Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758 |
Resumo: | Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
id |
UNICAMP-30_61c26b777568389751b5b4b0f18f8c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::317150 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileiraCultura popularGlobalizaçãoIndústria culturalMúsica popularPós-modernismoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa as redes de comunicação entre o local e o global no mundo contemporâneo e seu impacto sobre a dinâmica cultura lurbana em contextos periféricos, por meio de um estudo de caso específico:o do movimento manguebeat ou da cena mangue,da cidade do Recife, Pernambuco. Parte-se da hipótese de que os processos de mundialização da cultura acarretam efeitos heterogêneos em diferentes localidades e são vivenciados de maneiras variadas. Assim como se pode considerar que lhes são constantes os efeitos de homogeneização de culturas locais, os fluxos mundializados também podem acarretar processos de resistência ou de reapropriação criativa de elementos de uma cultura internacional-popular, levando à valorização, recriação ou re-significação das culturas locais, no presente caso voltado para as culturas tradicionais pemambucanas. A discussão do tema inclui a descrição do movimento mangue e de alguns elementos de seu desenvolvimento, sua contextualização no campo da música popular contemporânea e da indústria fonográfica em âmbito local e mundial. Além disso, discutem-se os embates em tomo da cultura popular local abordando três dimensões: o contraste entre o mangue e o movimento armorial, as formas de incentivo material e simbólico, e as iniciativas populares de desenvolvimento sociocultural. Algumas questões teóricas envolvidas remetem aos conceitos de cultura global, pós-modernidade, modernidade e tradição, hibridização e indústria culturalAbstract: The present study analyses local and global communication networks in contemporary world and their impact on the urban cultural dynamics in peripheral contexts, by means of a specific case study: the manguebeat movement or mangue scene, from Recife, Pernambuco, Brazil. The study takes as its starting point the hypothesis that processes of cultural globalization result in heterogeneous effects in different local contexts and are experienced accordingly. Just as much as they constantly have homogenizing effects over local cultures, globalized flows can also result in resistance processes or creative re-appropriation of elements from intemational-popular culture, leading to an increase in value, and the renewal or re-signification of local cultures, in this case, the traditional cultures from Pemambuco. Discussion ofthe subject includes a description of the mangue movement and some elements of its development, contextualizing it with regard to popular contemporary music and the phonographic industry, both at local and globallevels. Moreover, controversies about popular local culture are discussed with reference to three aspects: the contrast between the mangue and armorial movements, means of material and symbolic support, and popular initiatives in social and cultural development. Some of the theoretica1 issues involved are referred to the concepts of global culture, post-modernity, modernity and tradition, hybridization, and cultural industryDoutoradoDoutor em Ciências Sociais[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Morelli, Rita de Cássia LahozRidenti, Marcelo SiqueiraMontes, Maria Lucia AparecidaIkeda, Alberto TsuyoshiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendonça, Luciana Ferreira Moura20042004-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf279 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Do mangue para o mundo: o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira. 2004. 279 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/317150porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T15:24:54Zoai::317150Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-02T15:24:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
title |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
spellingShingle |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira Mendonça, Luciana Ferreira Moura Cultura popular Globalização Indústria cultural Música popular Pós-modernismo |
title_short |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
title_full |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
title_fullStr |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
title_full_unstemmed |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
title_sort |
Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira |
author |
Mendonça, Luciana Ferreira Moura |
author_facet |
Mendonça, Luciana Ferreira Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012 Morelli, Rita de Cássia Lahoz Ridenti, Marcelo Siqueira Montes, Maria Lucia Aparecida Ikeda, Alberto Tsuyoshi Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Luciana Ferreira Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Globalização Indústria cultural Música popular Pós-modernismo |
topic |
Cultura popular Globalização Indústria cultural Música popular Pós-modernismo |
description |
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758 MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Do mangue para o mundo: o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira. 2004. 279 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Do mangue para o mundo: o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira. 2004. 279 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/317150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 279 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138390954737664 |