Estudo de obras de melhorias de navegabilidade em um trecho da hidrovia Tietê-Paraná a partir de modelagem hidrodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Igor Moro, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3659
Resumo: Orientador: Patrícia Dalsoglio Garcia
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A Hidrovia Tietê-Paraná é um importante modal de transporte de cargas e passageiros na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde está concentrada a maior parte do PIB brasileiro, fazendo com que instituições relacionadas ao gerenciamento de recursos hídricos demonstrem maior engajamento em planos de melhorias para o sistema. Portanto, o objetivo deste trabalho é de propor soluções para o problema de manutenção constante da profundidade útil por meio de dragagem, como um gargalo logístico no potencial de transporte hidroviário. A localização do estudo fica na hidrovia do Tietê próximo ao município de Anhembi, na região do reservatório de Barra Bonita, SP. O escopo contempla o dimensionamento e a análise de obras de regularização do fluxo hidráulico, especificamente diques e espigões, através de modelagem computacional hidrodinâmica pelo software MIKE 21 FM, propondo diversos cenários de configurações destas obras. Foram avaliadas as variações de velocidades para condição hidrológica de Q12, a fim de obter as melhores soluções para regularização do curso de água em que diz respeito à melhoria de navegabilidade. Concluiu-se que os cenários com estruturas contínuas de diques, com os quais há maior redução da seção hidráulica, foram as melhores configurações, pois possuíram maiores acréscimos de velocidades do escoamento, diminuindo assim o processo de assoreamento por meio da estabilização do canal após tendência de aprofundamento do leito navegávelAbstract: The transport system is essential for the movement of a country's economy, being essential to have a focus on improvements of inter-modality, investments in infrastructure and a better distribution of modals to optimize its logistical advantages, in particular, waterways present themselves as a modal with lower emission of pollutants, in the face of a scenario of climate change. The Tietê-Paraná river waterway is an important modal of transportation of cargo and passenger in the South, Southeast and Midwest regions, where most of the Brazilian GDP is concentrated, making institutions related to the management of water resources to demonstrate greater engagement in plans of improvements to the system. Therefore, the objective of this work is to propose solutions to the problem of constant maintenance of the useful depth through dredging, as a logistical bottleneck in the waterway transport potential. The location of the study is on the Tietê waterway near the municipality of Anhembi, in the region of the Barra Bonita reservoir, SP. The scope includes the dimensioning and analysis of engineering works that causes hydraulic flow redirection, such as dikes and groynes, through hydrodynamic computational modeling using the MIKE 21 FM software, proposing different configuration scenarios of these works. Variations in velocities were evaluated for a Q12 hydrological condition, in order to obtain the best solutions for regularizing the river in terms of navigability improvements. It was concluded that the scenarios with continuous dike structures, in which there is a greater reduction in the hydraulic section, were the best configurations, as they had greater increases in flow speed, thus decreasing the silting process by stabilizing the channel after a tendency to deepen the navigation channelMestradoRecursos Hídricos, Energéticos e AmbientaisMestre em Engenharia CivilCAPES88882.435174/2019-01[s.n.]Garcia, Patrícia Dalsoglio, 1980-Gireli, Tiago ZenkerSouza, Podalyro Amaral deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Igor Moro, 1994-20222022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3659LIMA, Igor Moro. Estudo de obras de melhorias de navegabilidade em um trecho da hidrovia Tietê-Paraná a partir de modelagem hidrodinâmica. 2022. 1 recurso online (136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3659. 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