducted on 120 school-age children with ages between 06 years-old and 15 years-old and 11 months, regularly enrolled at Elementary Schools and socio-economically paired. All were submitted to the Neuropsychological, Neurological and Academic Assessment protocol. The Purpose Group (PG) was formed by 60 school-age children born at the CAISM-FCM/UNICAMP having gestational ages lower than 37 weeks and birth weight lower than 2,500 g. The Control Group (CG) was composed by 24 school-age children siblings of the PG subjects and 36 school-age children neighbors and colleagues of the PG subjects, all born with weights higher or equal 2,500 g and gestational ages higher or equal 37 weeks. Among the research instruments used we find: WISC III, Bender Visual-Motor Gestalt Test, Trail Making Test, Rey Complex Figure, Luria Nebraska-C Neuropsychological Test, Rutter¿s Behavioral Scale A2, the Child Behavior Checklist (CBCL) and Test of School Performance. Statistically significant differences were found between PG and CG, PG having lower results that indicate impairments of: Visual-Motor Coordination (86,7%), General Psychomotor Development (75,0%), Visual-Constructive Skill (73,3%), Mathematical Thinking (66,1%), Tactile-Kinesthetic Skill (65,0%) and Visual Memory (60,0%), all with a p-value = 0,001. The IQ of the PG subjects was, generally, in an average of 10 points lower than CG¿s. On the PG the prevalence of the following was observed: Learning Disorders (33,3%), School Learning Problem (35,0%), Crossed Laterality (46,6%) and Psychological and/or Psychiatric Problems (61,7%). The Brazilian PT-LBW school-age subjects of this research displayed specific brain functional alterations, associated to cognitive-behavioral and learning disorders, which are more outstanding than those of the CG subjects, and also than results described on international literature about the matterDoutoradoNeurologiaDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Antoniuk, Sergio AntonioTabaquim, Maria de Lourdes MerighiVilela, Maria Marluce dos SantosRosa, Izilda Rodrigues MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRiechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa20082008-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf235f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431RIECHI, Tatiana Izabele Jarorski de Sa. Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares. 2008. 235f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/428797porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:14:49Zoai::428797Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:14:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
Impact of preterm birth and low birth weight on the neuropsychological function of scholl-age children
title Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
spellingShingle Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
Riechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa
Disturbios da aprendizagem
Desempenho acadêmico
Traumatismos encefálicos
Neurodesenvolvimento
Educação
Learning disorders
Academic performance
Brain injury
Neurodevelopment
Education
title_short Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
title_full Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
title_fullStr Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
title_full_unstemmed Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
title_sort Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares
author Riechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa
author_facet Riechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura-Ribeiro, Maria Valeriana Leme de, 1935-
Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Antoniuk, Sergio Antonio
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
Vilela, Maria Marluce dos Santos
Rosa, Izilda Rodrigues Machado
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Riechi, Tatiana Izabele Jarorski de Sa
dc.subject.por.fl_str_mv Disturbios da aprendizagem
Desempenho acadêmico
Traumatismos encefálicos
Neurodesenvolvimento
Educação
Learning disorders
Academic performance
Brain injury
Neurodevelopment
Education
topic Disturbios da aprendizagem
Desempenho acadêmico
Traumatismos encefálicos
Neurodesenvolvimento
Educação
Learning disorders
Academic performance
Brain injury
Neurodevelopment
Education
description Orientadores: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, Silvia Maria Ciasca
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431
RIECHI, Tatiana Izabele Jarorski de Sa. Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares. 2008. 235f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RIECHI, Tatiana Izabele Jarorski de Sa. Impacto do nascimento pre-termo e com baixo peso nas funções neuropsicologicas de escolares. 2008. 235f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/428797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
235f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138441351397376