A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Raquel Fabbri
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Espindola
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spelling A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula SouzaTerritorial management sustainability of the technical schools of Centro Paula SouzaSustentabilidadePlanejamento territorialMeio ambienteSustainabilityTerritorial managementOrientador: Carlos Roberto EspindolaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: No presente projeto pretende-se a avaliação da sustentabilidade da gestão territorial de seis (6) Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Centro Paula Souza), dentre as trinta e cinco (35) que contam com áreas para atividades agrícolas e de ensino (Escolas Agrícolas). As escolas estudadas foram consideradas como agroecossistemas e foram analisadas pela metodologia de avaliação adaptada da proposta MESMIS ou "Marco para la Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidad". A sustentabilidade dos agroecossistemas está relacionada à sua capacidade de manutenção produtiva ao longo do tempo, propiciando condições econômicas e sociais às comunidades, tanto urbanas como rurais. Satisfeitas estas condições, tem-se o desenvolvimento sustentável, conceito ainda em construção. Considerou-se a sustentabilidade em cinco dimensões: ambiental, econômica, política, social e cultural. Foram elencados 55 indicadores da dimensão ambiental, 12 da econômica, 4 da política, 9 da social e 7 da cultural. Inseriu-se a hipótese de que os indicadores selecionados para as unidades escolares estudadas podem representar um instrumento para avaliar a sustentabilidade de seus territórios escolares e de que há a necessidade de um instrumento, seja um plano de manejo ou um plano diretor, para uma gestão eficiente e direcionada. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer estratégias para que as escolas tenham auto-suficiência na produção de alimentos, e insumos na produção de biofertilizantes e biomassa, integrando a produção agrícola e a animal. Estes são atributos de produtividade e autonomia da dimensão ambiental da sustentabilidade. A adaptação da metodologia foi eficiente para avaliar, em um recorte do tempo, as condições dos agroecossistemas fornecendo indícios dos caminhos para a sua sustentabilidade, considerando seus atributos por meio de indicadores, representados graficamente. As representações em gráfico tipo radar, de caráter qualitativo, são de fácil visualização, permitindo perceber as limitações, dificuldades e vantagens dos sistemas com as suas várias peculiaridadesAbstract: This project aims to analyze the sustainability of territorial management in six (6) State Technical Schools of the State Center of Technological Education Paula Souza (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), among the thirty-five (35) areas that rely on agricultural activities and education (Agricultural schools). The schools studied were considered as agroecosystems and were analyzed by the valuation methodology adapted from the proposal called mEsMIS (Marco para la Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidad) or "Framework for the Assessment of Management Systems Incorporating Sustainability Indicators". The sustainability of agroecosystems is related to its ability to maintain production over time, providing economic and social conditions to communities, both in urban and rural areas. These conditions are met when the sustainable development concept is reached, which is still under construction by the world. Consideration was given to sustainability in five dimensions: environmental, economic, political, social and cultural. There were 55 mentioned indicators concerning the environmental dimension, 12 from the economic, 4 from the political, 9 from the social and 7 from the cultural. It was considered that the hypothesis that the indicators selected for the school units studied can be a way to assess the sustainability of their territories and that there is a need for an instrument, whether a management plan or a master plan foran efficient and focused management. The conclusion shows that there is a need to develop strategies for schools to have self-sufficiency in food production, and inputs in the production of biofertilizers and biomass by integrating agricultural production and animal. These are attributes of productivity and autonomy of the environmental dimension of sustainability. The adaptation of the method was efficient to evaluate, in a clipping from the time, the conditions of the agroecosystems and provided evidences of the ways for its sustainability, given by its attributes through indicators plotted. The graphic representations of radar type of qualitative are easy to spot, realizing the limitations, difficulties and advantages of systems with their various peculiaritiesDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em Ciências[s.n.]Espindola, Carlos Roberto, 1944-Carmo, Maristela Simões doCosta, Manoel Baltasar Baptista daLadeira, Francisco Sérgio BernardesPerez Filho, ArchimedesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em CiênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Raquel Fabbri2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf193 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293RAMOS, Raquel Fabbri. A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza. 2009. 193 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293. 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